Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FUTURO CRAQUE HERMANO


Assisti a uma partida do Torneio de Verão, competição que vale como pré-temporada dos clubes argentinos. O jogo foi disputado em Mar del Plata e colocou frente a frente Boca Juniors e San Lorenzo. O jogo foi muito bom. No fim, empate em 3x3, mas o que mais me chamou a atenção foi a atuação do atacante Fabián Bordagaray (foto)do San Lorenzo.

O atleta de 22 anos fez uma partida impecável e se demonstrar este futebol com regularidade, será um dos grandes jogadores do futebol argentino e com certeza não ficará muito tempo no país. O Futebol em Foco pede para os leitores anotarem este nome: Fabián Bordagaray.

Bordagaray participou do primeiro gol dominando uma bola com exímia categoria e ainda fez um lindo gol de cobertura pegando Pato Abbondanzieri desprevenido. Um gol de quem sabe jogar.
Bordagaray é da mesma escola de talentos que revelou Aimar, D’Alessandro, Di Maria, Gallardo, Ortega, Riquelme, Romagnoli, Saviola e Tevez. Está certo que alguns destes não explodiram tanto como imaginava a imprensa argentina, mas fiquei impressionado com tamanha qualidade deste jogador. Por isso resolvi postar aqui no blog. Se, futuramente, este atacante vingar, vocês vão poder dizer que leram sobre ele primeiro aqui no Futebol em Foco. Infelizmente o San Lorenzo não se classificou para a Taça Libertadores e não será tão fácil de ver Bordagaray jogar. Nasce um novo talento no futebol argentino.

REFORÇOS NO FURACÃO


O Atlético-PR anunciou a contratação por empréstimo do jovem meia atacante Tartá (foto) do Fluminense.

O jogador, revelado em Xerém, não teve muitas oportunidades com o técnico Cuca e por isso, o clube resolveu emprestar a promessa para pegar mais experiência. Todos no Fluminense apostam em Tartá no futuro.

Tartá era pretendido pelo Bahia e também foi um nome comentado no Vasco da Gama, mas o Furacão levou a melhor e ficará com a jóia até o fim da temporada. Na Arena, Tartá deve chegar para assumir o lugar de Marcinho que foi para a Arábia Saudita e o ex-tricolor deve fazer a armação da equipe ao lado de Paulo Baier.

Outro jogador que está bem próximo do Atlético é o atacante Bruno Mineiro que pertence ao América-MG e fez um bom returno de Brasileiro jogando pelo Náutico. Bruno foi o artilheiro do América-MG na campanha que deu o título da Série C em 2009 ao Coelho. Quando chegou ao Náutico, Bruno marcou gols importantes, mas não conseguiu evitar o rebaixamento do Timbu.

As negociações entre Atlético-PR e América-MG estão avançadas e Bruno deve ser anunciado oficialmente como jogador do Furacão a qualquer momento.

Tartá e Bruno Mineiro são dois jogadores de futuro. Apesar de Bruno Mineiro já ter 26 anos, o atleta demonstrou que sabe fazer gols e pode ser importante para o Atlético em 2010. Tartá era o queridinho de Renato Gaúcho no Flu, o treinador, inclusive, tentou levá-lo para o Bahia. Tartá tem potencial,nunca entendi porque não teve grandes chances no Fluminense. Já me disseram que ele é boêmio, mas é um jogador talentoso que fecha bem o meio e chega ao ataque. É o autêntico quarto homem de meio campo, aquele antigo número um que o Zagallo usava na seleção. Em Curitiba, sendo treinado por Antônio Lopes, Tartá pode amadurecer e voltar pronto para estourar de vez no Fluminense.

VAGNER LOVE É DO MENGÃO


Fim da novela mais chata do futebol brasileiro. Vagner Love é jogador do Flamengo e formará dupla de ataque ao lado de Adriano. O CSKA-RUS aceitou emprestar o jogador ao Rubro-Negro até o dia 31 de julho e o Flamengo não precisará pagar nada pela transação. Porém, se o Flamengo chegar a final da Taça Libertadores da América, não contará com Love, pois o empréstimo já terá terminado.

Vagner Love vai se apresentar amanhã e logo começará a treinar com os novos companheiros. O atacante estava participando normalmente da pré-temporada do Palmeiras em Atibaia, inclusive no treino desta manhã, Love fez três gols pelo time reserva e deu show no coletivo que marcou a sua despedida do Porco.

Já disse aqui inúmeras vezes que não gosto muito do futebol de Vagner Love, mas acho que ele tem a cara do Flamengo e pode dar certo e se tornar ídolo da torcida. Se bem que o tempo de empréstimo é muito curto para isso. Acredito que tinha nome melhor no mercado. O Fla chegou a pensar no gladiador Kleber do Cruzeiro, este é muito melhor que Love, mas a diretoria sempre tratou o ex-palmeirense como primeira opção. Vagner Love não vai demorar a estrear, já que está bem fisicamente e deve formar uma boa dupla com Adriano, mas o foco principal é a Libertadores e ali os jogos são mais complicados e exigem maior seriedade. Enfim, não gostaria de ter Vagner Love no meu time, mas pelo esforço que o Flamengo fez, tomara que dê certo e o artilheiro do amor traga mais alegrias a massa rubro-negra.

E as novidades no Flamengo não param por aí. Como o Futebol em Foco noticiou desde o dia 14 de setembro, Michael, ex-Botafogo é o novo reforço do Flamengo para a temporada 2010.

O atleta tem o passe pertencente ao Dínamo de Kiev e o salário do jogador será pago integralmente pelo Flamengo (No Botafogo, os russos pagavam os vencimentos de Michael).

Pelo que ouvi falar, Michael deve chegar ao Flamengo para jogar na meia esquerda e não na lateral, que já conta com Juan. No Botafogo, apesar de ter jogado poucas partidas, Michael foi bem e era sempre o destaque do time com passes e lançamentos precisos, mas o problema do jogador é a cabeça. Michael é muito temperamental e não passa mais do que uma temporada nos clubes em que joga. Além do Botafogo, o atleta já jogou no Palmeiras e no Santos. Se jogar o que sabe, Michael pode ser uma boa aquisição para o Flamengo, mas tem que se preocupar em apenas jogar e deixar a marra para o passado. Já não basta ter o Juan no elenco. Seria muito jogador marrento junto.

ROLOU A BOLA NA TERRA DO FREVO


Começou essa noite o Campeonato Pernambucano e os clubes querem apagar o trágico ano de 2009 do calendário. Pernambuco perdeu seus dois clubes na primeira divisão nacional e o Santa Cruz segue na Série D do Brasileirão. Mas a rodada de hoje não foi muito satisfatória para os principais times. O atual tetracampeão estadual, Sport, venceu apertado o estreante Araripina. O Santa Cruz virou para cima do Sete de Setembro e o Náutico foi derrotado pelo modesto Vera Cruz.

Em plena Ilha do Retiro, o Sport enfrentou uma retranca do caçula Araripina e só conseguiu furar o bloqueio no segundo tempo, aos 10 minutos, com o meia Ricardinho que anotou o gol da vitória do Leão da Ilha.

O Santa Cruz tomou um susto em Garanhuns, mas conseguiu a virada e derrotou o Sete de Setembro por 2x1 com gols de Joélson e André Leonel. O Santa não é campeão estadual desde 2005. Já o tabu do Náutico é ainda maior. O Timbu não vence o Estadual desde 2004 e pelo que pude ver essa noite, parece que o jejum não terá fim nessa temporada. Mesmo com Carlinhos Bala em campo, o Náutico do técnico Guilherme Macuglia, foi derrotado pelo Vera Cruz em Vitória. Alcimar mandou uma bomba de falta e fez o único gol do jogo. Agora o Náutico tentará a reabilitação contra o líder do campeonato, Salgueiro, no Estádio dos Aflitos. Será que o Náutico conseguirá a proeza de ter um 2010 pior que 2009?

Não é por acaso que o Sport manda e desmanda no Estado. O Rubro-Negro foi campeão invicto no ano passado e além de buscar o pentacampeonato seguido, corre atrás do 39º título pernambucano de sua história. O Santa já venceu 24 campeonatos, enquanto o Náutico já levou 21. Do jeito que o futebol pernambucano vai mal das pernas, eu não duvidaria que o título ficasse com alguma outra equipe que não seja as três maiores. Porém o Sport de Givanildo de Oliveira é o favorito.

A TORCIDA MERECIA MAIS


Se o time do Vasco para 2010 é esse que jogou hoje em Cariacica, a torcida já pode começar a se preocupar. A equipe não passou de um empate em 1x1 com a Seleção Capixaba. Os cariocas tiveram os desfalques de Carlos Alberto e Rafael Coelho, poupados, mas Dodô esteve em campo e pouco fez na estréia com a camisa vascaína. Se bem que o estado do campo era lamentável.

E o Vasco pagou caro pelo péssimo gramado do Estádio Engenheiro Araripe. Robinho que substitui Rafael Coelho, torceu o tornozelo logo aos 13 minutos e precisou dar seu lugar para Rodrigo Pimpão. Na vaga de Carlos Alberto, entrou Philippe Coutinho que foi o melhor entre os titulares. Logo no primeiro minuto, Coutinho fez boa jogada e tocou para Dodô que chutou na rede pelo lado de fora. A melhor chance do Vasco saiu de uma tabela da dupla. Philippe tocou para Dodô que, de calcanhar, consertou a jogada e chutou por cima da meta. Aos 39, veio a surpresa. A Seleção Capixaba atacou pela esquerda e Kill aproveitou falha da defesa para marcar e colocar os donos da casa em vantagem. No time titular, Elder Granja, Jumar e Léo Gago pouco apareceram. Dos reforços, Márcio Careca e Dodô foram os que tiveram melhor atuação.

No segundo tempo, Vagner Mancini mudou toda a equipe e aí podemos tirar algumas conclusões do elenco vascaíno, se bem que precisamos dar um desconto por causa do gramado. Mas Caíque que veio do Guarani foi muito mal. O argentino Matias Palermo também é muito enrolado. Os únicos que procuraram jogo foram o lateral Ernani e o meia Fumagalli que inclusive empatou a partida aproveitando cruzamento de Ernani. Depois do empate, o Vasco melhorou e só não virou porque o ataque perdeu gols fáceis. O juiz ainda tentou ajudar para alegria dos vascaínos que lotaram o estádio, mas nem os seis minutos de acréscimo foram suficientes para dar a vitória ao Vasco. A torcida capixaba, tão apaixonada pelo Vasco, merecia ver uma boa exibição, mas início de temporada é assim mesmo.

É inadmissível que a diretoria vascaína tenha autorizado a realização deste amistoso com o gramado do jeito que estava. Um jogador acabou se contundindo (Robinho) e a comissão técnica correu um risco desnecessário. Já pensou se fosse o Dodô que tivesse se machucado?