Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ALAN KARDEC É DO SANTOS

O Santos anunciou a contratação, por empréstimo até o final de junho, do centroavante Alan Kardec. O dono do passe do atacante de 22 anos é o Benfica.




Kardec chega para dar maior opção em bolas aéreas do Santos. Antes de chegar ao futebol português, o jogador que foi revelado pelo Vasco da Gama, jogou no Internacional.



No Benfica, foi campeão português em 2010 e bi da Taça da Liga. Na seleção sub-20, venceu o Sul-Americano em 2009.



Alan Kardec chega para ocupar o lugar de Keirisson, dispensado, Maikon Leite que foi para o Palmeiras e Zé Eduardo que está no Genoa. A principio, o ataque titular deve ser formado por Neymar e Borges.



Acompanhei bem o início de carreira do centroavante. Alan Kardec é forte no cabeceio, mas não tem habilidade com a bola nos pés. Vamos ver se Muricy faz o grandalhão mostrar alguma técnica.

DIRETORIA MANDA FALCÃO EMBORA

Depois de três derrotas consecutivas, Paulo Roberto Falcão foi demitido do comando do Internacional. A segunda passagem do treinador pelo Beira-Rio durou pouco mais de três meses. Falcão conquistou o Estadual ao bater o rival Grêmio, mas foi eliminado na Libertadores em casa pelo Peñarol e não estava bem no Brasileiro.



Osmar Loss assumirá interinamente, mas a diretoria deve anunciar um novo treinador até a próxima quarta-feira. Cuca é um nome que tem boas chances. Celso Roth também está desempregado, mas este não tem mais força no clube após o vexame no Mundial de Clubes do ano passado.



Outros nomes que podem pintar são Diego Aguirre ou Paulo Autuori, mas este tem contrato no Oriente Médio e a multa não é barata. Carpegiani recém saído do São Paulo também já passou pelo Colorado e pode ter alguma chance. Dunga, ex-jogador do clube deve ser procurado, mas o ex-treinador da Seleção já afirmou que não quer trabalhar no momento.



Sempre afirmei que não daria certo Falcão no Internacional. A idolatria dos tempos de jogador não garante que o técnico faria um bom trabalho. O ex-comentarista nunca se deu bem na profissão. E agora será que Falcão volta para a televisão ou tentará dar sequência a uma carreira que tem tudo para dar errado?

SÃO PAULO ANUNCIA ADILSON BATISTA

Depois de fracassar no Corinthians e no Santos e deixar o Atlético-PR na lanterna do Campeonato Brasileiro, Adilson Batista foi anunciado como novo treinador do São Paulo. Parece que o empresério de Adilson é forte, porque depois de trabalhos ruins consecutivos, ainda dão emprego para o técncio em um clube de grande porte. O contrato assinado será até o final do ano.



No curriculo, do treinador tem um vice-campeonato de Libertadores pelo Cruzeiro. De títulos, apenas dois mineiros, um catarinenense pelo Figueira (2006) e um potiguar pelo América-RN em 2002.



O novo treinador já acompánhou a partida do clube no último fim de semana na vitória sobre o Internacional em Porto Alegre. Atualmente, o São Paulo está na segunda colocação com 21 pontos, mas tem um jogo a mais que o Flamengo que vem a seguir com 19. Vamos ver se Adilson consegue render no Morumbi. Vale lembrar que no ano passado, quando substituiu Mano Menezes no Corinthians, era o líder e deixou o caneco escapar. Nesta temporada, foi quem iniciou o trabalho no Santos, mas o time só conseguiu o título da Libertadores depois de mandar Adilson embora e pegar Muricy Ramalho.

VERGONHA E ELIMINAÇÃO BRASILEIRA NA COPA AMÉRICA


A Seleção Brasileira fez história na Copa América. Só que às avessas. Após o empate sem gols contra o Paraguai em La Plata, a decisão foi para os pênaltis e os brasileiros desperdiçaram todas as quatro cobranças. Assim o Paraguai venceu nas penalidades por 2 a 0. Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred perderam as cobranças. Os chutes de Elano e André Santos foram bisonhos com a bola nas alturas.



Falta padrão técnico e tático a Seleção que teve uma participação muito ruim na competição. Em quatro jogos, apenas uma vitória. A próxima competição oficial dos brasileiros será apenas em 2013, a Copa das Confederações no Brasil. Até lá, muita coisa precisa ser mudada. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira já garantiu que Mano Menezes segue no cargo.



Curiosamente, acho que o jogo contra os paraguaios foi a melhor exibição brasileira na Copa América, mas o time esbarrava na excelente atuação do goleiro Justo Villar.



A seleção Albiroja praticamente não atacou e parecia querer levar a decisão para as penalidades máximas. O goleiro brasileiro Julio Cesar praticamente não trabalhou na partida. O Paraguai não chegava ao ataque.



O Brasil tentava. André Santos cruzou da esquerda e o capitão Lúcio, na pequena área, deu um carrinho, mas a bola foi em cima de Villar. No segundo tempo, o goleiro fez defesas muito importantes em conclusões de Alexandre Pato e Neymar. No fim, Ganso acertou a trave e Fred que entrara no lugar de Neymar, cabeceou uma bola, mas a zaga salvou em cima da linha.



Na prorrogação, Lucas Leiva e Alcaraz se envolveram em confusão e foram expulsos pelo argentino Sergio Pezzotta.



O Paraguai queria terminar o jogo empatado e o Brasil não ameaçou tanto como no tempo normal. O técnico Mano Menezes, além de Fred, colocou Lucas e Elano, mas de nada adfiantou e a decisão só nos pênaltis.



O Brasil começou batendo e Elano isolou a bola. Bateu muito mal mesmo. O Paraguai também perdeu uma cobrança, mas o Brasil não converteu nada. Thiago Silva recuou para Villar. André Santos teve inveja de Elano e também mandou lá na lua e Fred, visivelmente nervoso, mandou à direita do goleiro paraguaio. Coube a Barreto fazer o gol e definir a disputa em 2 a 0. No local da batida, havia muita areia, mas isso não é desculpa, já que estava ruim para os dois.



Parece que os brasileiros não treinaram pênaltis. Soberba pura. Característica marcante nesta seleção cheia de garotos que precisam amadurecer para daqui a três anos, a vergonha não ser ainda maior. Não sei se Mano Menezes chega até a Copa do Mundo de 2014. A pressão será grande e agora o que dirão os defensores do treinador? Aqueles que falavam que apesar do mau futebol apresentado, a equipe não deveria ser modificada? O Brasil, que buscava o inédito tricampeonato, está eliminado nas quartas de final da Copa Améria e perder quatro pênaltis chega a ser vegonhoso.

URUGUAI CALA A ARGENTINA

O dia 16 de julho é mesmo uma data muito especial para o futebol uruguaio. Depois de 61 anos do "Maracanazzo", a Celeste aprontou para mais uma anfitriã e eliminou a Argentina em Santa Fé após o empate em 1 a 1 e vitória por 5 a 4 nos pênaltis. Esta não foi a primeira vez que o Uruguai despachou os hermanos. Na Copa América de 1987 foi a mesma coisa.

O feito teve mais relevância ainda por causa da expulsão de Diego Pérez aos 37 minutos da etapa inicial. A Argentina também terminou com dez jogadores em campo, mas o capitão Mascherano só foi expulso aos 41 do segundo tempo.

Na próxima terça-feira o Uruguai pega o Peru que, surpreendentemente, eliminou a Colômbia mais cedo.

Pela Argentina, Messi tentou, mas não marcou e segue com o jejum de 16 partidas sem marcar e continua com o tabu de nunca ter vencido uma competição pela seleção principal. No Uruguai, Forlán também não deu fim a seca de não marcar, mas pelo menos o camisa 10 pôde comemorar a classificação para a semifinal da competição.

O jogo começou bem pegado e com jogadas rispidas. Logo aos cinco minutos após falta de Gabriel Milito, Forlán cobrou, o goleiro Romero deu rebote e Pérez fez o gol para os uruguaios. O Uruguai se trancou na defesa e os argentinos foram para cima. Por pouco, Agüero não empatou. Só que três minutos depois, Higuaín recebeu de Messi e deixou tudo igual no "Cemitério dos Elefantes".

A Celeste assustou com Lugano que mandou na trave de Romero. No rebote, Cáceres faz, mas Suárez estava impedido e o lance foi anulado. O Uruguai teve Pérez expulso pelo árbitro Carlos Amarilla, mas mesmo assim, Lugano acertaria, novamente, o poste argentino.

No segundo tempo, a Argentina ameaçou com Agüero. Messi, o garçom dos donos da casa, chutou e ali começava a aparecer Muslera, melhor jogador em campo. O goleiro salvaria de novo em lance de Higuaín. Romero também trabalhou bem para evitar gol de Forlán.

Sergio Batista atendeu aos torcedores e colocou Tevez no lugar de Agüero. Lugano seguia levando vantagem pelo alto e quase fez o segundo. A Argentina perdeu Mascherano, expulso. No último minuto, Muslera fez milagre ao defender falta cobrada por Tevez e depois o rebote de Higuaín.

O jogo foi para a prorrogação e Álvaro Pereira esteve perto de fazer o segundo dos uruguaios. Higuaín respondeu acertando a trave de Muslera. No segundo tempo, Messi tentou e Muslera apareceria muito bem novamente em chute de Higuaín e o jogo foi mesmo para os pênaltis.

Pela Argentina, Messi, Burdisso, Pastore e Higuaín marcaram, mas Tevez, o mais querido pelos torcedores, bateu mal e Muslera defendeu. No lado uruguaio, 100% de aproveitamento com gols de Forlán, Suárez, Scotti, Gargano e Cáceres deram classificação às semifinais da Copa América.

Agora, acho que o Uruguai pode ser considerado o favorito ao caneco, mas em uma competição em que os grandes estão perdendo, não sei se é bom ter a fama de protagonista. A última conquista uruguaia foi na Copa América de 1995 em casa ao vencer o Brasil na decisão. Já a Argentina não conseguiu vencer uma competição nem mesmo atuando em casa e segue o jejum de títulos que já dura 18 anos.