Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

NOVATOS DOMINAM A SELEÇÃO CASEIRA DE MANO MENEZES

Após a vitória sobre Gana em Londres, Mano Menezes anunciou a lista com 24 jogadores para disputar o Superclássico das Américas (antiga Copa Rocca) contra a Argentina nos dias 14 e 28 de setembro. A primeira partida, será em Córdoba e o jogo da volta será no Mangueirão em Belém.

O duelo se repetirá pelos próximos oito anos. Na Copa Rocca, os brasileiros levam vantagem no confronto contra os hermanos.

A lista de jogadores que atuam no futebol brasileiro, como não podia deixar de ser, teve muitas novidades. Dez estreantes e algumas ausências muito sentidas.

Para o gol, Jefferson do Botafogo, Fábio do Cruzeiro e Rafael do Santos foram os escolhidos e eu gostei das opções. Victor não dá mais. Na lateral, muito boa as lembranças Cortês do Botafogo e Mário Fernandes que se destaca no Grêmio tanto pela lateral quanto na zaga. Inclusive, acho que Cortês pode se firmar de vez na Seleção e ser o reserva imediato de Marcelo do Real Madrid.

Dentre os zagueiros, Dedé era nome certo. Henrique que retornou ao Palmeiras há pouco tempo, não vem bem. Réver é bom jogador, apesar da fase negra do Galo, mas eu levaria também o Antônio Carlos do Botafogo, mas este está machucado e talvez isso tenha feito Mano não o convocar. Outro zagueiro que vem despontando no Brasileirão é Paulo Miranda do Bahia.

No meio, é inadmissível não chamar Arouca, mas este também estaria contundido. Rômulo do Vasco foi a grande surpresa. Seria melhor chamar Willians, o ladrão de bolas do Flamengo. Renato Abreu, com 33 anos, não serve para a Seleção, apesar de sua importância no Fla. Melhor que o "Urubu-Rei" seria o não menos experiente Renato do Botafogo. Casemiro, Lucas e Oscar são excelentes escolhas, mas eu também lembraria do Elkeson, a revelação do campeonato até o momento. Outro meia que eu apostaria seria em Alex do Corinthians. Vale lembrar que Paulo Henrique Ganso, que se contundiu no amistoso contra Gana, não terá condições de jogo.

No ataque, apenas três: Fred do Fluminense, Leandro Damião do Internacional e Neymar do Santos. Será que o artilheiro Borges não estaria em fase muito superior ao capitão do Flu?

Considero o Brasil favorito para vencer o duelo com a Argentina. Até porque, aqui dá para fazer uma seleção. O nível do futebol argentino é bem mais fraco. Alejandro Sabella apostará no retorno dos experiente Verón e Riquelme. Falta renovação lá e os melhores jogam fora do país.

Confira abaixo a lista de convocados por Mano Menezes:

Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Rafael (Santos)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Danilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)

Zagueiros
Dedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Henrique (Palmeiras)

Volantes
Casemiro (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)

Meias
Cícero (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Renato Abreu (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)

Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Atacantes
Fred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)

O CRAQUE DA 21º RODADA DO BRASILEIRO

O craque da 21º rodada do Campeonato Brasileiro foi o atacante André Lima do Grêmio que marcou três gols contra o Atlético-PR no Olímpico.

No esquema de Celso Roth, André Lima é o único atacante de ofício e para que mais se o matador deu conta do recado? Mas não é sempre assim, apesar de ter brilhado na rodada, André Lima tem apenas cinco gols no Brasileirão e às vezes, é questionado pelos torcedores.

Não esperem jogadas técnicas e de rara beleza do jogador, mas oportunista André Lima sempre foi.

Na partida contra o Furacão, o atacante marcou o segundo, terceiro e quarto gol dos gremistas. Também iniciou a jogada do gol marcado pelo argentino Escudero que abriu o placar. Depois, André iniciou a jogada, tocando de calcanhar, e recebeu na frente para bater cruzado e vencer Renan Rocha. No segundo tempo, pegou rebatida da defesa e bateu de fora da área no canto direito rasteiro. Para fechar o placar, cobrou pênalti e fez mais um e teve direito de pedir música.

O Grêmio tem um time bem limitado, mas não deve ficar na zona de rebaixamento. Se depender dos gols de André Lima, quanto à degola, os torcedores podem ficar tranquilos.