Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

PORTUGAL JOGA MUITO E FAZ SEIS NA SUÍÇA

Portugal é o dono da última vaga nas quartas de final da Copa do Mundo. Show do jovem Gonçalo Ramos, jovem de 21 anos, que anotou o primeiro hat-trick nesta Copa. Goleada portuguesa por 6 a 1 sobre a Suíça que costuma ser uma muralha. Os gajos vão encarar o surpreendente Marrocos na próxima fase no próximo sábado.  

O técnico Fernando Santos optou por começar com Cristiano Ronaldo entre os reservas. A barração do craque foi tema de debate nos programas esportivos portugueses e a maioria popular era favorável da saída do craque. Gonçalo Ramos foi titular.

E foi de Gonçalo Ramos o chutaço que abriu o placar aos  16 minutos. Sommer esticou o braço, mas nem viu por onde a bola passou.

A Suíla quase empata com Shakiri cobrando falta. Diogo Costa foi canto buscar a bola. Portugal aumentou aos 32 com Pepe, de cabeça. Ainda no primeiro tempo, Bruno Fernandes deu belo passe e Gonçalo Ramos  bateu para defesa de Sommer. 

No início do segundo tempo, Gonçalo Ramos ampliou aos cinco minutos. Dalot cruzou e o centroavante só desviou para marcar. Pouco depois o quarto. Raphael Guerreiro após contra-ataque perfeito.

A Suíça descontou com o zagueiro Akanji. Mas Gonçalo Ramos fez mais um. Terceiro dele. Primeiro hat-trick nesta Copa. No fim do jogo, Rafael Leão fez o sexto. O atacante tinha entrado minutos antes.

OLHA A ZEBRA AÍ: MARROCOS ELIMINA ESPANHA E ESTÁ NAS QUARTAS

Quem achou que a temporada de zebras no Catar estava encerrada, achou errado. Marrocos aprontou para cima da Espanha e chega, pela primeira vez, entre os oito finalistas de uma edição de Copa do Mundo. A vaga veio nas penalidades máximas após um empate sem gols em tempo extra e prorrogação.

No primeiro tempo, a partida teve poucas emoções. A Espanha teve uma boa chance com Asensio que bateu cruzado e a bola foi na rede pelo lado de fora. No fim da primeira etapa, a seleção marroquina ameaçou e assustou em pelo menos duas jogadas.

A Espanha dominou as ações no segundo tempo. Aos oito, Dani Olmo chutou forte e Bono espalmou. Luis Enrique lançou os atacantes Morata e Nico Williams, além do meia Carlos Soler.

Aos 42, Nico Williams chutou e a bola bateu na zaga marroquina. O time africano segurou o empate e a partida foi para a prorrogação.

No tempo extra, parece que faltava perna para a Seleção da Espanha. Marrocos foi melhor. No segundo tempo, Cheddira avançou com a bola para a área, mas se enrolou todo. No último lance da prorrogação, Sarabia recebeu na área e chutou, a bola beliscou na trave e saiu.

Nos pênaltis, os espanhóis erraram três cobranças (Sarabia, que tinha entrado só para bater, Soler, que também entrara na etapa final e o capitão Busquets). Destaque para o goleiro Bono, que joga no futebol espanhol e fez duas defesas.

Na primeira Copa realizada no mundo árabe, uma seleção com t5radição árabe chega às quartas de final. Marrocos tem uma boa equipe e pode continuar surpreendendo. Está invicta e passou sem levar gols de Croácia, Bélgica e Espanha. O único gol sofrido foi um gol contra. É  a defesa menos vazada do Mundial. 

MAURÍCIO BARBIERI É CONFIRMADO COMO TÉCNICO DO VASCO QUE TERÁ ABELÃO COMO DIRETOR

O Vasco anunciou a chegada de Abel Braga e Maurício Barbieri para o comando do futebol. Abelão chega para ser o diretor técnico e Barbieri será o treinador com um contrato de duas temporadas.

Barbieri estava no Red Bull Bragantino desde 2020. Já trabalhou no futebol carioca quando comandou o Flamengo em 2018 após a saída de Paulo César Carpegiani. Na época, chegou a liderar o Campeonato Brasileiro. Depois que deixou o Rubro-Negro, treinou Goiás, América-MG e CSA até ser escolhido para trabalhar no projeto da Red Bull. Na equipe de Bragança, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana no ano passado e levou à equipe para a Taça Libertadores da América desta temporada.

Abel foi técnico do Vasco pela última vez em 2020. Teve uma rápida e apagada passagem. Agora vem para ser diretor técnico. Participou na escolha do nome do novo técnico.

A diretoria tentou tirar Juan Pablo Vojvoda do Fortaleza, mas o argentino recusou a oferta. Outro nome especulado em São Januário foi André Jardine que está no San Luís, do México. Recém saído do Flamengo, Dorival Júnior também teve o nome ligado ao clube cruz-maltino nos últimos dias. 

Acho a escolha por Barbieri acertada. Trata-se de um treinador jovem, estudioso e que fez um bom trabalho a frente do Bragantino. Terá mais um projeto na carreira. O Vasco, com a parceria e aporte financeiro da 777, promete vir mais forte que nos últimos anos.

Ainda não foram revelados nomes de reforços, mas a diretoria garantiu que os fará em breve e que já tem jogadores acertados para 2023.