Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MOMENTOS DECISIVOS NA SÉRIE B

O Campeonato Brasileiro da Série B já definiu três dos quatro representantes da Primeirona de 2011, mas a briga pela última vaga na elite está muito quente. América-MG (59), Portuguesa (56) e Sport (56) ainda lutam pela quarta vaga.

Na próxima rodada, penúltima da competição, a Portuguesa jogará em casa contra o Ipatinga que luta para não ser rebaixado. Aposto em uma vitória da Lusa. Já o América-MG jogará em Sete Lagoas contra o Sport, um rival direto na briga pelo acesso. Na última rodada, o Coelho vai até Campinas encarar a já desmotivada Ponte Preta. O Sport vai duelar contra a Portuguesa na Ilha do Retiro em Pernambuco.

Pelo quesito de desempates, o América joga por uma vitória nos dois próximos jogos para garantir o tão sonhado acesso. Com 62 pontos e 19 vitórias, os mineiros não podem ser alcançados na tabela.

Outra briga que segue no campeonato é em relação ao rebaixamento. O Santo André (37) e o América-RN (38) só escapam da Terceirona por milagre. Brasiliense e Ipatinga, ambos com 40 pontos ganhos também não estão em uma situação fácil. Os principais concorrentes na luta contra o descenso são: Guaratinguetá e Vila Nova com 43 pontos. O Náutico, que estava ameaçado, deu uma respirada ao vencer na última rodada e chegar aos 45 pontos.

Eu acho que o América-MG não tem tanta tradição como Sport e Portuguesa, mas como depende apenas de si, é o favorito para garantir a quarta vaga. Até porque a Lusa e o Leão mostraram que são equipes muito irregulares durante o campeonato.

Na briga contra a Série C, Santo André e América-RN já carimbaram o passaporte em minha opinião. O Brasiliense não tem uma tabela tão complicada (pega a Ponte Preta em casa e o América-RN fora) e ainda pode escapar. O Guaratinguetá vai jogar contra Coritiba e Figueirense e pode acabar voltando para a Série C. O Ipatinga deve perder para a Portuguesa no próximo jogo, mas uma vitória sobre o Icasa no Ipatingão pode salvar os mineiros. O Vila Nova tem um bom número de vitórias (12) e deve escapar. O Náutico, para mim, já se livrou da ameaça.

RIVALDO JOGARÁ O PAULISTÃO 2011


O meia atacante Rivaldo, 38 anos, pentacampeão mundial com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2002, voltará a atuar no futebol brasileiro em 2011.

Rivaldo será o novo reforço do Mogi Mirim. O jogador foi revelado pelo Santa Cruz, mas ganhou projeção nacional no Mogi em 1992 com o Carrosel Caipira. Atualmente, é o presidente do clube que disputa a primeira divisão em São Paulo.

Sem jogar desde agosto, quando rescindiu contrato com o Bunyodkor do Uzbequistão, Rivaldo fará parte do elenco do Sapão e a assinatura do contrato deve ocorrer no dia 1º de dezembro no interior paulista e logo após o Estadual, o atleta deverá encerrar a carreira.

Depois que saiu do Mogi em 1992, Rivaldo ganhou o Brasil e o mundo. Seu primeiro clube grande foi o Corinthians, depois fez parte de um super time do Palmeiras em 1996, quando foi para a Europa e passou por La Coruña e Barcelona, onde foi escolhido como melhor jogador do mundo em 1999. Rivaldo ainda atuou no Milan e voltou ao Brasil para defender o Cruzeiro em 2003, mas a passagem por Minas Gerais foi curta.

Na seleção, o pernambucano atuou por dez anos (1993-2003), mas não foi para o Mundial de 1994, mas o título na Ásia fez do jogador um campeão mundial com a camisa da seleção.

Não sei como está a situação de Rivaldo fisicamente, mas será um marketing muito bom para o Paulistão e para o Mogi Mirim. Com certeza, todos os jogos do Sapão terão apelo. Se tiver bem fisicamente, Rivaldo não fará feio, pois técnica não se esquece.

LDU VENCE A PRIMEIRA, MAS NÃO HÁ NADA DEFINIDO


No primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-Americana, a LDU venceu o Independiente por 3 a 2 no Estádio Casablanca em Quito em um grande jogo. Agora, os equatorianos, atuais campeões da competição, jogarão por um empate na partida da volta em Buenos Aires na semana que vem.

Nos primeiros minutos, só dava LDU que aproveitou a altitude a seu favor, grande temor dos adversários. Em Quito, além da LDU, os oponentes têm que jogar contra os 2.850 metros acima do nível do mar.

O primeiro ataque dos argentinos só saiu aos 24 minutos com o atacante Parra que reclamou de penalidade feita por Cevallos. O árbitro uruguaio Roberto Silveira ignorou um pênalti tão claro. Godoy também assustou Cevallos com uma bola que explodiu no travessão.

Quando o Independiente dominava a partida, a LDU chegou ao gol em umlance muito bonito de Salgueiro que acertou uma bomba de fora da área e a bola foi no ângulo do goleiro Navarro aos 43 minutos do primeiro tempo.

Na etapa final, o técnico Edgardo Bauza colocou o atacante Bolaños em campo e o equatoriano marcou o segundo da LDU ao receber na pequena área. Pouco depois, Salgueiro fez de letra, mas a arbitragem assinalou impedimento erradamente.

Mas a LDU estava a todo vapor e aos dez minutos, o capitão Reasco bateu cruzado e anotou o terceiro dos donos da casa. A torcida já comemorava a tranquila vitória e esperava até por uma goleada, mas time argentino não se entrega nunca.

Aos 12 minutos, Silveira, que estava impedido, recebeu e bateu na saída de Cevallos para marcar o primeiro dos hermanos. Mais um erro da arbitragem que foi um horror em Quito.

Depois de fazer o primeiro, os argentinos se empolgaram, foram para cima e aos 17, o lateral Lucas Mareque fez linda jogada e marcou um golaço ao acertar o ângulo de Cevallos. Pouco depois, Navarro fez dificil defesa e evitou o quarto dos anfitriões.

Faltava ar para buscar o empate e a LDU se assustou com a reação dos argentinos que saíram de campo satisfeitos por diminuir a desvantagem. Agora, uma simples vitória em Avellaneda garante o Independiente em mais uma final de torneio na América do Sul.