Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

VALEU PEP GUARDIOLA

Depois de quatro anos e 13 títulos importantes, Josep Guardiola anunciou, em entrevista coletiva ao lado do presidente Sandro Rossel e do diretor esportivo Andoni Zubizarreta, que não é mais o técnico do Barcelona. O espanhol, eleito no ano passado pela FIFA o melhor treinador do mundo, ficará até o final da atual temporada e ainda tentará buscar mais um título pelo clube catalão, na Copa do Rey contra o Athletic Bilbao no dia 25 de maio.

A eliminação na semifinal da Champions League, em casa, para o Chelsea parece ter sido o motivo da decisão. Pep também já afirmou que não tem chences de vencer no Espanhol (Faltam quatro rodadas e o Real Madrid está sete pontos na frente).

A direção do clube já anunciou que Tito Vilanova assumirá a equipe a partir da próxima temporada. Vilanova é auxiliar técnico de Guardiola e ficou famoso por ter levado um dedo na cara de José Mourinho em um dos ferrenhos clássicos disputados entre os maiores times do mundo.

Guardiola é o terceiro treinador com mais jogos pelo Barça. Depois de ter sido capitão e ídolo como jogador, Pep se consolidou como grande técnico e tem emprego em qualquer lugar do mundo. Falam que a maior possibilidade é de assumir Chelsea ou Manchester City.

Na despedida de Guardiola, a ausência mais sentida foi do craque Lionel Messi que, em comunicado à imprensa, disse que quis evitar uma emoção forte. Outros atletas do elenco como Busquets, Cesc Fàbregas, Iniesta, Piqué e Xavi estavam presentes.

Entre as maiores conquistas pelo Barça estão dois Mundiais de Clubes (2009 e 2011), duas Champions League (2009 e 2011), duas Supercopas européias (2009 e 2011) e mais três espanhóis (2009, 2010 e 2011). Com certeza, será um nome para sempre lembrado na história do clube catalão.

O QUE SERÁ DE KAKÁ?

Em junho de 2009, o Real Madrid anunciava a chegada do meia Kaká, comprado por 65 milhões de euros. Melhor jogador do mundo, campeão e artilheiro da Champions League pelo Milan em 2007, o meia dava início a mais uma fase de Galácticos no clube espanhol.

Mas seguidas contusões e baixo rendimento (que fizeram ficar fora até da Seleção Brasileira ultimamente) fazem de Kaká um jogador negociável no próximo mercado de transferências da Europa. Já há quem afirme que a diretoria merengue está doida para chegar uma proposta de fora para se livrar do jogador. Nas arquibancadas, as vaias já são recorrentes. Ainda mais após o pênalti perdido contra o Bayern de Munique na última quarta-feira.

O jornal espanhol "Marca" já noticiou que o futuro do jogador de 30 anos deve ser longe de Madrid. Será que aparecerão as propostas de sempre pelo jogador? Chelsea, Milan e Paris Saint Germain são destinos prováveis. Mas será que os dirigentes destas equipes ainda acreditam em Kaká?

Sinceramente, se eu fosse Kaká, pensaria com muito carinho em um retorno ao futebol brasileiro. Assim como fez Adriano, Luis Fabiano, Roberto Carlos, Robinho, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho Vagner Love e outros. Por aqui, ficaria muito mais perto do técnico Mano Menezes e, com certeza, teria mercado e ainda status de estrela.