Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

QUEM É QUEM NA LIBERTADORES


Teremos o início dos jogos das quartas de final da Taça Libertadores da América. Até agora, nenhuma grande zebra nos mata-matas. Acredito que, realmente, chegaram as oito melhores equipes da competição.
 
A partida que abrirá a fase decisiva será entre dois emergentes do futebol sul-americano. Não é de hoje que ouvimos falar que Libertad e Universidad de Chile chegam longe nas competições internacionais. O primeiro jogo será no Estádio Nicolás Léoz. O nome não é por acaso. O presidente da Conmebol é torcedor declarado do time guarany. O jogo da volta será na casa do atual campeão da Copa Sul-Americana. Em minha opinião, a La U é mais time, tem mais conjunto e possui mais jogadores diferenciados.
 
No mesmo dia, Vasco e Corinthians fazem o duelo do campeão e vice do último Campeonato Brasileiro. O jogo de ida será no alçapão de São Januário, com ingressos esgotados. A volta, no Pacaembu. Acho que os dois times se equivalem muito e o fator extra campo pode acabar decidindo a disputa. O time paulista anda com muita moral política na CBF, mas por tratar-se de uma competição internacional, pode ser que nada ocorra. Acho que a melhor solução seria termos trio de arbitragem estrangeiro. Vejo o Vasco com mais condições, apesar de estar sem Dedé que fará falta imensurável.
 
Boca Juniors e Fluminense reeditam a maior rivalidade recente entre clubes argentinos e brasileiros. O Tricolor eliminou os xeneizes em 2008 e isso pode fazer com que os comandados de Julio Falcioni estejam com o desejo de vingança e, no continente, não há time mais copeiro que o Boca. Acho que o Flu tem melhor elenco, mas os desfalques de Deco e Fred são seríssimos e cravo o Boca nas semifinais.
 
O time da moda, o Santos, vai duelar contra os argentinos do Vélez Sarsfield. Favorito sempre será onde joga Neymar, o craque maior da América do Sul. Mas nunca é fácil passar por uma equipe argentina em mata-mata de Libertadores. Se der, Vélez, não podemos julgar como zebra. Concordam?
 
Sendo assim, acredito que as semifinais seriam Universidad de Chile x Boca Juniors e Vasco x Santos. Alguém arrisca um prognóstico nas quartas de final? Fiquem a vontade para concordarem ou não com os meus pitacos.  

OS FAVORITOS NA COPA DO BRASIL


Já temos oito times finalistas da Copa do Brasil. Como sempre, algumas surpresas. Atlético-MG, Botafogo e Cruzeiro (por essa, eu já esperava) caíram na fase anterior. Ainda temos gigantes do futebol brasileiro. Casos de Grêmio (meu favorito desde o início da competição), Palmeiras e São Paulo. Além do Coritiba de Marcelo Oliveira que faz, novamente, um belo trabalho. Em 2011, o Coxa foi vice-campeão da competição.
 
Três partidas abrem a fase de quartas de final. Em Curitiba, na Vila Capanema, o Atlético-PR recebe o Palmeiras. No Morumbi, o São Paulo, de Emerson Leão, encara o Goiás (algoz do Atlético-MG). O Vitória (carrasco dos botafoguenses) começa a decidir, em casa, contra o favorito Coritiba. Na próxima quinta-feira será a vez de Bahia e Grêmio, em Salvador.
 
Os jogos da volta acontecerão na próxima semana, com mandos invertidos.
 
O grande objetivo na Copa do Brasil é chegar na próxima edição da Taça Libertadores da América, mas para isso, precisam passar pelo mata-mata da competição nacional.
 
Em minha opinião, os semifinalistas serão Atlético-PR, Coritiba, Grêmio e São Paulo. Acredito que o limitado time treinado por Luiz Felipe Scolari não supere o Furacão. Vale lembrar que o Vitória que chega entre os oito nesta fase é o mesmo que foi vice-campeão há dois anos. Mas acho que vai dar Coxa no confronto.
 
O Grêmio, de Vanderlei Luxemburgo, é o time, ao lado do Cruzeiro, com maior número de conquistas na competição. Quatro no total. Já o Sampa é especialista em Libertadores, mas busca o inédito título na Copa do Brasil. Sou mais Grêmio!