Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de maio de 2014

QUEM É QUEM NAS QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES

Chegamos às quartas de final da Taça Libertadores da América. O futebol brasileiro, que venceu as últimas quatro edições está representado apenas pelo Cruzeiro. Dentre os oito finalistas, apenas dois já venceram a competição. Além dos mineiros, o Nacional de Medellín foi outro que já faturou o caneco.

Nacional, do Paraguai e Arsenal de Sarandí abrem a fase em solo guarani. Neste duelo, aposto em favoritismo dos paraguaios que já surpreenderam ao eliminarem o Vélez Sarsfield, time de melhor campanha na fase de grupos.

San Lorenzo e Cruzeiro jogam em Buenos Aires no duelo mais técnico e com mais rivalidade da competição. Seria capaz de apostar que daí sai o favorito ao título. Vejo o Cruzeiro com elenco superior ao time argentino, que persegue uma conquista inédita.

Na próxima quinta-feira, o Lanús recebe o Bolívar e, apesar dos bolivianos estarem fazendo história, sou mais Lanús. No mesmo dia, Nacional de Medellín e Defensor se enfrentam na Colômbia. Gosto desse time do Atlético que já passou por Newell's Old Boys (primeira fase) e o atual campeão, Atlético-MG (oitavas).

Vou deixar, em negrito, os meus palpites para as quartas de final.

Arsenal x Nacional
Cruzeiro x San Lorenzo
Bolívar x Lanús
Defensor x Nacional de Medellín

QUEM SERÃO OS ESCOLHIDOS?

A 24 horas da divulgação da lista oficial de jogadores para a Copa do Mundo, não se fala em outra coisa pelas ruas do Brasil. O blog Futebol em Foco vai fazer um exercício de futurologia e tentar adivinhar os 23 escolhidos de Luiz Felipe Scolari.

As dúvidas são poucas, mas ainda existem. Acredito que fiquem entre três ou quatro jogadores. Vamos lá.

A primeira vaga que ainda não está definida seria em relação ao terceiro goleiro. Julio Cesar e Jefferson estão garantidos. Diego Cavalieri e Victor disputam a outra vaga. Acho que o convocado será o atleticano que vem bem melhor que o tricolor há mais de um ano. Acho que Fábio, do Cruzeiro, merecia pelo menos ter sido testado.

Nas laterais, Daniel Alves e Marcelo estão garantidos. Os reservas devem ser Maicon, que briga com Rafinha, e Maxwell, do Paris Saint Germain. Na zaga, qual será o quarto nome, já que Dante, David Luiz e Thiago Silva são certos? Acho que daí sai a tal surpresa da lista que seria Miranda que vem muito bem no Atlético de Madrid. Dedé, Henrique e Marquinhos teriam de esperar mais quatro anos.

No meio, os volantes serão Luiz Gustavo e Paulinho. Acho que Fernandinho agradou e vai como reserva imediato. Ramires foi confirmado pelo treinador e como meias teremos Oscar, Willian e Bernard (esse eu ainda não cravo, mas deve ir sim). Restaria apenas uma vaga para o setor. Lucas Leiva e Hernanes estão na disputa. Eu levaria o "Profeta", mas acho que Felipão vai escolher pelo atleta do Liverpool. Correndo por fora e com poucas chances ainda tem o volante Fernando, do Shakhtar Donetsk e Lucas, do Paris Saint Germain. Philippe Coutinho também merecia ter sido testado, mas talvez a Copa dele seja a de 2018.

No ataque, Fred, Hulk e Neymar estão mais do que garantidos. Jô deve ficar com a última vaga, mas dizem que Robinho pode aparecer como surpresa. Jô não é o meu nome ideal, mas Robinho já passou.

Assim que sair a lista, vamos repercutir e comparar. Entre as dúvidas, aposto que Victor, Maicon, Miranda, Fernandinho, Lucas Leiva e Jô vão ao Mundial.