Pesquisar este blog

domingo, 22 de maio de 2022

BOCA JUNIORS É O CAMPEÃO DA COPA DA LIGA PROFISSIONAL DE 2022

O Boca Juniors teve uma boa atuação (talvez a melhor na competição), bateu o Tigre por 3 a 0 no Estádio Mario Kempres, em Córdoba e ficou com o título da Copa da Liga Profissional garantindo uma vaga na edição da Taça Libertadores de 2023. 

O time "xeneize" chegou à final sem empolgar ou merecer com Sebastián Battaglia ameaçado de demissão, mas a camisa pesou e o Tigre não foi páreo para o time de maior torcida do país.

No fim do primeiro tempo, o zagueiro Marcos Rojo abriu o placar de cabeça em frangaço do goleiro Marinelli. Na etapa final, Fabra acertou um lindo chute e fez o segundo. Este sem chances de defesa. Já no fim do jogo, Vázquez, que tinha entrado pouco antes, fez o terceiro, de cabeça.

O Tigre, que eliminara o River Plate nas quartas de final, até que tentou o empate no início do segundo tempo e quando era superior, levou o segundo gol e não teve forças para reagir.

Battaglia ganha uma sobrevida no comando técnico do Boca, mas tem uma decisão pela frente no meio da semana quando terá de derrotar o Deportivo Cali para não ser eliminado na fase de grupos da Libertadores.

MILAN É O CAMPEÃO ITALIANO DE 2022

Depois de 11 anos, o Milan volta a conquistar um título do Campeonato Italiano. Comandado por Stefano Pioli, campeão nacional pela primeira vez, os "Rossoneros" venceram o Sassuolo por 3 a 0 e chegaram aos 86 pontos ganhos. Dois a mais que a Internazionale. De quebra, o Rubro-Negro ainda iguala a maior rival com 19 conquistas na história.

Melhor jogador do Campeonato Italiano, o português Rafael Leão brilhou mais uma vez e deu as três assistências na vitória conquistada fora de casa.

Outro que foi peça fundamental na campanha vitoriosa foi o francês Giroud que saiu do Chelsea contestado e foi decisivo no Milan. O camisa 9 fez dois gols contra o Sassuolo. O outro que foi de Kessié que estaria de saída da equipe rumo ao Barcelona. 

O título do Milan me surpreendeu. Não esperava que a equipe chegasse em primeiro lugar, mas fez uma campanha bem consistente e liderou nas rodadas finais. A Internazionale, apesar de ter perdido algumas peças, tinha um time muito mais caro e estrelar e não conseguiu conquistar o bi. A Juventus terminou em quarto lugar e foi uma decepção. O Napoli foi o terceiro colocado.

Experiente, o sueco Ibrahimovic também ajudou o grupo. Ficou grande parte da temporada como opção no banco de reservas e não reclamou. Stefano Pioli elogiou o profissionalismo do sueco que fez parte do elenco que conquistou o Italiano em 2011.

MANCHESTER CITY É O CAMPEÃO INGLÊS DE 2022

O Manchester City é o grande campeão do futebol inglês. Quarta conquista nos últimos cinco anos, mas foi com uma dose carregada de emoção. 

Jogando em casa, os comandados de Pep Guardiola saíram perdendo para o Aston Villa de Steven Gerrard que abriu 2 a 0 com gols de Cash e Philippe Coutinho. Mas Gundogan, duas vezes, e Rodri, com um chute de chapa, muito bem colocado, viraram o marcador e garantiram a festa do lado azul de Manchester.

O City chega aos 93 pontos. Um a mais que o Liverpool que venceu o Wolverhampton, também de virada. Não foi desta vez que Gerrard "deu" um título inglês aos "Reds"./

Em Manchester, o Aston Villa abriu o placar ainda no primeiro tempo com gol de Cash. Na etapa final, Philippe Coutinho ampliou aos 24 minutos e o City não consegue encaixar jogadas ofensivas. Parecia que ia azedar!.

Mas o City, empurrado pela torcida, foi para cima e não desistiu. Aos 30, o alemão Gundogan diminuiu, de cabeça. Dois minutos depois, passe de Zinchenko e gol de Rodri. Mais dois minutos se passaram e veio o gol da virada. Gundogan, de novo, escorando cruzamento de Kevin De Bruyne.

No fim do jogo, emoção de Guardiola que conquista o décimo título de Liga em 13 anos como treinador. Certamente o mais emocionante de todos. Festa dos torcedores e invasão de campo. O troféu foi erguido pelo brasileiro Fernandinho. O título fica com o melhor time do futebol inglês.