Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

ALGUNS CHEGAM E OUTROS VOLTAM À SELEÇÃO BRASILEIRA

O técnico Mano Menezes anunciou a lista de 24 jogadores que foram convocados para enfrentar a Escócia em amistoso no dia 27 de março em Londres. Muitas surpresas fizeram parte da relação do treinador.

Três novatos vão debutar, casos do volante Henrique do Cruzeiro, o meia Lucas do São Paulo (pedido com veemência aqui no Futebol em Foco) e o atacante Jonas, recém chegado ao Valência-ESP. Mais três jogadores também foram novidades, não por serem novos, mas sim por estarem voltando a defender o Brasil. Maicon e Lúcio da Internazionale de Milão e Elano do Santos não eram chamados desde a Copa do Mundo.

Entre as ausências, a mais sentida foi Robinho, capitão da Seleção na era Mano. Mas o atacante do Milan não apresenta um futebol de alto nível há muito tempo e eu achei mais do que justa a sua não convocação. Ronaldinho Gaúcho também era um nome aguardado por alguns (não por mim), mas não foi desta vez que o meia do Flamengo foi lembrado. Outro que foi preterido por Mano foi Hernanes da Lazio, expulso no último amistoso. Parece que o treinador condenou a atitude do volante no confronto diante da França. O goleiro Neto, da Fiorentina, perdeu espaço para Victor do Grêmio. Eu observaria Fábio do Cruzeiro que vem agarrando demais desde o ano passado.

Sobre a lista, eu gostei muito das convocações de Elano e Lucas. Também ainda acho que tem vaga para Lúcio na zaga, mas será difícil escolher quem barrar para a entrada do ex-capitão. Thiago Silva e David Luiz estão muito bem. O atacante Jonas, artilheiro do último Brasileirão, também é uma boa aposta. Já tinha citado o nome dele em outros posts. Bastou ir para a Europa que chegou à Seleção. Coincidência? Acho que quem pode ser testado futuramente na posição é Fred do Fluminense que no momento está contundido.

Mano Menezes vem de duas derrotas (Argentina e França). A Escócia não é nenhuma potência do futebol mundial. Está longe disso e um resultado que não seja convincente pode gerar algumas críticas ao treinador.

Quero saber a opinião dos leitores sobre a lista divulgada nesta manhã no Rio de Janeiro.

Confira abaixo os convocados:

Goleiros:
Julio César (Inter de Milão)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)
Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Inter de Milão)
André Santos (Fenerbahçe)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros:
Thiago Silva (Milan)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)
Lúcio (Inter de Milão)
Volantes:
Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Henrique (Cruzeiro)
Meias:
Elias (Atlético de Madri)
Elano (Santos)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Lucas (São Paulo)
Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Neymar (Santos)
Jonas (Valencia)

COMPLICOU!

O Fluminense foi até ao lendário Estadio Azteca e foi derrotado pelo América-MEX por 1 a 0 e segue sem vencer na Taça Libertadores da América. A situação dos cariocas é delicadíssima. O Fluminense está em terceiro com apenas dois pontos. Argentino Juniors com sete e América com cinco seriam os classificados no Grupo 3 caso a primeira fase terminasse neste momento.

Ainda sem contar com Fred, Emerson, Deco e Belletti, Muricy Ramalho optou por atuar com três zagueiros (Gum, Leandro Euzébio e Digão). A armação das jogadas ficava a cargo apenas de Conca que em nada lembra o brilhante jogador de 2010.

Os brasileiros tiveram uma excelente chance no primeiro tempo. Tarta cruzou, Diguinho chutou e a bola chegou até a Rafael Moura, mas o excelente goleiro Ochoa praticou um verdadeiro milagre na Cidade do México.

Os donos da casa insistiam em chutes de fora da área, principalmente com Montenegro e Oliveira, mas nenhuma das bolas chegou a assustar o goleiro Ricardo Berna.

No segundo tempo, o Fluminense melhorou e deu a impressão de que logo marcaria o gol. Rafael Moura, de cabeça, assustou Ochoa.

Vendo que estava perdendo o controle da partida, o técnico Carlos Reinoso colocou dois atacantes em campo. Entraram Marques e Martinez nos lugares de Layun e Oliveira respectivemente e o América cresceu na partida, tanto que aos 26 minutos abriu o placar. Digão cortou mal, Montenegro (melhor do time) recebeu e passou para Marques que, em posição legal, tocou na saída de Berna. A comissão técnica do Fluminense reclamou muito de impedimento, mas o lance foi legal.

O time brasileiro se perdeu depois de sofrer o gol e o América poderia ter aumentado a vantagem, mas Ricardo Berna apareceu bem, pelo menos em duas oportunidades. E o Flu não atacou mais e segue sem vencer na Libertadores.

A situação é bem preocupante, mas não podemos duvidar da capacidade do Fluminense que, além de ser o atual campeão brasileiro, é um time com um poder de reação incrivel. Quem não se lembra da fuga do rebaixamento em 2009?

Ainda acho que dá para passar de fase, mas para isso, o Flu precisará derrotar os mexicanos no Engenhão na próxima rodada e arrumar no minimo mais quatro pontos nos jogos que terá fora de casa contra Argentino Juniors e Nacional.

BOM DE CABEÇA E BOM DE BOLA

O meia Lucas do São Paulo tem apenas 18 anos e foi uma das figuras principais na conquista do Sul-Americano Sub-20.

Ao assistir uma entrevista coletiva do apoiador do São Paulo, pude perceber que Lucas não é só bom fora dos gramados. Com novo contrato no São Paulo e tendo a segunda maior multa rescisória do país (atrás apenas de Ronaldinho Gaúcho), o menino paulistano é de origem humilde e de forte cabeça.

Além de ser um dos melhores do Brasil no posição, Lucas pensa no futuro, não só dele, como de seus familiares. O jogador já prometeu que, com o primeiro salário, colocará dinheiro na poupança para render e o também investirá em bens para seus pais.

Nesta quinta-feira, o técnico da Seleção, Mano Menezes convocará os jogadores para o amistoso diante da Escócia. Todos sabem que sofremos com uma grande carência de apoiadores. Será que seria exagero dar uma chance a Lucas? Eu acho que não. Não por ele ser uma pessoa boa de cabeça, mas sim por sem bom de bola e em minha opinião, merece ser testado. O que Lucas fez no Peru pelo Sub-20 não pode passar em branco.

Sou a favor da convocação do meio-campista tricolor e peço para que os leitores me falem os jogadores que estão em atividade no Brasil melhor que Lucas para a posição.