Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SANTOS ACERTA COM MAIS UM MENINO DE OURO


O Santos está mesmo querendo formar a nova Geração de Meninos de Ouro da Vila. O clube anunciou hoje a contratação do meia atacante Zezinho que estava no Juventude.

Zezinho tem apenas 17 anos e foi destaque do Juventude em 2009, apesar do rebaixamento do clube gaúcho para a Série C do Campeonato Brasileiro. O clube praiano acertou um empréstimo pelo período de dois anos e ainda tem a opção de comprar 100% dos direitos federativos do jogador. O atleta se apresenta na próxima segunda-feira.

Acompanhei de perto a entrada de Zezinho no time profissional e o menino tem um futuro brilhante pela frente. Zezinho fez parte da Seleção no Mundial Sub-17, mas a equipe naufragou na primeira fase do torneio.

Paulo Henrique Ganso, Zezinho, Neymar e Robinho podem formar mais uma geração de ouro na Vila Belmiro, assim como aquela de 2002, encabeçada por Diego e Robinho. Para dar experiência ao time, o grupo conta com os zagueiros Edu Dracena e Durval, além do lateral Léo.

O Santos lidera o Paulistão e ainda tem muita gente boa para estrear. Tudo isso sob o comando de Dorival Junior, um excelente treinador. Será que o Santos vai ser o campeão paulista? Na Copa do Brasil, o time da Baixada tem boas chances e esse é o principal objetivo do clube para a temporada.

NA CORDA BAMBA


O técnico Renato Gaúcho já é contestado no comando do Bahia. O Tricolor não vence há quatro jogos no Estadual. A última vitória foi na segunda rodada e a equipe ocupa apenas a terceira posição do Grupo 2.

Além da derrota para o rival Vitória, o time tomou de cinco para o Bahia de Feira de Santana e não passou de um empate na última rodada contra o Atlético de Alagoinhas. No último jogo, o veterano Edílson desperdiçou um pênalti que poderia ter dado três pontos ao time.

No domingo, o time volta a jogar contra o Atlético e um resultado negativo pode custar o cargo de Renato. Impressionante como Renato não dá certo em lugar nenhum. Sinto que o futuro do treinador será comandando times pequenos do futebol carioca. Nem na Bahia, onde só existem dois times, ele consegue fazer sucesso. Também quem mandou apostar em Edílson? O Bahia anunciou nessa semana a contratação do lateral Apodi. Este sim é um bom jogador e pode ajudar o time que não vence o Campeonato Estadual há nove anos.

FLU PASSA FÁCIL PELO BOAVISTA E TAMBÉM SE CLASSIFICA


O Fluminense jogou o mínimo possível e derrotou o Boavista por 3 a 0 no Maracanã. O resultado poderia ter sido muito maior, se levarmos em consideração que, em determinado momento do jogo, o Flu esteve com dois jogadores a mais em campo.

O técnico Cuca surpreendeu e mudou o esquema de jogo do Flu, barrando Leandro Euzébio para a entrada do volante Diogo. Sem poder contar com Fred e Maicon, o ataque foi formado por Alan e Willians.

O primeiro gol saiu após jogada de Everton que foi derrubado na área. Pênalti que o argentino Darío Conca bateu e converteu. Só que ainda no primeiro tempo, teve outra penalidade para o Flu e Conca bateu, mas o goleiro Vinicius fez a defesa. O lance que originou o pênalti acarretou na expulsão de Santiago e nem penalidade houve, porque a bola bateu no braço do defensor. Não houve a intenção de Santiago

No lance seguinte à defesa do pênalti, o meia Jougle fez falta dura em Diguinho e também foi expulso. O Boavista jogou mais de um tempo com dois jogadores a menos. Todos pensaram que viria uma goleada, mas não foi bem assim.

Na volta para o segundo tempo, Cuca lançou a promessa Bruno Veiga no lugar de Diguinho e na primeira chance que teve, quase que Bruno marca, mas a bola passou raspando a trave após cabeçada do menino de Xerém.

O lateral Thiaguinho entrou no lugar de Mariano e deu mais opções de ataque ao Fluminense. Everton também fez uma boa partida. O atacante Willians, muito mal no jogo, acabou sendo expulso por fazer uma falta na intermediária de ataque do Tricolor. Jogadas como essa deveriam ser punidas no bolso do atleta. Imagina se ele faz isso em um jogo decisivo?

No fim do jogo, o Fluminense ampliou. Aos 39, Conca fez fila na direita e tocou para Thiaguinho fazer o segundo. Dois minutos depois, o mesmo Thiaguinho fez o terceiro após tabelar com Júlio César. Neste gol, o lateral direito chutou de canhota.

O resultado garantiu a classificação do Flu para as semifinais e acabou com as remotas chances de Olaria e Boavista. Está na cara, ou melhor sempre esteve, que os quatro grandes vão fazer as semifinais. Os times pequenos do Rio são muito fracos. Não temos um interior forte no futebol carioca. Pior que aqui só o Campeonato Mineiro.

Por isso, que o Estadual engana tanto. Alguns clubes pensam que estão bem porque chegaram as finais, mas aqui no Rio é impossível um time grande não chegar à fase final.

No fim de semana, teremos a definição dos jogos, mas a tendência é que Flamengo x Botagogo e Vasco x Fluminense disputem a vaga na final da Taça Guanabara.

JOEL GANHA MAIS UMA


O Botafogo venceu o Madureira, adversário direto na briga pela outra vaga do Grupo B, e praticamente se garantiu nas semifinais da Taça Guanabara. O placar de 4 a 1 não diz o que foi o jogo. Assim como no sábado, Joel Santana lançou o menino Caio (foto) de 19 anos e venceu a partida.

O Botafogo atacava bastante pelo lado esquerdo. Marcelo Cordeiro foi um dos destaques do Alvinegro. Alessandro e Lúcio Flávio tiveram pífios desempenhos e foram bastante hostilizados pelos torcedores. Não sei por que ainda insistem com estes dois.

O lateral Marcelo Cordeiro quase abri o placar em cobrança de falta, mas a bola bateu na trave. Mas foi do lateral o cruzamento para Antônio Carlos escorar e Fábio Ferreira anotar o primeiro do Fogão no Maracanã. O uruguaio Abreu quase amplia, mas a bola novamente foi na trave.

Na etapa final, o Madureira veio melhor e tinha mais posse de bola, mas não chutava a gol. O artilheiro Marcelo Ramos jogava muito fora da área e por isso, o Tricolor Suburbano pouco atacava. Mas o Botafogo também não fazia nada de útil, até que Joel colocou Caio em campo (a torcida já estava pedindo pelo menino). O escolhido para sair foi Lúcio Flávio, bastante vaiado. A primeira vez que Caio tocou na bola foi para empurrar para o gol. Abreu recebeu lançamento e se atrapalhou com a zaga adversária. Na sobra, Caio bem posicionado, fez o segundo. O Madureira ainda faria um gol com o lateral direito Valdir.

Até que novamente apareceu Marcelo Cordeiro que cobrou falta na cabeça de Fahel (outro criticado pela torcida) que aumentou. O quarto foi de “Loco” Abreu, após linda jogada de Caio pela esquerda.

Esta foi a vitória mais elástica do Botafogo, mas a equipe segue sem jogar bem. Vamos ver se Joel terá peito de barrar Lúcio Flávio. Herrera também não jogou nada e Caio pede passagem no time e já merece ser titular.

O Botafogo precisa apenas de um empate contra o Resende no Engenhão para se garantir na semifinal onde possivelmente irá encarar o Flamengo, algoz dos três últimos estaduais. Mas não podemos duvidar da estrela e do poder de Joel Santana em jogos decisivos. Como dá sorte o Natalino. Essa noite, eu não acreditava na vitória alvinegra.