Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

SEM ZAGUEIROS, BARÇA GOLEIA

O Barcelona não perdia em estreia de Campeonato Espanhol desde 1939 e o tabu não foi quebrado. Na partida contra o Villarreal no Camp Nou, o atual tricampeão venceu por 5 a 0. O curioso é que os catalães não tinham zagueiros de ofício para atuar.




Com Puyol e Pique lesionados, o técnico Pep Guardiola foi obrigado a formar a zaga sem defensores. O setor foi composto por Busquets, Mascherano e Abidal e o Submarino Amarelo nem ameaçou o gol de Victor Váldes.




Os gols do massacre foram marcados por Messi, duas vezes, Thiago Alcântara (foto) e os reforços Fàbregas e Alexis Sanchez. O melhor jogador do mundo atingiu a marca de 101 gols marcados no Camp Nou com a camisa do Barça.




A ida de Busquets para a zaga, abriu uma vaga para Thiago Alcântara e Fàbregas entre os titulares. Será que a tendência é que o excelente volante se torne zagueiro para Fàbregas virar titular?

REAL COMEÇA COM GOLEADA FORA DE CASA

O Campeonato Espanhol começou no último final de semana após terminada a greve dos jogadores e o Real Madrid já deu mostras que está muito forte e brigará para evitar o tetra do rival Barcelona.

Na estreia, contra o Zaragoza no Estádio La Romareda, goleada por 6 a 0 com direito a três gols do português Cristiano Ronaldo que chegou a 102 com a camisa do clube merengue. Xabi Alonso e os brasileiros Marcelo e Kaká completaram o marcador.

Marcelo foi, depois de CR7, o destaque do time da capital. Vale lembrar que o clube gastou um dinheiro para trazer Fábio Coentrão (ex-Benfica), mas o portuga foi deslocado para o meio, já que o brasileiro é o dono da lateral-esquerda.

Kaká estava no banco de reservas e entrou em campo aos 32 do segundo tempo e cinco minutos depois, marcou o quinto do Real com passe de Marcelo. Kaká ainda daria a assistência para Cristiano Ronaldo fechar o marcador aos 42 minutos da etapa final.

Acho que o ponto fraco do Real Madrid é a zaga. Não dá para ter o botinudo Pepe como titular. No meio, será difícil Kaká desbancar Özil e Di Maria. No ataque, por enquanto, Benzema é o dono da posição deixando Higuaín como opção na reserva.

Mesmo com a goleada e com tamanhos craques na equipe, eu sou mais o time do Barcelona, que com a chegada de Fàbregas, ficou ainda mais forte. Por falar no time de Messi e companhia, a estreia no Espanhol será nesta segunda-feira no Camp Nou contra o Villarreal.

FORÇA, RICARDO GOMES

A rodada era aguardada pelos clássicos regionais e o domingo de sol no Rio de Janeiro reservava um Flamengo e Vasco brigando pela primeira colocação do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, mas o jogo ficou para trás. A notícia do dia foi o AVC sofrido pelo técnico do Vasco, Ricardo Gomes no Engenhão.




O jogo terminou empatado sem gols. O Fla segue em segundo e o Vasco em quarto na tabela de classificação, mas o que vou contar é sobre o caso do treinador vascaíno que começou a se sentir mal aos 20 minutos do segundo tempo.




Este não foi o primeiro problema do técnico que ja tinha sofrido um AVC em fevereiro de 2010 quando comandava o São Paulo.




Ricardo Gomes se sentiu mal e pediu atendimento médico ainda no banco de reservas. Depois, o treinador teve um mal súbito e deixou o Engenhão na ambulância e foi diretamente para um hospital na zona norte do Rio de Janeiro em um bairro vizinho ao estádio.




Ao ser atendido, os médicos qualificaram o estado como gravíssimo. O treinador estava com pressão alta (19 por 10) e teve uma hemorragia cerebral e precisou ser operado às pressas para a retirada de um coagulo no cérebro.




A cirurgia durou cerca de três horas e foi muito bem sucedida de acordo a equipe do hospital. Durante a operacão, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, o diretor de futebol, Rodrigo Caetano, os jogadores Fernando Prass e Felipe e o técnico do Flamengo Vanderlei Luxemburgo estiveram no local para prestar solidariedade à Ricardo Gomes.




É bem provável que o treinador não possa dar sequência a carreira. Ainda existe o risco de sequelas, mas o risco de morte caiu muito. Ricardo Gomes deve ficar hospitalizado por, no mínimo, dez dias. Segundo Clóvis Munhoz, médico do Vasco, as próximas 72 horas serão importantes para saber como ficará o estado de saúde do treinador.

O Vasco será comandado pelo auxiliar de Gomes, Cristóvão, mas a diretoria deve ter que procurar outro técnico, mas isso não é o principal no momento. O que vale é que a cirurgia foi bem feita e o treinador de 46 anos deve sobreviver a esta luta.




O Blog Futebol em Foco, assim como todos que gostam de esporte, deseja força ao treinador vascaíno. Ricardo Gomes teve uma carreira brilhante como jogador. Fez parte do time do Fluminense campeão brasileiro em 1984. Foi convocado para a Copa do Mundo de 1994, mas foi cortado por lesão dias antes do Mundial. Como técnico, é o atual campeão da Copa do Brasil pelo time da Colina.




Força e pronta recuperação, Ricardo Gomes!

MASSACRE NA INGLATERRA

Já tinha afirmado aqui no Futebol em Foco que a situação do Arsenal não é nada boa com a saída dos principais jogadores, mas ninguém poderia imaginar tamanho sacode no clássico inglês deste domingo. O Manchester United venceu o Gunners por 8 a 2 com show de Wayne Rooney que marcou três vezes. A partida foi disputada no Old Trafford.



O técnico Arsene Wenger corre sérios riscos de demissão, mas o treinador não tem culpa se a diretoria vende Fàbregas e Nasri e não oferece reposição.



Depois que Welbeck fez o primeiro (com passe de Anderson), Van Persie teve a chance do empate, mas o goleiro De Gea defendeu penalidade máxima. Young faria o segundo. Rooney começou a dar as cartas ao marcar o terceiro gol em cobrança de falta. Antes de terminar a primeira etapa, Walcott diminuiria em falha do goleiro do United.



Na etapa final, Rooney marcou mais um de falta. Nani e Park (que tinha acabado de entrar) também foram às redes. O sétimo gol foi, novamente de Rooney, desta vez de pênalti. Antes disso, Van Persie marcou o segundo do Arsenal, mas Young ainda fecharia o placar em 8 a 2. Quanta humilhação na Inglaterra!



Muita coisa precisa ser repensada no time londrino. Não é de hoje que o Arsenal não figura entre as principais forças na Premier League e a tendência é que tudo piore nesta temporada por causa das baixas no clube.

BOTAFOGO NOCAUTEIA O FLUMINENSE NO ENGENHÃO

De forma merecida, o Botafogo venceu o Fluminense, de virada, por 2 a 1 e subiu na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Os Alvinegros fecharam o primeiro turno com 34 pontos na quinta colocação, mas a apenas três do líder Corinthians. Já o atual campeão, ficou em 11º lugar com 25 pontos.



No clássico Vovô, o Botafogo foi superior desde o início. Logo no começo, Elkeson obrigou Diego Cavalieri a bonita defesa em cobrança de falta. Pelo Flu, o argentino Lanzini estava tímido e Souza errava quase tudo. Sendo assim, Fred e Rafael Moura ficavam isolados e sem receber boas bolas na frente.



No primeiro tempo, em um choque pelo alto, Fred acertou uma cotovelada em Fábio Ferreira e o defensor do Bota sangrou muito e teve de continuar em campo graças a uma touca. O árbitro Felipe Gomes da Silva deveria ter expulsado o atacante, mas só deu cartão amarelo.



No final do primeiro tempo, Lanzini acordou e o Flu melhorou. Carlinhos quase abriu o placar. Diogo, da meia lua, também levou perigo ao gol de Jefferson.



Em uma falha do fraco Márcio Rosário, Loco Abreu perdeu a chance de marcar ao enfeitar o lance tentando dar um balão no zagueiro.



No segundo tempo, os dois times voltaram com tudo. Fred colocou os tricolores em vantagem em falha da zaga alvinegra que o matador não perdoou e fez de cabeça.



Mas era injusto o Botafogo ficar atrás no marcador e a injustiça durou apenas um minuto. Elkeson, o melhor em campo, fez linda jogada individual e passou na velocidade por Gum e Rosário antes de bater cruzado para deixar o jogo empatado.



O gol da vitória botafoguense foi em um contra-ataque perfeito. Jefferson repôs a bola rápido e Loco Abreu teve espaços para avançar e tocar para o lateral Lucas marcar o segundo. Jogada certinha de um time que foi muito superior e mereceu vencer o clássico.



Abel Braga ainda tentou mudar o panorama do jogo com as entradas de Ciro e Martinuccio, mas o Botafogo soube administrar a vantagem e sair vitorioso de mais um clássico regional.