Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

DE VOLTA AO FUTEBOL, MARADONA PODE VIRAR DINEHIRO NA ARGENTINA


Que Diego Armando Maradona é um Deus para os argentinos não é novidade para ninguém, mas esta idolatria pode ganhar mais um capítulo que tende a criar polêmica em todo o mundo.

Uma campanha recém criada em um site de relacionamentos com mais de seis mil seguidores, pede para que o rosto de Dieguito apareça na cédula de dez pesos argentinos. O número 10, como não podia deixar de ser, é em alusão a camisa que Maradona sempre vestiu em toda a sua carreira.

Atualmente, a nota de dez pesos é estampada com a figura de Manuel Belgrano, criador da bandeira argentina. A ideia seria que Belgrano fosse para a cédula de dois pesos no lugar do ex-presidente Bartolomé Mitre.

Os fãs de “El Pibe” consideram que Dieguito foi muito mais importante para a história do país do que Mitre que deixaria de aparecer nas notas de dinheiro. Se a moda pegar por aqui, daqui a pouco teremos Pelé e outros ídolos circulando pelo mercado monetário nacional. Não sou a favor que Maradona passa a ser dinheiro. Mas lá na Argentina tudo é possível. Maradona além de ídolo é uma religião e por isso criaram a Igreja Maradoniana. “El Pibe” é mesmo Dios na Argentina.

Dentro de campo, Diego Maradona acertou seu retorno ao banco de reservas. O maior jogador da história do futebol argentino fechou com por duas temporadas com o Al Wasl, time que foi dirigido pelos brasileiros Antônio Lopes e Joel Santana na década de 80. No clube árabe, Dieguito receberá aproximadamente 28 milhões de reais por ano e será um dos treinadores mais bem pagos do mundo.

O Al Wasl, quarto colocado no campeonato local, é o time mais popular dos Emirados Árabes e o elenco conta com os brasileiros Alex, meia revelado pelo Fluminense e o atacante Alexandre que já jogou pelo Coritiba. A iniciativa do clube em trazer Maradona é conseguir uma vaga e vencer a Liga dos Campeões da Ásia e chegar ao Mundial de Clubes que será disputado em dezembro em Tóquio.

ATACANTE CONSAGRADO FECHA COM CLUBE ESPANHOL


O Málaga, 11º colocado no último Campeonato Espanhol, acertou a contratação do centroavante holandês Ruud Van Nistelrooy de 34 anos. O jogador estava no Hamburgo e não fez uma boa temporada na Alemanha.

Van Nistelrooy pretende encerrar a carreira no próximo ano e deve fazer isso com a camisa do clube espanhol. Na Espanha, o atacante teve uma boa passagem pelo Real Madrid, onde inclusive, chegou a barrar Ronaldo Fenômeno. Outro clube que marcou a carreira do holandês foi o Manchester United. No novo clube, Nistelrooy deve ter a companhia do brasileiro Júlio Baptista no ataque. Além do ex-jogador da Seleção, o Málaga conta com os brazucas Weligton e Sandro Silva, ex-Botafogo.

Van Nistelrooy é o segundo maior artilheiro em competições da UEFA. O atacante já marcou 60 gols e fica atrás apenas do espanhol Raúl que hoje joga no Schalke 04. Em 2002 e 2003, o goleador chegou a figurar na lista da FIFA entre os dez melhores jogadores do mundo.

O Málaga é um clube considerado pequeno na Espanha e suas pretensões não passam de evitar um rebaixamento no Espanhol. Na boa fase de Nistelrooy, já tinha minhas criticas ao jogador. Agora, em fim de carreira, não acredito que o atleta possa ajudar muito ao Málaga. O atacante participou da Copa do Mundo de 2006 com a camisa laranja da Holanda e, segundo fontes, teria se desentendido com o então técnico Marco Van Basten.

DERROTA SABOROSA

O Peñarol está de volta a uma decisão de Taça Libertadores da América depois de 24 anos. O adversário será o Santos em uma reedição da final de 1962, ano em que os santistas venceram o torneio pela primeira vez. Mesmo com a derrota por 2 a 1 no José Amalfitani, em Buenos Aires, deu Peñarol.

Apesar de estar fora de casa, os uruguaios começaram melhor o jogo. Aos dois minutos, o atacante Martinuccio, melhor jogador do time, saiu na cara do goleiro Barovero que fez uma díficil defesa no canto. O camisa 10 voltou a ameaçar ao cabecear uma bola que passou raspando a trave do Velez Sarsfield.

Merecidamente, os visitantes saíram na frente com um gol aos 33 minutos. O zagueiro Ortiz falhou. Olivera recebeu e passou a bola para Martinuccio que rolou para Mier mandar para o gol. Foi uma boa jogada do ataque uruguaio.

Depois de sofrer o gol, o Vélez cresceu. Aos 41, Martinez chegou a empatar, mas o árbitro chileno Enrique Osses errou ao marcar impedimento do time argentino. Pouco depois, veio o empate. O goleiro Sosa rebateu bola fácil e o zagueiro Tobio decretou a igualdade antes der terminar a primeira etapa.

No segundo tempo, Ricardo Gareca colocou Álvarez (que não pode ser reserva) em campo e o Vélez deu uma melhorada. Em mais uma jogada iniciada por Martinuccio, Olivera perdeu a chance de colocar os uruguaios na frente novamente. No contra-ataque, Martínez recebeu na área e ajeitou para o centroavante Santiago Silva deixar o Vélez em vantagem em chute de canhota.

Os argentinos foram de vez para cima em busca do gol que lhe daria a vaga. Aos 24, Ortiz foi expulso, mas mesmo com um jogador a menos, o Vélez poderia ter conseguido a classificação. Aos 30 minutos, Martínez fez boa jogada pela direita quando Guillermo Rodríguez colocou a mão na bola ao tentar cortar caído no chão. O "El Tanque" Santiago Silva foi para a cobrança, mas escorregou na hora e mandou por cima do gol de Sosa. Os torcedores ficaram incrédulos, mas continuaram apoiando, mas faltava força ao Vélez. O Peñarol não foi mais ameaçado e conseguiu segurar o resultado e está de volta a uma final de Libertadores.

Para os brasileiros que devem ter gostado muito da eliminação de uma equipe argentina, é bom avisar que, mesmo o segundo jogo sendo São Paulo, não será fácil para o Santos. Acho que além de Neymar, mais alguém tem de jogar bem no time de Muricy que pode ter Paulo Henrique Ganso nos jogos dos dias 15 e 22 de junho. É bom lembrar que antes do Vélez Sarsfiled, o Peñarol já eliminou o Internacional em pleno Beira-Rio.