Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2018

O FICO DE GRIEZMANN

Fim de uma novela no futebol europeu. Dado como certo para reforçar o Barcelona na próxima temporada, o francês Griezmann declarou que não sairá do Atlético de Madrid rumo ao Camp Nou.

O craque francês tinha prometido anunciar a decisão antes da Copa do Mundo e cumpriu o combinado. Em entrevista a uma emissora espanhola, o atacante garantiu que seguirá no clube da capital que vai em busca do tão sonhado inédito título da Champions League. Na próxima temporada, a decisão será disputada justamente na casa do clube "colchonero".

Griezmann está no Atlético desde 2014. Com contrato até 2022, tinha uma cláusula que permitia a saída desde que pagassem a multa rescisória que caiu de 200 para 100 milhões de euros. O Barcelona declarou que investiria sem problemas, mas o jogador decidiu ficar.

Griezmann é uma das principais apostas da favorita, França na Copa do Mundo. Acho que a escolha se baseou no princípio de ser o "cara". Ganhar no "Atleti" faz entrar para a história.. No Barça, seria apenas mais um coadjuvante da estrela principal que é Lionel Messi.

Griezmann tem tudo para ser um dos grandes nomes da Copa do Mundo. Acho que pode brigar pelo posto de artilheiro e craque da competição. Não descartaria de aparecer na briga pelo prêmio de melhor jogador do mundo no fim do ano na cerimônia da Fifa.

RÚSSIA ABRE COPA DO MUNDO COM GOLEADA

Começou a Copa do Mundo de 2018. Rússia e Arábia Saudita abriram a competição em Moscou. Ninguém esperava um bom jogo. Mas até que foi surpreendente. Goleada dos donos da casa por 5 a 0. 
 
A partida marcava o encontro das duas seleções de pior colocação no ranking da Fifa dentre as 32 participantes da competição. Mas a Rússia mostrou ser bem melhor.

O time da casa tinha o ex-gremista Mário Fernandes como titular da lateral-direita. A Rússia tomou a iniciativa da partida e saiu na frente logo aos 11 minutos com gol do volante Gazinskiy, de cabeça.

A Arábia sequer passava do meio de campo. A Rússia, que não vencia um jogo desde outubro, não é nada demais.Longe disso. Mas os sauditas são brincadeira. Aos 42 minutos, o segundo gol. Denis Cherishev, ex-Real Madrid, fez bonita jogada individual, limpou a marcação e bateu sem chances de defesa para Al-Muaiouf.

No segundo tempo, os russos quase aumentaram com Dzyuba, mas Al Muaiouf pegou. Só que três minutos depois, o atacante marcou. Nos acréscimos, a Rússia ainda fez mais dois. Aos 46, Cherishev fez um golaço com toque de categoria no ângulo. Aos 49, Golovin deu números finais à goleada em cobrança de falta.

VAI COMEÇAR A COPA DO MUNDO. QUEM É O FAVORITO?

Vai começar a 21ª edição do maior torneio do futebol mundial. A Rússia sediará a Copa, mas nem de longe é apontada como uma das sensações da competição. O Mundial tem ausências sentidas como Holanda e Itália, mas seis dos sete campeões tentarão levantar o troféu no dia 15 de julho em Moscou. Sem falar em equipes que nunca triunfaram, mas que podem surpreender nesta edição.

A partida de abertura será entre a anfitriã, Rússia e Arábia Saudita. Nem de longe um jogo de grande apelo, mas é Copa do Mundo. Os donos da casa vivem momento bem ruim e não vencem uma partida desde outubro. Acho que não passam sequer da fase de grupos.

Dentre os favoritos ao título, aposto em França, Brasil, Espanha (apesar da confusa mudança de treinador às vésperas do Mundial) e Alemanha. Nesta ordem. Vejo a seleção francesa como a melhor equipe da Copa. Didier Deschamps pode ser o problema. Não é do tamanho da qualidade do plantel. O Brasil de Tite tem o time mais equilibrado e bem armado do torneio. Tudo mudou desde a chegada do treinador que merece ser campeão do mundo para coroação de um magnífico trabalho. 

A Espanha tem uma geração muito boa. Vai se recuperar do fiasco da Copa passada. Mesmo com a zona na questão do técnico, chegará longe sob o comando de Fernando Hierro. A Alemanha tem um time muito bom. Continua sob a batuta de Joachim Löw e passa por um trabalho de renovação que vem sendo muito bem feito.

Além das quatro seleções citadas, ainda vejo um segundo pote com mais quatro que podem chegar ao título. Como desprezar a Argentina de Messi? A bagunça é grande, o sistemo defensivo caótico, mas se o camisa 10 jogar o que sabe, levanta a taça. E se tem um jogador que merece vencer a Copa do Mundo, este é Lionel Messi.

Croácia, Bélgica e Inglaterra não estão entre as favoritas, mas contam com times recheados de grandes jogadores. Se forem campeões do mundo, será surpresa, mas nem tanto. A chance disso acontecer está longe de ser zero.

Melhor jogador nas últimas duas temporadas, Cristiano Ronaldo chega com moral após o título da Euro com Portugal, mas não consigo ver os "Patrícios" acima das quartas de final. O mesmo vale para o tradicional Uruguai que conta com uma dupla de ataque mortal (Cavani e Suárez), mas o resto do time é bem comum. Acredito que a maior surpresa da Copa pode vir da famosa geração belga ou da Croácia que conta com grandes jogadores como Subasic, Modric, Rakitic, Perisic e Mandzukic.

Para o posto de melhor jogador do Mundial, acho que Messi dará de tudo para isso. Até porque deve ser a última Copa da carreira do craque. Mas colocaria também os franceses Griezmann e Mbappé na briga. Assim como os brazucas Neymar e Philippe Coutinho. Não dá para deixar CR7 de fora, mas tudo vai depender da posição em que chegará Portugal ao fim da competição.

Fiz aqui um breve resumo do que espero da Copa nesta terceira cobertura do Futebol em Foco da competição. Que role a bola. Nos próximos 31 dias, o mundo é a Copa. Que tenhamos um grande Mundial com belos jogos, alegria dentro e fora dos gramados russos. Que vença o melhor! Qual palpite de vocês?