Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2016

HISTÓRICO: PORTUGAL É CAMPEÃO DA EUROCOPA DE 2016

Quis o destino que Portugal pagasse a Euro perdida em 2004 na mesma moeda, mas desta vez o sofrimento ficou com os franceses. Se há 12 anos, os "gajos" choraram em casa, agora a reviravolta veio com lágrimas de emoção. Principalmente para Cristiano Ronaldo, que estava na derrota para a Grécia em Lisboa.

Portugal venceu a França por 1 a 0 em pleno Stade de France e conquista pela primeira vez um título no cenário futebolístico. O gol heroico foi marcado pelo questionadíssimo atacante Éder, que saíra do banco de reservas para entrar na história. 

Cristiano Ronaldo hoje é protagonista. Volta e meia eleito o melhor jogador do mundo. Com a conquista, ainda pode provocar o eterno rival, Lionel Messi, que nada venceu na seleção principal.

Mas o destino aprontou das suas novamente e fez com que o craque assistisse mais de 90 minutos da decisão do banco de reservas. Payet deu uma entrada dura em CR7, que até tentou continuar, mas não suportou as dores e cedeu lugar a Quaresma logo aos 23 minutos da primeira etapa.  

A França foi muito mais perigosa no tempo regulamentar. No segundo tempo, Griezmann quase abriu o placar em cabeçada que assustou. Pouco depois, Giroud bateu forte e Rui Patrício, uma verdadeira muralha, foi buscar. Fernando Santos mexeu bem no time português e colocou Éder e João Moutinho. Nani quase marca ao tentar cruzamento.

A melhor chance da partida foi nos acréscimos com Gignac, que deixou Pepe no chão e mandou na trave. Que susto e tinha mais 30 minutos de emoção por vir.

Na prorrogação, Portugal veio melhor. Raphael Guerreiro cobrou falta com perfeição, longe do alcance de Lloris, mas a bola, caprichosamente, explodiu na trave. O gol da vitória histórica veio aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação. Éder bateu forte, no canto e o goleirão francês não conseguiu chegar. Festa no banco de reservas, alegria em um pequeno pedaço da arquibancada, muita euforia em Portugal e em algumas casas brasileiras. 

Portugal não vencia a França há 41 anos. No tempo normal, empate, mas o que valeu foi o período extra. Mesmo sem a estrela da companhia, o time de Fernando Santos foi vibrante, heroico e faz história no futebol mundial.

Gostaria de parabenizar a todos lusitanos e admiradores da seleção lusa em especial o amigo João Silverio, que não segurou o grito que estava entalado, pelo menos, há 12 anos. Fez se justiça na história das Eurocopas. A festa não tem hora para acabar.

O GAROTO RESOLVEU

O Flamengo não teve muito trabalho para derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 em Brasília. O jovem Felipe Vizeu foi o autor dos dois gols do Rubro-Negro, que chega aos 23 pontos ganhos, deixa o Galo para trás com 20 e o time carioca pode até terminar a 14ª rodada no G4, caso algumas equipes tropecem.

O Atlético-MG tinha alguns desfalques importantes. Cazares e Fred não jogaram, mas o time quase não ofereceu resistência.

De volta ao time titular, Mancuello teve boa atuação. Foi do argentino o passe para o primeiro gol marcado por Felipe Vizeu aos 11 minutos. O menino de 19 anos, que atuou no lugar de Paolo Guerrero (suspenso) bateu no canto de Victor para abrir o marcador.

No intervalo, Marcelo Oliveira promoveu a reestreia de Maicosuel, que entrou no lugar de Patric. Mas foi o Flamengo que novamente balançou as redes. Fernandinho cruzou da esquerda e Felipe Vizeu se antecipou a Erazo e Victor para fazer o segundo dele no Mané Garrincha.

O Atlético-MG até teve chance de diminuir, mas o Fla também poderia ter feito mais. Em falha do ex-rubro-negro Erazo, Felipe Vizeu partiu com a bola em direção ao gol, mas faltou perna ao atacante.

O Flamengo se recupera da goleada sofrida diante do Corinthians com uma boa vitória e contra um concorrente direto na briga pelas primeiras posições da tabela. 


LISTA DE CONVOCADOS DA ARGENTINA PARA OLIMPÍADAS TEM CALLERI

Após correr o risco de não ter time para trazer para a Olimpíada, a Argentina divulgou a lista dos 18 jogadores convocados. O técnico Julio Olarticoechea será o treinador no Rio de Janeiro no lugar de Gerardo Martino, que teria pedido demissão por dificuldade na liberação de atletas, entre outros motivos.

O time não contará com jogadores renomados com idade para a competição como Dybala, da Juventus, Icardi, da Internazionale e Vietto, do Atlético de Madrid. Com isso, o são-paulino Calleri foi chamado e vai defender a Argentina nos Jogos Olímpicos.

Outros dois nomes são conhecidos do público brasileiro: Ariel Romero, que joga no Cruzeiro e Manuel Lanzini, ex-Fluminense e atualmente no West Ham-ING estão entre os convocados.

O maior destaque da seleção é o atacante Ángel Correa, do Atlético de Madrid e que fez parte do time do San Lorenzo, campeão da Taça Libertadores da América de 2014.  Giovanni Simeone, filho do treinador do time colchonero também está entre os chamados.

A Argentina estreia na competição no próximo dia 4 contra Portugal no Engenhão. Argélia e Honduras completam a chave.

Goleiros: Gerónimo Rulli (Real Sociedad) e Axel Werner (Atlético Rafaela)

Defensores: José Luis Gómez (Lanús), Lisandro Magallán (Boca Juniors), Victor Cuesta (Independiente), Lautaro Gianetti (Vélez Sársfield), Alexis Soto (Banfield) e Leandro Vega (River Plate)

Meio-campistas: Mauricio Martínez (Unión de Santa Fe), Ascacibar (Estudiantes), Lucas Romero (Cruzeiro), Giovani Lo Celso (Rosario Central) e Manuel Lanzini (West Ham)

Atacantes: Ángel Correa (Atlético de Madrid), Joaquín Correa (Sampdoria), Cristian Espinoza (Huracán), Jonathan Calleri (São Paulo) e Giovanni Simeone (River Plate)