Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PACOTÃO NO VASCO


O Vasco apresentou mais dois jogadores essa tarde em São Januário. O volante Jumar de 23 anos estava no Palmeiras e não era escalado na temporada que acabou de terminar. O outro anunciado foi o lateral esquerdo Márcio Careca, antigo desejo dos dirigentes vascaínos. O jogador fez um belo campeonato pelo Barueri, sendo um dos melhores da posição e chega para ser titular, já que Ramon deve voltar ao Internacional.

Márcio Careca é bom jogador, mas tem um agravante, sempre que passa por clubes grandes, não rende. Quem não se lembra da passagem apagada que teve pelo Palmeiras em 2005 e o lateral já está com 31 anos? E acho que Ramon é mais jogador que ele.

Com estes dois atletas, já chega a sete o número de reforços confirmados pelo Vasco. Élder Granja, Léo Gago, Gustavo, Caíque e Geovane Maranhão (quem?) também já acertaram com o cruzmaltino. Destes, Léo Gago tem tudo para ser a melhor pedida, pelo campeonato que fez jogando no Avaí.

Acho que a diretoria do Vasco está totalmente errada em contratar jogadores sem ter um técnico. Quem está dando o aval para essas contratações? Por falar em técnico, o clube deve anunciar ainda neste fim de semana o nome de Vagner Mancini para o comando da equipe. O ex- treinador do Vitória já acertou as bases do contrato e pode ser anunciado nas próximas horas.

A prioridade da diretoria agora é contratar atacantes, já que apenas Rodrigo Pimpão e Alex Teixeira estão confirmados para o ano que vem. O grande sonho de consumo é Rafael Sóbis, ex-Internacional. Rafael Coelho do Figueirense pode acertar e Herrera do Grêmio, Kleber Pereira que saiu do Santos e Reinaldo do Botafogo também estão nos planos do Vasco. Quero saber a opinião dos leitores do Futebol em Foco sobre os reforços apresentados. Léo Gago foi uma boa, assim como seria Rafael Sóbis e Rafael Coelho.

NOVO TÉCNICO NA VILA


O Santos anunciou hoje o nome de Dorival Junior para ser o treinador da equipe em 2010. O acordo já estava praticamente acertado desde o início da semana.

Dorival, campeão brasileiro da Série B pelo Vasco, vai ficar na Vila Belmiro por dois anos e vai levar um auxiliar e um preparador físico que devem ser Ivan Izzo e Celso de Rezende com quem trabalhou em São Januário.

Esta é a primeira contratação da nova diretoria encabeçada por Luis Álvaro de Oliveira que derrotou Marcelo Teixeira nas eleições do Peixe. A apresentação de Dorival está marcada para a próxima terça-feira, data em que a nova diretoria vai tomar posse. Será que o Santos vai pagar a mesma quantia que Dorival pediu para renovar com o Vasco?

Dorival é um treinador sério e muito competente. Deve dar certo no Santos, mas para isso, o time santista precisa de reforços e não são poucos. Dorival é bom treinador, mas não é mágico.

O ADEUS DO CAPITÃO


O zagueiro Juninho não é mais jogador do Botafogo. O defensor está de malas prontas para o futebol coreano.

Juninho era a referência do Botafogo. O atleta começou nas divisões de base do Coritiba, mas foi no Rio de Janeiro que alcançou maior destaque. A primeira passagem pelo Alvinegro foi em 2005 e rendeu o título estadual no ano seguinte. Em 2008, o jogador foi para o São Paulo, mas não se destacou e acabou voltando para General Severiano, onde marcou sete gols neste Campeonato Brasileiro, sendo um dos artilheiros botafoguenses e o zagueiro com mais gols durante o campeonato.

Na Coréia do Sul, Juninho vai jogar no Samsung Bluewings. O jogador de 27 anos quer fazer a sua independência financeira, mas jogar no futebol da Coréia... Sinceramente...

Eu sempre falei que a principal virtude de Juninho era a cobrança de falta. Como zagueiro, eu acho ele um jogador lento e baixo para a posição. Juninho seria um bom volante, porque tem qualidade no passe, mas cá para nós, na Coréia, Juninho vai mandar e desmandar. Quem não se dá bem no futebol coreano? Acredito que ele poderia ter esperado mais um pouco, até aparecer uma proposta de um país que tenha tradição no futebol. Era melhor ter ficado no Botafogo do que ir para a Ásia.

GRINGO NO SUL



O Internacional pode anunciar a qualquer momento o nome de Jorge Fossati como treinador para 2010. As prioridades eram Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho, mas o primeiro não gostou de assinar por apenas um ano, enquanto Muricy está sob contrato com o Palmeiras.

O uruguaio Jorge Fossati estava treinando a LDU, onde conquistou a Copa Sul-Americana sobre o Fluminense há pouco mais de uma semana. Como jogador, Fossati já esteve no Brasil, foi goleiro do Avaí e Coritiba nos anos 80 e por isso, fala português com naturalidade, mas não é só o Internacional que pretende contar com o treinador. O Peñarol-URU e a Seleção do Equador também já fizeram propostas por Fossati, mas a tendência é que ele desembarque mesmo em Porto Alegre. Inclusive nesta quinta-feira, os dirigentes do Colorado foram até Montevidéu e passaram a proposta ao treinador que gostou e ficou de responder brevemente.

Jorge Fossati começou a carreira de técnico no River Plate, passou por Peñarol, Cerro Porteño e chegou até a dirigir a seleção uruguaia na Copa América de 2004.

Pela campanha que fez com a LDU, Fossati mostra ser um bom treinador, mas acho que o Internacional poderia buscar alguém aqui do Brasil. Temos bons treinadores que ainda estão sem emprego, casos de Joel Santana, Vagner Mancini, Tite e alguns outros. Nunca vi nenhum técnico estrangeiro fazer um bom papel no Brasil, pelo menos nos últimos anos. Alguém se lembra de algum gringo que tenha tido sucesso?