Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de junho de 2014

VIRADA BRASILEIRA DE ENTRADA

Não foi fácil, mas o Brasil estreou na Copa do Mundo com vitória sobre a Croácia por 3 a 1, de virada na Arena Corinthians, que chegou a ficar com pouca iluminação em determinado momento da partida. Neymar marcou duas vezes e Oscar (muito boa atuação) fechou o placar na etapa final. A polêmica da partida foi o segundo gol brasileiro que nasceu após pênalti inexistente marcado em Fred pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura. Assim como em 2002, a Seleção Brasileira em Mundial sendo beneficiado pela arbitragem.

Os croatas, mesmo sem Mandzukic, surpreenderam e começaram no ataque e exerciam uma excelente marcação. Em jogada pelo alto, Olic assustou em erro de posicionamento da defesa brasileira. Tanto que aos dez minutos, os visitantes saíram na frente. Após cruzamento da esquerda, Jelavic desviou e a bola bateu em Marcelo e entrou.

O Brasil não sentiu tanto o golpe e empatou aos 28 em chute de Neymar de fora da área no canto esquerdo de Pletikosa, que pouco antes tinha feito boa defesa em arremate de Oscar. A camisa 10 não ia às redes em um Mundial desde de 2002 (ainda com Rivaldo).

No segundo tempo, Felipão sacou os apagados Paulinho e Hulk para colocar Hernanes (que entrou bem) e Bernard. O Brasil foi em busca da virada, enquanto os croatas pouco atacaram.

E o segundo gol saiu em uma jogada de malandro do atacante Fred que sentiu o zagueiro Lovren tocar e desabou no chão. O árbitro Nishimuri marcou o pênalti que não houve. Neymar bateu forte, Pletikosa ainda tocou na bola, mas não evitou a virada brasileira na Arena Corinthians.

Com a vitória quase garantida, Neymar deixou o campo ovacionado para a entrada de Ramires e o craque brasileiro não viu, de dentro do gramado, Oscar fechar o marcador aos 45 minutos. O gol serviu para coroar a boa atuação do camisa 11 brasileiro.

O Brasil não foi brilhante, mas o time é de uma segurança que impressiona. Saiu perdendo em estreia de Copa em casa e em nenhum momento se desesperou. Parecia sabedor que viraria o placar. Já os croatas provaram que são a segunda força no grupo e devem avançar às oitavas de final. Esse é o meu palpite!

DO BARCELONA PARA O CHELSEA

O espanhol Cesc Fàbregas está de saída do Barcelona. O destino do jogador será novamente o futebol inglês. O meia posou com a camisa do Chelsea e é o novo reforço dos "Blues".

Ídolo do Arsenal, onde atuou entre 2004 e 2011, o atleta afirmou que os "Gunners" não quiseram repatriá-lo.

Fàbregas falou sobre a ambição do Chelsea em conquistar título e lembrou que vai trabalhar com um técnico incrível.

Já vinha sendo noticiado pela imprensa europeia que Cesc deixaria o Barça. Até mesmo Vicente del Bosque, treinador da seleção espanhola, já sabia o novo clube do meia. Belo reforço para o Chelsea!   

VAI TER COPA!

Chegou a hora. A Copa do Mundo vai começar e está de volta ao Brasil após 64 anos. Tomara que o resultado seja bem diferente de 1950. Nada de Maracanazzo desta vez.

A 20ª edição do maior torneio do futebol começa com a partida entre Brasil e Croácia na recém inaugurada Arena Corinthians, em São Paulo às 17 horas. A festa deve e tem de ser muito bonita. Afinal, aqui é o país do futebol. Ninguém ganhou mais que o Brasil. A Copa é na nossa casa.

Apesar de alguns craques que foram cortados por lesão (Falcao Garcia e Franck Ribéry) ou até mesmo os que não vieram por não conseguir classificação (casos de Gareth Bale e Ibrahimovic), Cristiano Ronaldo estará aqui. Assim como Lionel Messi. Neymar é a maior esperança do técnico Luiz Felipe Scolari, campeão mundial em 2002.

Vou fazer alguns prognósticos aqui no Futebol em Foco. Acredito que o título fique entre quatro seleções: Brasil, Alemanha, Argentina e Espanha. A Itália é sempre perigosa. A França, sem Ribéry, perde um pouco da força e o Uruguai também pode chegar longe, mas não como em 1950.

Entre as possíveis surpresas, apostaria na Bélgica, no Chile e na Colômbia. Dentre os africanos, o melhor tecnicamente é Gana, mas o grupo é ingrato e conta com Alemanha e Portugal de CR7. Costa do Marfim é a equipe do continente que mais tem chances de avançar, pois está no grupo ao lado de Colômbia, Grécia e Japão.

Com certeza, o Grupo D é o da morte. Conta com três campeões mundiais (Inglaterra, Itália e Uruguai). Em minha opinião, os ingleses devem cair na fase de grupos. A Holanda, atual vice-campeã mundial, pode acabar sendo superada pelo Chile. Acredito em muito sucesso das seleções sul-americanas. Não sentirão o clima quente e jogam perto de casa.

Espero que a Copa seja muito boa e que tudo saia da melhor maneira possível. Tivemos inúmeros problemas na organização. Corrupção não faltou, mas a hora agora é de apoio e não de manifestações contrárias a um evento que vai elevar o nome do país para toda a história.