Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de outubro de 2012

ESQUENTA A BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO

A briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro promete ser emocionante até as rodadas finais.

Depois da chegada de Gilson Kleina, o Palmeiras venceu duas partidas seguidas, mas com a derrota no clássico, diante do São Paulo, a situação ainda está muito ruim. O Alviverde segue na 18ª colocação com 26 pontos e está a seis do Coritiba que é quem estaria se salvando no momento, mas na próxima rodada, as duas equipes se enfrentrem em Araraquara e a diferença pode cair.

Entre Palmiras e Coritiba, ainda há o Sport que também estaria rebaixado no momento com 27 pontos e na 17ª posição. Mas o Rubro-Negro da Ilha do Retiro está em uma descendente na tabela, enquanto os paulistas estão crescendo.

Atlético-GO e Figueirense também se enfrentam na próxima rodada, mas acho que esses dois já vão fazer uma prévia da Série B 2013. Nem milagre salva goaianos e catarinenses da degola. Em minha opinião, restam duas vagas. O Sport pede para cair. Mas e o outro degolado? Quem seria?

Não acredito que o Coritiba fique entre os quatro últimos. A equipe conta com bons jogadores e deveria estar em uma situação mais confortável na classificação. Times como Portuguesa e Náutico que no início do campeonato eram dadaos como candidatos ao rebaixamento fazem uma boa campanha. O Timbu não corre risco algum e está em nono lugar. Já a Lusa ocupa uma confortável 11ª posição.

Outras equipes que "flertam" com a zona de perigo são Flamengo, Bahia e Santos, todos com 35 pontos ganhos, oito as mais que o Sport (último degolado no momento).

Em minha opinião, a equipe que mais corre riscos de entrar para o G4 do mal é a Ponte Preta que não vence há seis rodadas e já caiu para o 15º lugar com 34 pontos. Desde que o técnico Guto Ferreira assumiu, o time não sabe o que é vitória.

Faltam apenas dez rodadas para o fim do campeonato e a briga não é emocionante apenas para quem luta por título ou vaga na Taça Libertadores. Lá embaixo, a corrida contra a degola também será dura.

Segundo o matemático Tristão Garcia, quem fizer 46 pontos estaria livre de qualquer risco. Seguem os mais ameaçados:

11º Portuguesa - 36 pontos e 2% de risco
12º Flamengo - 35 pontos e 6% de risco
13º Bahia - 36 pontos e 4% de risco
14º Santos - 36 pontos 4 % de risco
15º Ponte Preta - 35 pontos e 9% de risco
16º Coritiba - 32 pontos e 15% de risco
17º Sport - 27 pontos e 79% de risco
18º Palmeiras - 26 pontos e 79% de risco
19º Figueirense - 22 pontos e 98% de risco
20º Atlético-GO - 20 pontos e 99% de risco

As porcentagens foram feitas pelo matemático Tristão Garcia 

BRASILEIRO NA SELEÇÃO HOLANDESA

O zagueiro Douglas, do Twente, é mais um brasileiro a se naturalizar e jogar por uma seleção estrangeira. O defensor de 24 anos, que começou a carreira no Joinville, foi convocado pelo técnico Louis Van Gaal (logo ele que não é fã de brasileiros) para defender a Holanda em duas partidas das Eliminatórias Européias para a Copa do Mundo de 2014.

Douglas obteve a cidadania holandesa em novembro de 2011 e já atua no futebol holandês há cinco anos. O zagueiro foi o melhor da posição no país em 2008 e conquistou o Nacional pelo Twente em 2010. Na atual temporada, a equipe lidera o Holandês com três pontos de vantagem para o PSV e o Vitesse.

A convocação de Douglas já vinha sendo estudada pelo ex-treinador da Seleção da Holanda, Bert Van Marwijk que sempre incentivou a naturalização do brasileiro.

Em agosto, Douglas já tinha feito parte de uma pré lista de Van Gaal para jogos das Eliminatórias, mas no fim foi deixado de lado. Agora, o jogador está confirmado para as partidas contra Andorra, na próxima sexta-feira em Feyernoord, e quatro dias mais tarde o adversário será a Romênia em Bucareste.

Só falta saber se Douglas será titular na Laranja Mecânica. A Holanda passa por um processo de reformulação após a pífia campanha na última Eurocopa, quando a equipe foi eliminada ainda na primeira fase, o que custou o cargo de Bert Van Marwijk (vice-campeão mundial em 2010 na África do Sul).