Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2021

ITÁLIA É CAMPEÃ DA EUROCOPA 2021

Dona do melhor futebol da Europa, a Itália é a campeã da Eurocopa. A equipe comandada por Roberto Mancini saiu atrás no placar, mas empatou em 1 a 1 e venceu por 3 a 2 nos pênaltis em um Wembley com mais de 67 mil torcedores.

Não foi desta vez que chegou ao fim o tabu de 55 anos sem título dos ingleses que buscavam uma conquista inédita. Luke Shaw abriu o placar com dois minutos de jogo aproveitando cruzamento de Trippier.

Mas a Itália, com paciência, foi buscando o ataque e tinha em Chiesa a sua principal arma ofensiva. O atacante tentou duas vezes, mas parou em Pickford que fez uma grande competição. Mas o goleirão não conseguiu segurar a finalização do zagueiro Bonucci na segunda etapa e o jogo foi para a prorrogação.

No tempo extra, nada de gols e a decisão foi para as penalidades. No lado inglês, Rashford bateu na trave e Sancho e Saka pararam no excelente goleiro Donnarumma. A Itália perdeu dois e sai com o caneco. 

A Itália desde a primeira rodada é o time que apresentou o futebol mais vistoso. Volto a dizer que nunca vi uma "Azzurra" tão talentosa. Não é mais apenas um forte sistema defensivo. Agora o meio campo e o ataque também são bons. Principalmente o meio que conta com muitos jogadores de qualidade: Barella, Verratti, Jorginho e Insigne. No ataque, Immobile começou bem, mas ficou devendo na fase final, mas Chiesa foi decisivo. E lá atrás, Donnarumma pega tudo e a dupla de zaga com Chiellini e Bonucci é boa demais.

A Itália chega com força para a Copa do Mundo do ano que vem. Depois de ficar ausente na edição de 2018, a equipe, que não perde há mais de 30 jogos, já pode ser apontada como uma das favoritas. Grande trabalho de Roberto Mancini e companhia no comando da "Azzurra".

ARGENTINA É CAMPEÃ DA COPA AMÉRICA 2021

Acabou a espera. Chega ao fim o jejum de Lionel Messi com a Seleção da Argentina. 28 anos depois, a Albiceleste volta a dar uma volta olímpica e o roteiro foi perfeito: vitória sobre o Brasil, no Maracanã, local em que os argentinos foram vice-campeões mundiais há sete anos.

A Argentina venceu por 1 a 0 com gol marcado por Di Maria. Talvez o grande ajudante de Messi nesta geração. "Fideo" também estava marcado por não ganhar nada. Vestiu camisas de times gigantes do futebol europeu. Campeoníssimo no Real Madrid, é uma das principais peças do milionário Paris Saint Germain. Na Seleção, era outro que ficava devendo. Com fama de estar sempre lesionado nos momentos mais importantes, coube ao camisa 11 fazer o gol do título (belo gol por sinal) ao dar um leve toque por cobertura na saída de Ederson que ainda não tinha sido vazado na Copa América.

A Argentina chega a 15 títulos de Copa América e se iguala ao Uruguai na hegemonia da competição. O time comandado por Lionel Scaloni foi para o jogo como se estivesse indo para uma guerra. E esse tinha que ser o espírito. O treinador surpreendeu ao fazer cinco alterações em relação ao time da semifinal contra a Colômbia. Entre elas, a entrada de Di Maria como titular. Vale destacar o profissionalismo de Ángel, reserva em toda competição, mas que soube esperar quietinho por uma oportunidade. Foi muito importante na Copa América. Não só pelo gol na decisão, mas ao entrar no decorrer das partidas. Foi um dos melhores do time na semifinal diante dos colombianos.

Outras peças fundamentais na conquista foram o goleiro Emiliano Martínez que fez duas excelentes defesas contra o Brasil, fora a atuação brilhante na fase anterior. A Argentina encontrou um goleiro que pode assumir a meta por muitos e muitos anos. Descobriram também um excelente zagueiro: "Cuti" Romero. No meio campo, De Paul foi brilhante durante toda a competição. Foi dele o lançamento para o gol do título. Talvez tenha sido o segundo melhor jogador da Argentina na Copa América. Fico entre ele e o goleiro.

Outro que precisa ser citado aqui é Otamendi, tão criticado e questionado (com justiça), o zagueiro foi o catimbeiro na decisão. Distribuiu botinadas e foi o grande xerife da defesa argentina. Irritou e provocou os adversários. Talvez por isso seja da confiança de Scaloni e não vai sair do time enquanto o treinador estiver no comando. Não adianta. Mas na final, ele foi bem.

A Argentina venceu o Brasil no Maracanã sem contar com o brilhantismo de Messi. O melhor jogador da competição esteve muito apagado contra o Brasil. Inclusive teve a chance de matar o jogo no fim do segundo tempo e se esborrachou no chão ao ficar de frente para Ederson. Mas foi artilheiro e eleito o craque da competição. Se não fosse Messi, a Argentina não teria sido campeã e nem teria batido na trave em muitas ocasiões. O capitão foi o mais festejado após o apito final. Até Neymar que foi às lágrimas com a derrota, foi abraçar e celebrar o grande amigo. 

O psicológico de Messi realmente é bem abalado em decisões pela Seleção. Agora deve melhorar. É um alívio. Não só para Messi como para todos os argentinos e para esse jornalista que vos escreve. Fã declarado de Leo, do futebol argentino e que vibrou muito com a justiça sendo feita. Valeu Futebol. Pagou a dívida graças ao talento dos jogadores e a uma mãozinha divina de D10S não tenho dúvidas.