Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

QUEM SERÁ O DONO DA AMÉRICA?

Terá início nesta terça-feira, a 53ª edição da Taça Libertadores da América. Os representantes brasileiros são Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco. Nas duas últimas edições, o futebol brasileiro sagrou-se o vencedor com Internacional (2010) e Santos (2011).

É unanime que a Libertadores é o sonho de consumo de todos os clubes que a disputam. Dirigentes e torcedores enxergam no torneio como a prioridade na temporada. Acredito que a principal novidade neste ano seja a melhora dos concorrentes. Antes, apenas clubes argentinos e, de vez em quando, um uruguaio ou paraguaio é que amedrontavam os brasileiros. Hoje em dia, chilenos, equatorianos e mexicanos estão com força. Vide a Copa Sul-Americana do ano passado em que Universidad de Chile e LDU chegaram, com todos os méritos, na decisão.

O futebol argentino ainda é o maior vencedor na Taça Libertadores, com 22 canecos. O Brasil venceu por 15 vezes, inclusive em 2011 quando o Santos, de Neymar, bateu o Peñarol na final. Uruguaios saíram com o troféu em oito ocasiões. Paraguaios (3), colombianos (2), chilenos e equatorianos (1) também já subiram no lugar mais alto do pódio.

Sobre os clubes brasileiros, aposto que o mais forte, no papel, seja o elenco do Fluminense que, com a ajuda do patrocinador, investiu pesado no tão sonhado título inédito. Os tricolores, que bateram na trave em 2008, esperam conquistar a América desta vez. Os concorrentes na fase inicial serão Arsenal-ARG, Boca Juniors-ARG e Zamora-VEN. O time de Abel Braga vai fazer a partida de abertura da competição contra o Arsenal de Sarandí no Engenhão.

O Corinthians manteve a base que foi campeã brasileira e, por sorte, caiu em um grupo relativamente tranquilo ao lado de Cruz Azul- MEX, Deportivo Táchira-VEN e Nacional-PAR.

Já o Vasco está ema chave bem equilibrada. Não será fácil para o time que volta à Libertadores após 11 anos de ausência. No grupo estão Alianza Lima-PER, Libertad-PAR e Nacional de Montevidéu-URU.

O Santos buscará o bicampeonato consecutivo (feito realizado na década de 60 pelo time de Pelé e companhia). O Peixe vai pegar na primeira fase o Juan Aurich-PER, The Strongest-BOL e Internacional. Tem tudo para os dois brasileiros avançarem no Grupo 1. Ninguém é Juan Aurich e The Strongest perto de santistas e colorados que só chegaram à fase principal após passar pela Pré Libertadores, onde eliminaram o Once Caldas-COL.

Quem também precisou da fase classificatória foi o Flamengo que despachou o Real Potosí-BOL. Agora, o Rubro-Negro (já com Joel Santana no lugar de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico) pegará uma chave bem disputada com Emelec-EQU, Lanús-ARG e Olimpia-PAR.

Tirando os brasileiros, destacaria a volta do Boca Juniors (ausente nas duas últimas edições) à competição. Nunca é fácil encarar o time “xeneize” na lendária La Bombonera. Outro time que merece e muito ser respeitado é a Universidad de Chile (La U) que surpreendeu o continente no final de 2011 e não por acaso, recebeu o apelido de “Barcelona das Américas” após o título da Copa Sul-Americana. Está certo que alguns jogadores deixaram o time chileno, mas a base era muito forte e segue como um dos melhores na América do Sul. A decepção é a LDU-EQU que não conseguiu vaga para jogar em 2012.

Veja abaixo todos os grupos da Taça Libertadores da América que conhecerá seu campeão no dia 4 de julho. Em negrito, os meus palpites para avançar para a segunda fase.

Grupo 1
Santos-BRA
Juan Aurich-PER
The Strongest- BOL
Internacional-BRA

Grupo 2
Olimpia-PAR
Emelec-EQU
Lanús-ARG
Flamengo-BRA

Grupo 3
Bolívar-BOL
Júnior-COL
Universidad Católica-CHI
Unión Española- CHI

Grupo 4
Boca Juniors –ARG
Zamora-VEN
Fluminense-BRA
Arsenal-ARG

Grupo 5
Nacional-URU
Alianza Lima-PER
Vasco-BRA
Libertad-PAR

Grupo 6
Corinthians –BRA
Deportivo Táchira-VEN
Nacional-PAR
Cruz Azul-MEX

Grupo 7
Vélez Sarsfield-ARG
Deportivo Quito-EQU
Defensor-URU
Chivas Guadalajara-MEX

Grupo 8
Universidad de Chile-CHI
Atlético Nacional-COL
Godoy Cruz-ARG
Peñarol-URU

EX-TRICOLOR APRESENTADO NA ITÁLIA

O polivalente Marquinho foi apresentado no último sábado na Roma, onde ficará por empréstimo de seis meses. Os italianos terão o direito de comprar o passe do jogador no final do período. O Tricolor recebeu 300 mil euros pelo empréstimo. O passe está fixado em cinco milhões de euros.

Marquinho, 25 anos, iniciou a carreira no Palmeiras, onde fez apenas duas partidas entre os profissionais. Poucos sabem, mas passou, sem sucesso, pelo Botafogo, foi para o Figueirense, e despertou a atenção do Fluminense que o contratou em 2009.

Marquinho foi autor de um dos gols mais importantes da recente história do clube das Laranjeiras. Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, fez de falta, contra o Coritiba, o gol que evitou o rebaixamento do Tricolor para a Série B. Caso tivesse sido degolado, seria impossível o título brasileiro no ano seguinte, pois o clube estaria disputando a Segundona.

Marquinho se notabilizou por ser um “coringa” e caiu nas graças de todos os treinadores. O atleta, também pode atuar como volante. Em 158 jogos com a camisa do Fluminense, marcou por 18 vezes. Sem dúvidas, o mais importante foi no Couto Pereira em 2009.

Atualmente, o novo time do brasileiro ocupa a sexta posição no Cálcio com 34 pontos, a 11 da líder, Juventus. Na capital italiana será companheiro de clube dos compatriotas Cicinho, Juan, Fábio Simplício e Rodrigo Taddei. O técnico espanhol Luis Enrique, em entrevista coletiva, elogiou o reforço pela versatilidade.