Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2016

GIGANTES EUROPEUS BRIGAM POR GABRIEL JESUS

Gabriel Jesus é o sonho de consumo de alguns dos times mais poderosos do planeta. O atacante de 19 anos desperta o interesse de times como Barcelona, Internazionale, Manchester City, Manchester United e Real Madrid.

Na Espanha, o palmeirense estampa as principais capas de jornal tanto na Catalunha como na capital. O Barcelona, inclusive, já mandou um olheiro ao Brasil e o representante viu uma grande atuação do atacante. Florentino Pérez tem o brasileiro como grande obsessão. A ideia do presidente do Real Madrid é não perder mais uma joia para o principal rival como aconteceu com Neymar.

O Manchester City teria até feito uma oferta, algo negado pelos dirigentes do Palmeiras. Na Itália, já teve veículo dando como certo uma negociação com a Inter de Milão.

Gabriel Jesus pode ser considerado o melhor atacante do país, vai disputar a Olimpíada e já poderia ser testado no time principal. O artilheiro do Brasileirão com 10 gols marcados teria se comprometido com a diretoria de ficar pelo menos até o final do ano no Alviverde. Mas a venda pode acontecer agora e o novo clube pode deixá-lo emprestado ao Palmeiras até dezembro.

O Palmeiras tem direito a apenas 30% dos direitos federativos do atacante. A multa rescisória é de 40 milhões de euros, mas cinco times tem um grande desconto: Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United, Paris Saint Germain e Real Madrid. Para o quinteto, o montante cairia para 24 milhões de euros. O Manchester City, que não está nesta lista de preferências teria oferecido 21 milhões.

Tenho certeza que Gabriel Jesus não fica muito tempo no Brasil. Acho que poderia ficar até o fim do ano. Tentar ser campeão brasileiro pelo Palmeiras, criar uma identidade por aqui e talvez até jogar a Taça Libertadores em 2017. O jovem teria como preferência atuar em um dos gigantes da Espanha, mas acho que a possibilidade de trabalhar com José Mourinho ou Pep Guardiola podem pesar. Estranho tanto otimismo da imprensa italiana em noticiar que o destino será a Internazionale. Uma coisa é certa: a concorrência mais pesada seria por uma vaga nos estrelados trios de ataque BBC ou MSN.

DEL BOSQUE DEIXA A ESPANHA E FEDERAÇÃO NÃO PENSA GRANDE

A eliminação da Espanha diante da Itália nas oitavas de final da Eurocopa foi o último ato de Vicente Del Bosque no comando da seleção. O treinador já revelou ao presidente da federação espanhola à decisão.

Com Del Bosque, a Espanha venceu a Euro de 2012, além da Copa do Mundo de 2010. Mas de 2013 para cá, a seleção acumula frustrações. Na Copa de 2014, eliminação ainda na fase de grupos.

 A imprensa espanhola está especulando quem poderá assumir o comando técnico: Joaquín Caparrós, ex-Sevilla, Athletic Bilbao, Levante e Granada é o mais cotado. Outro nome que vem sendo falado é o de Julen Lopetegui, campeão europeu sub-21 em 2013 e que revelou diversos jogadores que estão seleção atualmente.  

Acho que a Espanha precisava pensar em nomes mais fortes para tentar voltar aos melhores dias. Por que não tentar Luis Enrique, do Barcelona, Diego Simeone, do Atlético de Madrid ou Unai Emery, recém contratado pelo Paris Saint Germain? Acho até que seriam rejeitados, mas o pensamento tem que ser grande. Caparrós não tem currículo e Lopetegui vem de um trabalho ruim no Porto que resultou em demissão no meio da temporada.