Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

BRASILEIROS BRILHAM E BARÇA GOLEIA

Aconteceu o que já era previsto. O Barcelona, mesmo com time misto, goleou o Al Sadd -QAT por 4 a 0 e está na final do Mundial de Clubes contra o Santos no próximo domingo em Yokohama, no Japão. O time espanhol igualou o maior placar da história do Mundial de Clubes (desde que o formato atual é utilizado).

O técnico Pep Guardiola poupou titulares como Daniel Alves, Pique, Busquets e Xavi, mas estavam em campo estrelas como Iniesta e Messi e já era mais do que o suficiente. A goleada foi construída com grande ajuda brasileira, já que dos quatro gols, três foram marcados por atletas do Brasil. Sem contar com Thiago Alcântara que jogou muito e em minha opinião, foi o melhor em campo com passes precisos. Parece que o filho de Mazinho virou mesmo titular do time catalão.

O Al Sadd é muito inocente e chega até a ser violento, tamanha ingenuidade dos jogadores, mas nem tudo é motivo de festa para os espanhóis. O atacante David Villa, artilheiro da última Copa do Mundo, teve uma fratura na tíbia e ficará por muito tempo afastado dos gramados. Já falam que o jogador deve ser ausência na Espanha na disputa da Eurocopa em junho.

A posse de bola do Barça beirava os 72% e com uma intensa marcação na saída de bola, o time do Qatar não conseguia passar do meio campo. O primeiro gol espanhol demonstrou a fragilidade da equipe treinada por Jorge Fossati. O zagueiro Belhadj recuou a bola para o goleiro Saqr que não sabia se pegava com a mão ou os pés e o lateral Adriano (que jogou na direita) aproveitou e marcou, mesmo que meio sem querer.

O segundo gol também começou em uma saída errada da defesa do Al Sadd. Thiago Alcântara recuperou e passou para Adriano que bateu cruzado e marcou seu segundo gol em Yokohama.

No final do primeiro tempo, o Barça perdeu David Villa com suspeita de fratura na tíbia. O pé do atacante prendeu no gramado e houve a contusão que parece ser bem séria. O chileno Alexis Sánchez entrou.

Na etapa final, o time catalão tirou o pé do acelerador. Messi, que quase não apareceu no primeiro tempo, quase marcou em linda cobrança de falta, mas desta vez, Saqr foi bem na bola. O argentino ainda fez uma bonita jogada e tentou finalizar de bicicleta, mas não obteve êxito.

O terceiro gol do Barça saiu em passe de Messi para o malinês Keita que tocou na saída do goleiro. Guardiola também perdeu Alexis Sánchez contundido e teve de colocar o garoto Cuenca em seu lugar.

No final, mais um gol brasileiro. Thiago tocou bonito e o lateral-esquerdo Maxwell, que estava em campo há pouco tempo, marcou o quarto e fechou a goleada. Não foi um show. Messi não brilhou. Xavi e Fàbregas nem entraram em campo, mas não é a toa que o Barcelona é o melhor time do mundo e passeou em campo contra o fraquíssimo Al Sadd.

Jogadores e comissão técnica do Santos estiveram no estádio e acompanharam a partida. Muricy deve ter percebido que a marcação no ataque é um dos pontos fortes para tamanha posse de bola do Barça. A equipe espanhola "obriga" o adversário a dar chutão ou errar passes.

Considero o Barcelona muito favorito contra o Santos, mas Neymar e Ganso podem fazer a diferença e volto a afirmar que o goleiro Victor Valdés e Puyol são os pontos fracos do time. Keita que não deve ser titular também não é grandes coisas. Villa já está fora e Sánchez também não deve jogar. Se eu fosse o Guardiola, iria de Fàbregas entre os titulares. Cuenca é muito inexperiente e pode sentir o peso de uma decisão de Mundial de Clubes.

DE MALAS PRONTAS

O lateral-esquerdo Cortês, do Botafogo, pode estar de saída do futebol brasileiro. O jogador, que foi eleito o melhor da posição no Carioca, atuando pelo modesto Nova Iguaçu e também do Brasileirão pelo Alvinegro, estaria em contatos adiantados para ir para o Napoli-ITA.

O atleta de 24 anos chamou a atenção dos italianos após o Campeonato Brasileiro de 2011. Além do clube de Nápoles, dizem que Paris Saint Germain e Sevilla também estariam de olho no jogador que há um ano estava na Segundona do Carioca jogando pelo Quissamã.

O Napoli está classificado para as oitavas de final da Champions League e ocupa a quinta posição no Cálcio com 21 pontos, nove a menos que a líder Juventus. O atual titular da lateral é o italiano Aronica.

Na Europa, falam que por dez milhões de reais, o Botafogo aceitaria vencer fazer negócio, já que o clube precisa de caixa para contratar reforços.

Cortês fez um excelente primeiro turno de Brasileiro e foi, justamente, convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, mas como toda a equipe, não foi bem no returno, mas mesmo assim, em minha opinião, foi o melhor do Brasil em 2011 na lateral esquerda e o estilo agressivo tem tudo para dar certo na Europa.

UNIVERSIDAD DE CHILE É CAMPEÃ DA COPA SUL-AMERICANA 2011

Há muito tempo que não acompanho um campeonato onde o vencedor tenha sido tão justo como a Universidad de Chile na Copa Sul-Americana. O time chileno bateu, com facilidades, a LDU por 3 a 0 em Santiago e conquistou de forma inédita um título internacional. É o melhor time da história do futebol chileno e me arrisco a dizer que é o melhor da América do Sul atualmente. Superior até ao Santos que está na final do Mundial de Clubes.

Trata-se de um timaço comandado por Jorge Sampaioli e com jogadores de extremo talento. O atacante Vargas que marcou dois gols, já demonstrou ser um cracaço e deve ir para a Europa em breve (Chelsea, Internazionale e Milan estão de olho). Aranguíz, Castro, Canales e Díaz também têm vaga em qualquer equipe do Brasil.

O Estádio Nacional de Santiago estava completamente lotado e, logo aos dois minutos, Vargas abriu o marcador após rebatida da defesa equatoriana. Cinco minutos mais tarde, o goleiro Domínguez salvou em finalizações de Castro e Vargas. Que dupla!

A LDU arriscou, de fora da área, com Hidalgo, mas nada que assustasse o goleiro Jhonny Herrera. Por pouco, o time da casa não ampliou no final do primeiro tempo após rebatida de Domínguez, mas o lateral Mena mandou por cima. O goleiro da LDU estava assustado e saiu até jogando errando uma vez dando a bola nos pés do adversário que não soube aproveitar.

No segundo tempo, aos seis minutos, Canales recebeu na frente e perdeu chance clara. O que já era muito difícil para o time visitante ficou impossível após a expulsão do zagueiro Guagua que deu uma cotovelada em Lorenzetti e foi bem expulso pelo árbitro brasileiro Wilson Luiz Seneme.

O perigoso atacante Barcos teve a chance do empate, mas mandou à direita de Jhonny Herrera. E com um a mais, o time chileno fez o que quis.

O atacante Caneles ainda perderia mais uma oportunidade, mas após boa jogada de Vargas e rebote de Domínguez, Lorenzetti, o carrasco do Flamengo, não desperdiçou e fez o segundo para euforia total no Estádio Nacional.

Ainda cabia mais e o melhor ficou guardado para o final. Vargas recebeu na frente, avançou e deu um toque de quem sabe na bola para fazer um belo gol e dar números finais ao placar. Antes, o lateral- direito Matias Rodríguez foi expulso e os dois times ficaram com dez jogadores. Barcos tentou diminuir para a LDU, mas não conseguiu.

A campanha da Universidad de Chile é digna de registro. São 35 jogos de invencibilidade que dura desde julho. Na Copa Sul-Americana, em 12 jogos, foram dez vitórias e dois empates. Vargas, além de craque, foi o artilheiro do torneio com 11 gols marcados, o que dá uma média de quase um gol por partida. Joga muito e o time é excelente. Título mais do que merecido e, se mantiverem a base, são favoritos na Recopa contra o Santos e já vão entrar na próxima Taça Libertadores como o time a ser batido. Aposto que ninguém vai querer encarar os chilenos.