Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de julho de 2012

QUE VENHA A COPA SUL-AMERICANA

Vai começar, para o futebol brasileiro, mais uma edição da Copa Sul-Americana. Oito equipes representarão o país e vão buscar uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. O campeão vai para a principal competição do continente em 2013.

A Universidad de Chile é a atual campeã e parte como uma das maiores forças para buscar mais uma conquista. Em 2012, venceu a LDU na decisão. O futebol brasileiro só conquistou a competição, em 2008 com o Internacional e bateu na trave em 2009 e 2010 com os vice-campeonatos de Fluminense e Goiás respectivamente. O maior campeão do torneiro é o Boca Juniors com duas conquistas. Os argentinos já venceram a competição em cinco edições.

Grêmio e Coritiba vão abrir a Sul-Americana para o futebol brasileiro. Os dois times se pegam nesta terça-feira no Estádio Olímpico. O jogo da volta será no Couto Pereira. Na próxima quarta, o Atlético-GO (estreante em competições internacionais) recebe o Figueirense. O São Paulo vai até  Salvador encarar o Bahia e o Botafogo joga contra o Palmeiras fora de casa.

Nos duelos brasileiros, considero Grêmio e Coritiba como o mais equilibrado, mas os gaúchos têm mais time. No confronto dos mais fracos, o Figueira possui jogadores com mais bagagem e deve avançar. O Botafogo é melhor que o Palmeiras, que já garantiu vaga na Libertadores graças ao título da Copa do Brasil e o São Paulo deve passar pelo Bahia e parte como um dos favoritos ao título.

Tirando as equipes daqui, apostaria nos argentinos e na La U que já está classificado direto para as oitavas de final por ser a atual campeã. O Nacional-URU e os paraguaios do Cerro Porteño e Olimpia, por tradição no continente, também podem fazer uma graça. Vamos aguardar!

DE SAÍDA DA INTERNAZIONALE

Depois de sete anos, o goleiro Julio Cesar está de saída da Internazionale. O arqueiro de 32 anos, revelado pelo Flamengo, não faz mais parte dos planos do time italiano que recentemente acertou a contratação de Handanovic (ex-Udinese) por 11 milhões de euros e até inscreveu o novo reforço como camisa 1. Já o brasileiro, não foi relacionado para a terceira fase pré - eliminatória da Liga Europa.

Julio Cesar fez parte da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 2006 e 2010 (esta como titular). Foi eleito o melhor da Europa na temporada 2009/2010. Quando chegou à Itália, foi para ser reserva de Toldo que tinha muito cartaz na Inter de Milão, mas não demorou a desbancar o italiano.

No Nerazzurri, conquistou o Campeonato Italiano em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Além da  Copa da Itália por quatro anos e mais três Supercopas da Itália. Os títulos mais marcantes foram a Champions League e o Mundial em 2010.

Na Europa, falam que Arsenal e Tottenham estariam interessados em Julio Cesar. O Roma também poderia fazer uma proposta pelo goleiro. Acredito que uma mudança de ares seria a melhor opção. Continuar na Itália, talvez não seja o melhor negócio. Se realmente tem proposta da Inglaterra, deveria aceitar. Arsenal e Tottenham não fazem parte dos medalhões ingleses. São quarta e quinta força no país, mas ficam longe de serem times pequenos. São maiores que a Roma, por exemplo, no cenário europeu.

Como ainda tem bom mercado na Europa, não o aconselharia a voltar ao Brasil agora. Julio Cesar foi um dos melhores goleiros que vi jogar. Com certeza, está no meu top 5 da posição, mas a temporada que fez ano passado na Itália foi trágica. Por isso, os dirigentes da Inter correram logo atrás de um novo goleiro.