Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CONVOCAÇÃO MERECIDA


O técnico Dunga perdeu mais um jogador para os amistosos contra Inglaterra e Omã. Dessa vez, o lesionado foi o zagueiro Luisão do Benfica-POR, mas a contusão fez com que fosse corrigida uma injustiça e o treinador chamou Thiago Silva do Milan, que não pode ficar fora da lista de convocados.

Thiago Silva no primeiro ano de Milan, já é titular absoluto e substitui ninguém menos que Maldini, um dos maiores ídolos do clube italiano. Na semana passada, Thiago marcou o primeiro gol em jogos oficias com a camisa rubro-negra e forma com Nesta uma defesa de respeito.

O Monstro, como era chamado no Fluminense, é um dos melhores defensores da atualidade e só não será titular na Copa porque Lúcio e Juan formam uma das melhores zagas do mundo. Mas com certeza, Thiago Silva é o futuro da zaga brasileira nos próximos mundiais. O ex jogador do tricolor carioca é muito melhor que Luisão, Naldo, Miranda, Alex Silva, André Dias...

FICOU BARATO


O Fluminense não tomou conhecimento do Cerro Porteño e venceu em Assunção por 1x0 pelo jogo de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. O time carioca chegou a dez jogos sem perder e joga pelo empate semana que vem no Maracanã para chegar a decisão do torneio.

Os brasileiros começaram o jogo a todo vapor. Nem parecia que estava fora de casa. O acanhado Estádio General Pablo Rojas não intimidou o Fluzão que poderia ter aberto o placar logo no primeiro minuto, mas Maicon demorou para finalizar. Até os dez do primeiro tempo, o Flu chegou com perigo mais duas vezes. Aos 23 minutos, o argentino Héctor Baldassi não deu pênalti claro em cima de Conca. Mais uma vez esse árbitro prejudicou o Fluminense como já fizera na final da Taça Libertadores de 2008. Por que colocaram esse cidadão para apitar? E olha que falam que ele será o juiz argentino na Copa do Mundo. É o Simon deles.

O Cerro não conseguia passar do meio de campo. O Fluminense estava muito agressivo e dominava o jogo, inclusive com maior posse de bola, mesmo atuando fora de seus domínios. A partir da metade do primeiro tempo, o goleiro Barreto começou a salvar os paraguaios. Primeiro foi em cabeçada de Dalton e depois Mariano acertou uma bomba e Barreto fez linda defesa. O zagueiro Dalton ainda mandou uma bola no travessão. Esta foi uma das melhores partidas que vi do Fluminense desde a campanha da Libertadores do ano passado. Os paraguaios só assustaram aos 45 com o atacante Nanni, mas Rafel estava atento.

Na volta para o segundo tempo, o Flu continuou melhor. Conca fazia ótima partida, assim como Mariano que subiu muito de produção ultimamente, mas o Cerro tinha Barreto que evitava o gol tricolor, mas aos 30 minutos, apareceu o matador. Fred ganhou no meio campo e deu uma arrancada genial e chutou de bico para vencer o paredão do Cerro e marcar o gol do Fluzão. Este foi o nono de Fred nos últimos nove jogos. O atacante faz a diferença. O time azul-grená pouco ameaçou e os brasileiros venceram com autoridade e pelo volume de jogo apresentado, até que foi pouco.

Caso o Fluminense continue jogando essa bola, com certeza será campeão da Sul-Americana. Em relação ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro é mais difícil até porque depende de outras combinações de resultados. Eu, que tanto critiquei o Fluminense, afirmo sem medo de errar: Hoje em dia, o time de Cuca está jogando como uma das melhores equipes do país juntamente com Flamengo e Cruzeiro.

Pelo Campeonato Brasileiro, uma partida que teoricamente tinha tudo para ser tranquila. O Palmeiras, aspirante ao título recebeu o lanterna Sport e foi surpreendido pela equipe de Pernambuco.

Até tinha falado com o palmeirense Raphael hoje mais cedo que o jogo seria fácil. Previa uma goleada, mas errei (como diz Raphael se eu falar dá errado). Logo aos 11 minutos, Dutra recebeu na esquerda e cruzou para o boliviano Arce acertar de primeira sem chances para Marcos. 1xO Leão. Pouco depois, Adriano Pimenta fez jogada pelo meio e tocou para Wilson fazer o segundo. Nem o mais pessimista dos palmeirenses podia esperar por uma adversidade dessas. O desespero começou a tomar conta do time paulista, principalmente do goleiro Marcos.

O time paulista até que teve uma boa chance. Figueroa cruzou e Obina subiu com estilo, mas mandou para fora. Nos acréscimos, de novo Obina de cabeça, mas Magrão fez a defesa.

No segundo tempo, Muricy lançou Pierre (xodó da torcida) e Deyvid Sacconi e o time apresentou uma melhora, mas por pouco o Sport não marca o terceiro com Moacir. Aos 25 minutos, o zagueiro Durval agarrou Ortigoza e como já tinha cartão amarelo, recebeu o vermelho, deixando o jogo mais aberto. Pouco depois o meia Deyvid Sacconi recebeu na área e diminuiu para festa no Palestra.

O Sport fazia de tudo para segurar a vitória, único resultado que evitava a queda para a segundona e o Palmeiras foi pra cima e foi recompensado aos 40 minutos com o empate. Bola na área e Danilo recebeu sozinho, os defensores pararam e reclamaram de impedimento, mas Elder Granja,desatento, dava condição ao zagueiro alviverde e o Palmeiras chegava ao empate. Parabéns ao assistente João de Araújo que validou o lance. Nos minutos finais, o time paulista não conseguiu ameaçar o Sport e o jogo terminou.

O Palmeiras empata com o São Paulo em pontos (59), mas está na frente no saldo de gols, porém com um jogo a mais e o Sport é o primeiro time a ser rebaixado no Campeonato Brasileiro para tristeza do italiano Gianni Sereni. O time rubro-negro já anunciou o treinador que vai comandar a equipe na série B em 2010. Trata-se de Givanildo de Oliveira, o rei dos acessos. Este ano, Givanildo foi campeão da série C com o América-MG. Sorte ao Leão na próxima temporada e são paulinos e flamenguistas agradecem por mais esse tropeço do Porco.