Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A SELEÇÃO DO BRASILEIRÃO


O Campeonato Brasileiro chega ao fim no próximo fim de semana com um campeão incontestável e as quatro melhores equipes garantiram merecidamente uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. Vamos agora premiar os melhores da competição, através da seleção do campeonato segundo o Futebol em Foco. O vencedor foi o Fluminense, mas a maioria entre os indicados é do Atlético-MG.

Para o gol, acredito que não haja discussão. Diego Cavalieri foi, disparado, o melhor. Inclusive, quase o elegi como craque do campeonato. Nas laterais, fico com dois atletas pouco cotados antes da competição começar. Na direita, Marcos Rocha, que já tinha ido bem no ano passado com o América-MG, fica com meu voto. Do outro lado, não foi tão simples, mas voto em Anderson Pico, do Grêmio. A equipe carecia de alguém no setor e desde que entrou, o jogador deu conta do recado e não saiu mais do time titular. A dupla de zaga será formada pelos dois jogadores do Atlético-MG. Leonardo Silva e Réver foram tão bem que chegaram até na Seleção Brasileira. Inclusive, aposto em Réver como nome para a Copa do Mundo.

No meio campo, resolvi escalar quatro jogadores com dois cabeças de área e dois apoiadores. Jean e Paulinho foram os melhores volantes. O tricolor cansou de dar bons passes. Sabe sair jogando. Reviveu a boa fase que teve no São Paulo há anos atrás. Já Paulinho é titular absoluto da Seleção não é por acaso. Mesmo sendo jogador de defesa, foi quem mais marcou gols pelo Corinthians: já balançou as redes sete vezes. No setor de criação, apostei em dois veteranos que fizeram um belo Brasileiro: Juninho Pernambucano, do Vasco e Elano, do Grêmio. Ambos foram excelentes no primeiro turno e mantiveram uma boa média na segunda metade.

No ataque, voto em Ronaldinho Gaúcho, que reencontrou o prazer de jogar futebol atuando no Atlético-MG ao lado de Fred, artilheiro e craque do campeonato. O matador tricolor foi decisivo para o quarto título nacional do clube das Laranjeiras. Muitos podem estranhar a ausência de Neymar, mas o santista jogou menos da metade dos jogos e não acho justo colocá-lo em votação.

Para técnico, quero ressaltar mais um bom trabalho feito por Cuca. O treinador achou um jeito de fazer o Atlético-MG jogar bonito. Não foi campeão, porque o Fluminense tem mais elenco, mas a campanha do Galo foi fantástica e seria o vencedor de edições passadas com os pontos somados em 2012. O atleticano foi o melhor, mas deixo registrado o renascimento de Vanderlei Luxemburgo que fez do comum time gremista, um dos melhores da competição.

Para o prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro foi fácil fazer a escolha. Bernard, do Atlético-MG, que até poderia ter entrado na seleção. O jovem não sentiu a pressão e foi um dos protagonistas da bbela campanha atleticana. Em certos momentos, superou Ronaldinho Gaúcho. Sobre o atleta de 20 anos, duas coisas são certas: A Seleção Brasileira é questão de tempo. Assim como a ida para o futebol europeu.

Seleção do Brasileiro – FUTEBOL EM FOCO
Diego Cavalieri (Fluminense); Marcos Rocha (Atlético-MG), Leonardo Silva (Atlético-MG), Réver (Atlético-MG) e Anderson Pico (Grêmio); Jean (Fluminense), Paulinho (Corinthians), Juninho (Vasco) e Elano (Grêmio); Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG) e Fred (Fluminense). Técnico: Cuca (Atlético-MG)
Craque: Fred (Fluminense)
Revelação: Bernard (Atlético-MG)

PATO INSATISFEITO


Na última semana, Alexandre Pato marcou um dos gols da vitória que garantiu a vaga antecipada do Milan para as oitavas de final da Champions League, mas o atacante reclamou ao fim do jogo e disse que deve deixar o clube em 2013 em busca de um lugar onde possa ser melhor aproveitado.

O brasileiro entrou em campo na metade do segundo tempo na partida contra o Anderlecht-BEL. Há poucas semanas, após perder um pênalti na derrota diante da Fiorentina, o jogador foi hostilizado por alguns torcedores do clube italiano. Está até parecendo o futebol brasileiro.

Ainda com 17 anos, Alexandre Pato foi contratado pelo Milan em 2007. Começou muito bem, foi campeão italiano em 2011, mas desde então vive envolvido com uma série de contusões. Nas últimas duas temporadas, foram 15 lesões. A torcida e os dirigentes parecem terem perdido a paciência.

O mercado para o atacante não é escasso. O Chelsea sempre aparece como opção se tratando de Alexandre Pato. Há pouco tempo, o Paris Saint Germain também vem falando no nome do jogador. O técnico Carlo Ancelotti era quem treinava o Milan na melhor fase da carreira de Pato.

Há também quem afirme que o centroavante seria o nome dos sonhos do Corinthians para 2013. Já ouvi falar em Alexandre Pato para ser o 9 do Timão, mas acredito que o jogador priorize a Europa, apesar de achar que um retorno ao Brasil, poderia facilitar um possível retorno à Seleção Brasileira. Com certeza, Alexandre Pato deseja estar na próxima Copa do Mundo. Mas a fama de bichado deve atrapalhar os planos do jogador.