Pesquisar este blog

sábado, 3 de dezembro de 2022

ARGENTINA SOFRE NO FIM, MAS BATE AUSTRÁLIA E VAI ENCARAR A HOLANDA

A Argentina venceu a Austrália por 2 a 1, mas a vaga nas quartas de final veio com sofrimento e graças a uma defesa salvadora de Emiliano Martínez nos acréscimos no Estádio Ahmad Bin Ali.

Como esperado, os australianos começaram a partida lá atrás e faziam um ferrolho. A Argentina, sem Di Maria (poupado) não conseguia penetrar na área.

A Austrália chegou na frente com perigo aos 28 minutos em bola alçada. Estava difícil para os "hermanos" até que surgiu Lionel Messi. Aos 34, Otamendi dominou a bola na área e deixou a bola para o gênio que deu uma tacada de sinuca no canto do goleiro Mat Ryan.

Logo no início do segundo tempo, Lionel Scaloni mudou o sistema de jogo ao sacar Papu Gómez e colocar o zagueiro Lisandro Martínez. A Argentina tocava muito a bola no campo de defesa. Às vezes até de forma perigosa. 

Mas quem saiu de forma perigosa mesmo foi o goleiro da Austrália que resolveu driblar na pequena área e a bola ficou oferecida de graça a Julián Álvarez que rolou para as redes.

A Austrália descontou em chute de Goodwin. A bola desviou em Enzo Fernández e tirou Emiliano Martínez da jogada. A Argentina teve diversas chances de fazer o terceiro. Lautaro Martínez colecionou chances desperdiçadas. Messi comandou a equipe. Enzo Fernández e De Paul dominaram o meio campo.

A Austrália teve uma grande chance aos 51 minutos do segundo tempo, mas aí "Dibu" Martínez fez uma defesa salvadora em chute de Kuol e garantiu os "hermanos" nas quartas de final. A Holanda será a adversária na próxima sexta-feira. Qual vingança que vai valer? Da decisão de 1978 e semifinal em 2014 ou das quartas de 1998?

HOLANDA VENCE E ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL

A Holanda é a primeira seleção classificada para as quartas de final da Copa do Mundo. A equipe comandada pelo experiente Louis Van Gaal bateu os Estados Unidos por 3 a 1 no Estádio Internacional Khalifa.

A primeira oportunidade foi dos norte americanos. Pulisic surgiu na cara do goleiro Noppert que salvou com os pés. Aos poucos, a Holanda foi dominando a partida e marcou aos 10 minutos em bonita jogada. Cruzamento de Dumfries para chapada certeira de Memphis Depay.

Os Estados Unidos não desistiram e continuaram ameaçando. Noppert é uma baita descoberta de Van Gaal. Um goleiro muito seguro, apesar da inexperiência (nunca tinha atuado na Seleção antes da Copa). Timothy Weah bateu forte e o goleirão espalmou. 

Quando parecia mais que os Estados Unidos estavam perto do empate, a Holanda fez o segundo gol. Nos acréscimos. Outra assistência de Dumfries para gol do lateral esquerdo Blind.

No segundo tempo, os Estados Unidos diminuíram com Wright aos 30 minutos. Mas não deu tempo nem da Holanda sofrer. Aos 35, Dumfries pegou de primeira para marcar. Dono do jogo. Duas assistências, um gol e classificação garantida nas quartas de final para pegar Argentina ou Austrália.

ROBERTO MARTÍNEZ DEIXA O COMANDO DA BÉLGICA

Parece ter chegado mesmo ao fim a famosa geração belga. O técnico Roberto Martínez confirmou, após a eliminação na primeira fase da Copa do Mundo, que não segue no comando.

O espanhol estava a frente da Seleção desde 2016. Chegou nas semifinais da Copa de 2018 (eliminando o Brasil nas quartas de final). Martínez diz estar orgulhoso pelo que fez e acredita em renovação na Bélgica e cita Doku e Onana como nomes promissores para manter a seleção entre as principais do futebol mundial.   

No Catar, a Bélgica venceu apenas a partida diante do Canadá. Empatou com a Croácia e foi derrotada por Marrocos. Terminou em terceiro lugar no grupo que teve os marroquinos surpreendendo na liderança.

Durante o tempo em que esteve na seleção, Roberto Martínez teve o nome ligado a alguns clubes de ponta da Europa. É bem provável que assuma alguma equipe. Tem mercado no Velho Continente.