Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2016

UM ESTREANTE ABUSADO

País de Gales segue fazendo história na Eurocopa. O time comandado por Gareth Bale venceu a Rússia com enorme facilidade por 3 a 0 e passou de fase como líder do Grupo B com seis pontos ganhos. Os russos decepcionaram e ficaram na lanterna com apenas um ponto ganho.

A Inglaterra não passou de um empate sem gols com a Eslováquia e ficou em segundo lugar na chave.

País de Gales passou com facilidade pela Rússia. No primeiro tempo, Ramsey e Taylor marcaram. Gareth Bale fechou o placar na segunda etapa. O craque do Real Madrid está jogando muita bola e chegou ao terceiro gol na competição e assumiu a artilharia isolada. O meia comanda o time em campo, mas teve a companhia de Ramsey que estava inspirado em Toulouse. 

País de Gales é estreante em Euro e já fez muito passando de fase. Ainda mais como líder de um grupo que tinha a Inglaterra. O que vier agora é lucro, mas ainda pode vir mais. O adversário na próxima fase ainda não está definido, mas será uma das equipes que passarem como melhores terceiras colocadas. Não seria surpresa ver País de Gales como uma das oito melhores seleções da Euro.

TITE É APRESENTADO COMO TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Enfim, Tite foi anunciado como treinador da Seleção Brasileira e, logo depois, concedeu entrevista coletiva no Rio de Janeiro. O substituto de Dunga vai estrear contra o Equador, dia 2 de setembro em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo. A partida será fora de casa.

Na coletiva, Tite disse que a forma de contribuir com a Seleção é aceitando o convite feito pelo presidente Marco Polo Del Nero. O treinador ainda reiterou que o objetivo principal no momento é a classificação para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia (Atualmente, a Seleção está em sexto lugar nas Eliminatórias e estaria fora do Mundial) e falou sobre a escolha em não dirigir o Brasil nas Olimpíadas. Rogério Micale será o responsável pelo time nos Jogos Olímpicos.

Junto com Tite chegam o auxiliar Cleber Xavier e o filho do ex-treinador do Corinthians, Matheus Bachi. Edu Gaspar será o diretor de seleções e vai definir junto a Tite o restante da comissão técnica.

A escolha por Tite foi natural. Talvez o anúncio tenha vindo com dois anos de atraso. Após o Mundial de 2014, o treinador era o mais cotado para assumir e, inclusive, se preparou para tal, mas a CBF optou pela volta de Dunga.

Como técnico, Tite despontou no cenário nacional em 2000 quando bateu o Grêmio e conquistou o Campeonato Gaúcho pelo modesto Caxias. No ano seguinte, estava no Tricolor Gaúcho. Foi novamente campeão estadual e ainda faturou a Copa do Brasil. Ainda triunfou no Internacional com a conquista da Copa Sul-Americana de 2008 e mais um título gaúcho em 2009. Mas é inegável que a melhor passagem na carreira foi no Corinthians. Campeão brasileiro em 2011 e 2015 e da Taça Libertadores da América e Mundial de Clubes em 2012, além do Paulistão e da Recopa em 2013 fazem com que o treinador seja apontado como o maior da história corintiana.  

Tite era, sem dúvidas, a melhor e talvez única opção para a Seleção. Se não fosse ele, não sei quem poderia ser. Talvez um estrangeiro, mas acho que a resistência por aqui seria enorme para tal novidade. Enfim, temos um treinador unânime. Vamos ver como será. O desafio e a responsabilidade são enormes. Já imaginaram a tragédia que seria o Brasil fora de uma Copa do Mundo? A chance nunca foi tão real, mas ainda há tempo para melhorar e a Seleção está nas mãos da pessoa mais indicada no momento.