Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de março de 2011

UM SHOW DE GARRA

Um time em crise, sem técnico, sem estrutura e precisando vencer desesperadamente. Teria cenário mais sombrio? Mas este time tem jogadores capazes de decidir uma partida em minutos e é nada mais, nada menos do que o atual campeão brasileiro. No fim, apesar de todo o susto, o Fluminense venceu o América-MEX por 3 a 2 no Engenhão, conquistou sua primeira vitória na Taça Libertadores da América e deixou a lanterna do Grupo 3 ao chegar aos cinco pontos. O América tem seis e o líder é o Argentino Juniors com sete.

O Fluminense foi comandado pelo interino Enderson Moreira que fez sua estreia no clube. Momento antes da partida, o presidente Peter Siemsen anunciou que Abel Braga será mesmo o treinador a partir de junho.

Apesar do apelo da diretoria, a torcida não compareceu em bom número ao estádio. Pouco mais de 13 mil pessoas foram apoiar. O ex-técnico Muricy Ramalho foi hoistilizado nas arquibancadas e a torcida já gritou o nome de Abelão.

Os brasileiros começaram o jogo a mil por hora. Nos minutos iniciais, os novos titulares Valencia e Souza assutaram o goleiro Navarrete que substituia o excelente Ochoa. Mas a defesa do Flu falhou e os mexicanos saíram na frente. Após um chutão para frente, Digão se enrolou com o perigoso Sanchez e ainda atrapalhou a saída de Ricardo Berna que voou para agarrar, mas largou a bola na queda que sobrou para o atacante apenas empurrar para as redes. Os jogadores do Flu reclamaram muito de falta no lance, mas não houve nada de anormal. Foi pura falha da zaga.

Só que em seguida, para sorte do Tricolor, o zagueiro Gum, de cabeça, deixou tudo igual no Engenhão. O Fluminense partiu em busca da virada com lances perigosos, principalmente de Fred. Gum também teve outra oportunidade pelo alto, mas o América era perigoso e por pouco não marca o segundo no final da primeira etapa, mas Berna se recuperou da falha no gol e salvou em arremate de Montenegro.

No segundo tempo, o Fluminense com menos de um minuto já assustou. Fred fez linda jogada individual, mas parou em Navarrete. Emerson também chutou, mas a bola saiu raspando a trave dos mexicanos.

Com seis minutos, o Flu perdeu Mariano contundido e Enderson Moreira não teve medo de ousar e colocou o apoiador Deco, deslocando Souza para a lateral, posição que exerceu por muito tempo na carreira quando jogava no São Paulo.

A entrada de Deco melhorou a criação da equipe. Logo depois veio Rafael "He Man" Moura na vaga do cansado Emerson. Só que Sanchez voltaria a aparecer para estragar tudo. Em arrancada pela esquerda, o atacante mandou para a área, Berna não alcançou e Digão, ao tentar cortar, acabou colocando a bola para dentro do gol. Mais uma trapalhada da dupla R. Berna - Digão.

Os tricolores ficaram incrédulos, mas a superação foi a base da volta por cima. Em nenhum momento o time desistiu e chegou ao empate em boa jogada de Deco pela direita que cruzou, na medida, para bonita cabeçada de Araujo que tinha acabado de entrar no lugar de Julio Cesar (vaiado mais uma vez ao sair de campo).

Só que o empate não era satisfatório. A torcida começou a empurrar aos gritos de "Time de Guerreiros" e o Flu partiu na base do abafa. Em um chutão para frente, aos 42 minutos, Fred desviou de cabeça, a zaga cortou mal e a bola chegou até a Deco que com um toque sútil por cobertura, marcou o terceiro do Fluzão.

O meia Deco entrou e decidiu a parada. Afirmo sem medo de errar que esta foi a melhor partida do luso nos sete meses em que está nas Laranjeiras. Foi muito bom para o jogador que vinha sendo criticado por passar tanto tempo no departamento médico. Além de Deco, quem também jogou muito bem foi Souza que voltou ao time titular.

Mais uma vez o Fluminense deu uma prova de garra e por isso os jogadores deixaram o gramado muito aplaudidos pela torcida. Agora, a próxima batalha será no dia 6 em Montevidéu contra o Nacional. Uma vitória deixa o time entre os dois primeiros o que lhe daria a vantagem de empatar o último jogo para garantir vaga nas oitavas. Depois de 2009, no Brasileiro, eu não duvido de mais nada deste time de guerreiros.

EX-JOGADOR ASSUME O BANGU

Depois de receber o pedido de demissão do técnico Gabriel Vieira, o Bangu anunciou o ex-volante Marcão como substituto. Marcão vai estrear na carreira de técnico no clube em que começou e encerrou a carreira.

Além do Bangu, o agora treinador, fez sucesso com a camisa do Fluminense e até hoje é exaltado pela torcida tricolor como um dos maiores símbolos de raça no período em que o Flu amargava a pior crise de sua história com seguidos rebaixamentos.

Segundo o presidente do clube, Jorge Varela, a escolha por Marcão foi acertada já que o ex-atleta tem vasta experiência no clube e conhece todos os jogadores que até pouco tempo eram seus ex-companheiros.

A estreia de Marcão acontecerá no próximo fim de semana na partida contra o Volta Redonda, em Moça Bonita, válida pela quinta rodada da Taça Rio. O Bangu ainda não livrou o risco de rebaixamento, mas o pensamento de todos é ainda lutar pela vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.