Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

OLHA QUEM VIROU TÉCNICO


O folclórico ex-jogador Vampeta agora é técnico. O Velho Vamp assumiu a função no Nacional-SP e vai disputar a quarta divisão do Campeonato Paulista.

O salário do treinador será pago pelo Corinthians, que firmou uma parceria com o Nacional e se comprometeu a emprestar atletas que não serão aproveitados por Mano Menezes. O lateral direito Caju e o meia Jadson serão os primeiros a desembarcar no Nicolau Alayon.

Quando foi pensada na parceria entre Corinthians e Nacional, a ideia era para que Freddy Rincón assumisse a função, mas como o colombiano seguiu para Belo Horizonte para trabalhar com Vanderlei Luxemburgo no Atlético, coube a Vampeta ser o escolhido.

O Nacional tem fama nas divisões de base. O clube paulistano já venceu duas vezes a Copa São Paulo de Futebol Júnior (1972 e 1988).

Vampeta está com 35 anos e vai estrear como treinador e o comandante exige seriedade. O último clube que Vampeta atuou profissionalmente foi o Juventus da Rua Javari em 2008.

Não acredito na seriedade do trabalho de Vampeta, mas desejo sorte ao pentacampeão mundial pela Seleção Brasileira. Vampeta nunca foi adepto da vida de atleta. Sempre foi bebedor. Como pode ele querer dar exemplo? Quem não se lembra da hilária cambalhota no Planalto em 2002? Dizem que o ex-volante veio bebendo todas no avião e já estava para lá de Bagdá naquela oportunidade.

O REI DO RIO


Há menos de um mês, Joel Santana assumiu o comando do Botafogo e na apresentação oficial, disse que faltava o convidado principal do Campeonato Carioca e ele estava certo, afinal de contas, Joel é o Rei do Rio.

O treinador já trabalhou nos quatro grandes clubes e foi campeão em todos eles. Em 1992 e 93, Natalino foi bicampeão carioca pelo Vasco. Em 95, era o treinador do Fluminense no famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. No ano seguinte, foi campeão invicto pelo Flamengo e em 1997, era o treinador na conquista do Botafogo sobre o Vasco.

Mais as façanhas de Joel não se resumem apenas a Estaduais. No ano 2000, o treinador assumiu o Vasco na semifinal da Copa João Havelange e levou o Clube da Colina ao título nacional, após vencer o Cruzeiro no Mineirão e passar pelo São Caetano na decisão. No mesmo ano, veio a vitória épica contra o Palmeiras pela Copa Mercosul. Depois de perder por 3 a 0 no primeiro tempo, Joel conversou com os atletas no intervalo e o Vasco virou para cima do Porco em pleno Parque Antártica. Em 2007, salvou o Flamengo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O treinador pegou o clube na lanterna e levou o Rubro-Negro ao terceiro lugar, classificando a equipe para a Libertadores da América. Em 2008, mais um Carioca para o curriculum do treinador pelo Fla.

Ao todo, Joel Santana ganhou seis Campeonatos Cariocas, uma Mercosul e um Brasileiro. E com menos de um mês, já venceu a Taça Guanabara pelo Botafogo, clube que ele pegou desfacelado após a goleada de 6 a 0 para o Vasco na fase inicial.

Muitos dizem que Joel é motivador, bombeiro e fala a língua dos boleiros, mas uma coisa é certa, Joel é malandro e eu dizia isso quando ele foi contratado. Seria muito legar se Joel fosse a Copa do Mundo pela África do Sul, mas fica para a próxima. Não podemos menosprezar o curriculum de Joel Santana e não será novidade para ninguém se no fim do semestre, Natalino sair com mais uma conquista de Campeonato Carioca. É ou não é o Rei do Rio?

REAL APLICA GOLEADA NO VILLARREAL


O Real Madrid do meu amigo Carlos Batista deu um show no Santiago Bernabéu. Comandado por Cristiano Ronaldo, os merengues bateram o Villarreal por 6 a 2. A vitória levou o Real a 56 pontos, dois a menos que o líder, Barcelona.

O Campeonato Espanhol deste ano está entre Barça e Real desde a primeira rodada e ninguém ameaça os gigantes. O terceiro colocado é o Valencia com apenas 43 pontos.

O brasileiro Kaká também jogou muito bem essa tarde, mas o dono do espetáculo foi o português Cristiano Ronaldo que abriu o placar numa bomba de falta aos 16 minutos. Na comemoração, uma homenagem às vitimas da Ilha da Madeira em Portugal que sofrem com as fortes chuvas. O segundo gol foi de Kaká batendo pênalti. O Villarreal diminuiu com o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna, também de bola parada. O gol do volante da Seleção espanhola foi de falta.

Na etapa complementar, apareceu mais um grande jogador do Real: Higuaín. E aos nove, o argentino recebeu de CR9 e fez o terceiro. Mas o Villarreal estava endurecendo o jogo. Nilmar, em boa fase, fez para o Submarino Amarelo que foi em busca do empate e deixou espaços na defesa e aí o Real não perdoou.

Cristiano Ronaldo começou mais uma jogada e tocou para Marcelo (que só o Dunga não vê que joga bola) que deu o passe para o matador Higuaín fazer mais um. O argentino é o artilheiro do Real no Espanhol com 14 gols.

Cristiano Ronaldo estava impossível e começou mais uma jogada terminada nas redes. Desta vez foi mais um de Kaká. Por último, o português foi derrubado na área e Xabi Alonso fez o sexto, de pênalti, encerrando a goleada.

O Villarreal foi querer botar as asinhas de fora e olha no que deu? Cristiano Ronaldo fez um gol e participou dos outros cinco. O portuga está numa fase excepcional. A minha preocupação é que o enfrentaremos logo na primeira fase da Copa do Mundo. Não só Cristiano Ronaldo como Drogba que também vive momento maravilhoso.

O Real está jogando muita bola, mas o Barça não tropeça e por isso, os merengues não conseguem assumir a liderança. Tenho certeza que o Espanhol será decidido somente nas últimas rodadas. O Real Madrid tem que se concentrar na Champions League, onde perdeu o jogo de ida das oitavas de final para o Lyon por 1 a 0. Esta fase é o grande temor da equipe espanhola.