Pesquisar este blog

sábado, 7 de novembro de 2009

O VASCÃO VOLTOU


O Maracanã recebeu uma grande festa essa tarde. Mais de 81 mil pessoas compareceram ao estádio para acompanhar a volta do Vasco a primeira divisão do Campeonato Brasileiro (Recorde de público da história da Série B). O time carioca bateu o Juventude por 2x1 e garantiu matematicamente a vaga no Brasileirão de 2010. Um gigante do futebol brasileiro que está de volta a um lugar de onde nunca deveria ter saído.

A festa no estádio foi linda. A delegação vascaína chegou atrasada ao Maracanã por culpa do engarrafamento formado nas adjacências do estádio por causa do grande público.

Quando a bola rolou, ficou claro que o Vasco queria logo consumar a festa. Mas o gol demorou a sair e a única diversão dos torcedores era comemorar os gols do Atlético-GO contra o Guarani, que deixou de ser vice líder. O time mais próximo do Vasco, na tabela, é o Ceará com sete pontos a menos. O jogo começou num ritmo um pouco mais devagar, talvez por causa do calor que superava os 40 graus. Presenças ilustres estavam na cabine de honra como o Governador do Estado, Sérgio Cabral (devidamente uniformizado), o cantor Erasmo Carlos e os atores Sérgio Loroza, Antônio Pitanga e Rodrigo Hilbert, todos estes presenças constantes na caminhada do Vasco rumo à elite.

O atacante Elton quase marca aos 23 minutos em um chute que encobriu o goleiro Juninho. A bola ainda tocou no travessão antes de sair. Mas o gol saiu aos 29. Elton recebeu na área e ajeitou, com o braço, para Adriano estufar as redes do time gaúcho. O trio de arbitragem não percebeu a irregularidade e o gol foi validado. Depois o jogo ficou bastante disputado até o fim do primeiro tempo.

Na etapa complementar, o Juventude voltou superior e mandou na partida nos primeiros 20 minutos, tanto que chegou ao gol de empate aos 17, com o zagueiro Irineu (ex-Flamengo) de cabeça, mas o time cruzmaltino não se abateu e logo depois respondeu novamente com Adriano que recebeu na área, driblou o goleiro, mas foi agarrado. Pênalti que Nielson Nogueira Dias marcou e ainda expulsou corretamente o arqueiro do time de Caxias do Sul. Como Ivo Wortmann já tinha feito as três alterações, coube a Mendes ir para o gol. Na hora da cobrança da penalidade, o atacante Elton (de novo ele criando polêmicas) pediu a Dorival para cobrar, mas o comandante vascaíno não abriu mão de Carlos Alberto, que foi para a bola e marcou o gol do retorno. Nada mais justo que o capitão e ídolo da equipe fazer o gol da volta a Série A. O Juventude ficou mais de 20 minutos com o atacante Mendes como goleiro, mas o Vasco (talvez cansado), não chutava a gol. Na única oportunidade, o lateral Ramon avançou e mandou uma bomba que explodiu no travessão e ficou nisso, mas era o suficiente. Os jogadores agradeceram estendendo uma faixa com os dizeres “ O SENTIMENTO NOS TROUXE DE VOLTA”

O Vasco está de volta e o sofrimento dos torcedores finalmente terminou depois de exatos 11 meses. Não concordo com a teoria de que uma Segundona faz bem a um clube grande. O time não pode cair, não existe esse negócio de se reestruturar embaixo, tem que segurar em cima e no ano seguinte, ainda na primeira divisão buscar a melhor solução. A Série B é um ano perdido, mas a torcida vascaína deu um show de amor ao clube e a festa no gramado após o apito final é para os torcedores que sofreram e foram zombados durante toda esta temporada. Vascaíno, encha o peito de orgulho e diga Voltei!

Agora resta ao clube buscar esse título, porque vice da Série B é demais, mas não tenho dúvidas de que o Vasco será o campeão brasileiro da segunda divisão no máximo daqui a duas rodadas. Quem sabe no próximo fim de semana não teremos outra bela festa contra o América-RN desta vez para comemorar o título. Se for campeão, o Vasco será penta? Esta é a questão.

Parabéns em primeiro lugar aos torcedores, depois a diretoria, principalmente Rodrigo Caetano e o treinador Dorival Junior e os jogadores que compraram a ideia e fizeram de tudo para devolver o clube ao seu lugar de direito. Tenho certeza que os blogueiros André, Bernardo, Márcio Mele, Meligeni, Miltinho, Nilo Chagas, Ninja FJV, Patty, Rodrigo New e Thiago Almeida estão radiantes com a conquista de hoje.

Outros Resultados: Bahia 2x2 Fortaleza; Figueirense 3x1 Campinense; São Caetano 0x0 Ipatinga; Paraná 1x1 Duque de Caxias; Atlético-GO 4x1 Guarani e América-RN x Vila Nova (jogo começa às 21 horas).

TORCIDA ESCOLHE TREINADOR PELA INTERNET


O União São João de Araras (time que revelou o lateral Roberto Carlos para o futebol) inovou na hora de escolher o treinador para a próxima temporada. O time paulista está promovendo uma enquete no site oficial do clube (www.uniaosaojoao.com) querendo saber dos torcedores qual o melhor técnico para assumir o time em janeiro na disputa da segunda divisão do Campeonato Paulista.

A diretoria deu seis opções: Márcio Ribeiro, Luiz Carlos Ferreira, Paulo Roberto, Daniel Frasson, Édson Vieira e Vilson Tadei. Já pensou se a moda pega?

Parece que a idéia agradou os torcedores que congestionaram o servidor. O resultado será conhecido neste final de semana.

Pelo menos com isso, a direção do clube se exime de qualquer responsabilidade caso o trabalho do treinador não seja aprovado. E a torcida, vai poder chamar de burro, um técnico que foi escolhido por ela? É cada uma que acontece no futebol brasileiro.

SÓ EM 2010


O Botafogo perdeu o atacante André Lima para o restante do Campeonato Brasileiro. O jogador que torceu o joelho esquerdo na partida de quarta-feira contra o Cerro Porteño pela Copa Sul-Americana, teve uma lesão no menisco e será submetido a cirurgia e o tempo de recuperação pode chegar a 50 dias, com isso André Lima está fora da reta final do Brasileirão.

Será um desfalque considerável nessa luta contra o rebaixamento. O atacante que já marcou nove gols é o artilheiro alvinegro na competição. Além do oportunismo, o Botafogo perde um atleta que se doa em campo. André Lima pode ter suas limitações técnicas, mas coloca o coração na ponta da chuteira quando veste a camisa alvinegra e dificilmente se entrega. Às vezes, o excesso de vontade até atrapalha como no jogo de semana passada contra o Internacional no Beira Rio em que o jogador foi expulso no início do segundo tempo.

O técnico Estevam Soares deve escolher Victor Simões como substituto de André Lima ou então voltar ao esquema 4-4-2 com apenas Reinaldo e Jobson no ataque.

E você blogueiro do Futebol em Foco, acha que André Lima fará muita falta ao Botafogo nesses últimos cinco jogos?