Pesquisar este blog

domingo, 7 de março de 2010

TIME DE GUERREIROS

Eu avisei durante a semana que o Fluminense era o favorito para o clássico contra o Botafogo no Maracanã e não deu outra. O Flu foi muito superior e venceu por 2 a 1 , de virada, com gols de Fred e Mariano. Herrera fez para o alvinegro em cobrança de pênalti.

Agora, o Flu divide a liderança do Grupo A com o Flamengo, ambos com nove pontos e o Botafogo está em segundo lugar no Grupo B com seis pontos, três a menos que o líder Vasco.

Logo com dois minutos de jogo, o Flu poderia ter aberto o placar. Mariano, em arrancada sensacional, tocou para Maicon que recebeu na direita e chutou para boa defesa de Jefferson. No rebote, Fred com o gol aberto, perdeu um dos gols mais feitos dos últimos tempos. Logo depois, Julio César quase faz em chute cruzado. O lateral tricolor teria outra chance depois de dar uma linda bicicleta.

O jogo era todo do Fluminense, mas quem marcou primeiro foi o Botafogo em um lance que começou de forma irregular. Lúcio Flávio cobrou falta, e o zagueiro Fábio Ferreira, em impedimento, cabeceou para excelente defesa de Rafael. Na sobra, Maicon estava com a bola dominada e foi querer driblar e perdeu para Wellington e o atacante do Flu teve de fazer pênalti infantil no defensor alvinegro. Mas volto a lembrar que no nascedouro da jogada, Fábio Ferreira estava impedido. O argentino Herrera bateu o pênalti no meio do gol e anotou o seu sexto gol na competição.

O Botafogo teve mais uma chance na primeira etapa com El “Loco” Abreu desviando de cabeça e a bola passou rente a meta de Rafael. O primeiro terminou com um placar mentiroso.

No segundo tempo, o Flu seguia bem melhor e Fred se redimiu do gol que perdeu com juros e correção. Maicon que não estava bem no jogo, fez jogada pela direita e Fred acertou um lindo chute de voleio para marcar um golaço, empatar a partida e homenagear a filha, Geovanna.

Joel Santana lançou o xodó Caio, mas desta vez, o talismã pouco fez em campo. Não será sempre que Caio vai resolver, até porque não é um grande jogador. Ele vem dando sorte, mas não é nenhum craque de bola. É um atacante que sabe se posicionar e é veloz, mas a técnica não é uma de suas virtudes.

O Fluminense teve uma baixa considerável. Dario Conca fez falta em Lúcio Flávio e foi expulso diretamente pelo árbitro Rodrigo Nunes de Sá. Em minha opinião, um cartão amarelo estava de bom tamanho. Com um a mais, o Botafogo conseguiu equilibrar as ações, mas o time alvinegro não levava perigo de gol. A vantagem de ter um jogador a mais não durou muito. Herrera, que já tinha cartão amarelo, fez falta dura e foi expulso.

Com a igualdade em campo, sobrou o melhor time que era o Fluminense. Cuca ainda tentou atrapalhar ao colocar Thiaguinho e Diogo em campo e deixando Wellington Silva no banco, mas depois que o garoto entrou, tudo clareou para o Fluzão.

Wellington Silva foi um tormento para o lateral Jancarlos. Com certeza, Jancarlos sonhará com Wellington Silva que bagunçou o botafoguense. E foi de Wellington Silva o passe para o segundo gol marcado por Mariano. Mariano foi um dos melhores jogadores em campo e decidiu o clássico Vovô com o seu gol.

Além de Mariano e Fred, o zagueiro Dalton que voltou hoje ao time, fez uma bela exibição. Pelo Botafogo, o melhor foi o zagueiro Wellington que sofreu o pênalti e não comprometeu atrás.

Este time do Botafogo, apesar de ter sido o campeão da Taça Guanabara, é o mais fracos dos quatro grandes. O time tem um técnico muito inteligente e que sabe armar times limitados. Mas como pode uma equipe depender de Lúcio Flávio no meio? Além dele, o setor tem os burocráticos Fahel e Eduardo. Quando será que o Edno vai assumir a posição de titular? E o Cuca, não pode demorar muito para lançar Wellington Silva. Colocar Thiaguinho e Diogo antes de Wellington é brincadeira de mau gosto. Hoje deu certo, mas será que vai ser sempre assim? O treinador do Fluminense já tem que pensar em colocar Wellington Silva entre os titulares, porque o menino tem muito futuro e já está vendido para o Arsenal, então, o Flu tem que aproveitá-lo enquanto é tempo.

TUDO IGUAL NO ATLETIBA


Na Arena da Baixada, tivemos o primeiro e quem sabe único Atletiba do ano e o Coxa foi superior, mas saiu atrás no placar e buscou a igualdade no segundo tempo e a partida terminou 1 a 1. O time de Ney Franco lidera o Estadual com 26 pontos, quatro a mais que o adversário de hoje que está na segunda posição.

A primeira boa chance do Coritiba foi com Marcos Aurélio, ex-Atlético, que chutou, mas o goleiro Neto, que fez uma excelente partida, defendeu. Fabinho Capixaba e Marcos Aurélio de novo, pararam na boa atuação de Neto.

O Coxa era maioral em campo. O zagueiro Jeci cabeceou uma bola no travessão. Só dava Coritiba, mas no primeiro ataque do Atlético, saiu o gol rubro-negro. O zagueiro Manoel, de cabeça, abriu o placar aos 35 minutos. Depois do gol, o Coritiba continuou melhor, mas a pressão não resultava em gol para os coxas brancas.

No segundo tempo, Antônio Lopes colocou Paulo Baier para segurar o jogo e o Furacão passou a ter maior domínio de bola, mas o Coritiba era mais time.

O Coritiba ia em busca do empate para manter a vantagem sobre o rival na tabela do campeonato. Ney Franco colocou o argentino Ariel, que eu não entendo como não seja titular. O Atlético começou a se preocupar só em defender e abdicou do ataque chamando o Coritiba para cima. Aos 19 minutos, o goleiro Neto, mais uma vez levou vantagem sobre Marcos Aurélio em dois lances seguidos, mas o camisa 10 do Coxa não desistiu e, por merecimento, marcou o gol de empate em cobrança de falta, acertando o ângulo de Neto.

O jogo passou a ficar mais equilibrado, mas o Atlético teve uma grande chance de sair vencedor. Paulo Baier, aos 42, cabeceou com perigo ao gol de Edson Bastos, mas ficou nisso. Um jogo em que o Coritiba foi mais time, mas a vitória não foi tão lamentada, já que o Coxa segue na frente no Estadual.

O Coritiba é, até agora, o melhor time do Campeonato Paranaense. Tem um técnico competente (Ney Franco) e um time bem armado, com destaque para o meia Rafinha. Tomara que o Coxa se recupere do trauma que viveu no fim do ano passado com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Já o Atlético, conta com atletas experientes, casos de Paulo Baier e Alan Bahia e com o faro de gol do atacante Bruno Mineiro, que hoje não esteve bem no clássico. Acredito que o campeão paranaense saia entre estes dois times.

SALVE O CAPITÃO!


Já está virando uma tradição nos jogos do Vasco na Taça Rio. A equipe vence, mas não convence. Hoje em São Januário, o time derrotou o Boavista por 1 a 0 com gol de pênalti de Carlos Alberto que voltou após se recuperar de contusão no peito do pé. Mas o futebol apresentado ainda foi muito aquém do que a torcida espera. A novidade foi o público que passou de mil pagantes. Há três jogos que o Vasco não colocava mil pessoas no estádio e hoje, mais de 1500 pessoas assistiram a magra vitória vascaína.

Com o resultado, o Vasco chegou a nove pontos na Taça Rio e manteve os 100% de aproveitamento. O Boavista que também vinha de duas vitórias, ficou com seis pontos.

O Vasco entrou em campo sem um lateral esquerdo de ofício. Com a expulsão de Márcio Careca na última partida, Vagner Mancini precisou improvisar o zagueiro Gian no setor. E o Vasco ficou vulnerável e o Boavista aproveitou e começou melhor atacando pelas laterais. O primeiro lance de perigo foi em um chute do lateral Carlos Alberto, que pegou Fernando Prass desprevenido e a bola foi no travessão. Se vai no gol, um abraço. É inadmissível, um time grande do futebol brasileiro ter apenas um lateral esquerdo em seu elenco. Depois do acidente automobilístico do reserva Ernani, o Vasco precisava contratar alguém para o setor.

O Vasco não tinha qualidade no meio e o ataque com Elton e Dodô pouco ameaçava. Souza fez hoje a pior partida na temporada. O volante errou tudo o que tentou e Philippe Coutinho também foi mal demais. As jogadas de maior perigo saiam pelo lado direito com Elder Granja, mas o lateral até agora não fez uma partida boa com a camisa do Vasco.

A paciência de Vágner Mancini chegou ao fim e o técnico voltou para o segundo tempo com Robinho no lugar de Dodô e logo depois tirou Elton para a entrada de Rafael Coelho. No segundo tempo, Carlos Alberto passou a participar mais do jogo e foi o nome do time.

O Boavista passou a fazer muitas faltas. O capitão vascaíno era caçado em campo, ninguém conseguia tirar a bola de Carlos Alberto sem que fizesse falta e usando a experiência, Carlos Alberto sofreu uma falta dentro da área, ou seja, pênalti cometido pelo lateral Carlos Alberto no xará famoso. Na batida, o capitão vascaíno mandou com categoria e força no canto direito do bom goleiro Vinicius.

Depois do gol, o Vasco não teve mais nenhuma chance de ataque e o Boavista passou a mandar na partida. O lateral Rui era o mais acionado na equipe da Região dos Lagos. Gian, improvisado, não dava conta e como já tinha cartão amarelo, ele afrouxava na marcação temendo ser expulso. Quando Mancini pensou em tirar Gian, Elder Granja se contundiu e pediu para sair. Thiago Martinelli entrou no time e nos dez minutos finais, o Vasco ficou sem lateral tanto pela direita, quanto pela esquerda. Fernando Prass com boas saídas do gol, ganhava todas pelo alto e a dupla de zaga formada por Titi e Fernando também levava vantagem sobre os atacantes do Boavista. A sorte do Vasco é que o setor defensivo tem jogado bem e Fernando Prass é um goleiraço.

O Vasco queria mais era que o jogo terminasse. Carlos Alberto e Rafael Coelho seguravam a bola para fazer o tempo passar. Nos acréscimos, Philippe Coutinho fez uma boa jogada individual e mandou uma bomba no travessão. Coutinho apareceu muito pouco essa tarde, poderia ter ajudado mais, só que a jogada que fez aos 46, foi muito bonita e o jogo terminou com mais uma vitória do Vasco que segue sem convencer a torcida.

Domingo tem clássico contra o Flamengo. Tenho certeza que a torcida do Vasco não vai comparecer ao Maracanã. O time não está dando motivos para que o torcedor gaste 40 reais em um ingresso. Já digo desde já que o Flamengo é o favorito para o jogo do próximo domingo.

Outros Resultados: Duque de Caxias 2 x 1 Tigres; Americano 1 x 1 Friburguense e Olaria 0 x 1 América.