Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

BAYERN DESTROÇA O LYON E CHEGA A FINAL


O Lyon que chegou pela primeira vez na semifinal da Champions League enfrentou o Bayern de Munique precisando reverter a derrota na Alemanha, mas os alemães foram impiedosos e a massacram a equipe francesa com um 3 a 0 sem dó. O destaque do jogo foi o croata Olic (foto) que fez os três gols dos bávaros que voltam a decidir uma Liga dos Campeões depois de nove anos. O turco Altintop também jogou muito no Estádio Gerland.

O Bayern não contou com Franck Ribéry que foi expulso no jogo de Munique. Michel Bastos e Cris foram os brasileiros que iniciaram na equipe titular do Lyon. Éderson mais uma vez foi opção no banco de reservas. Não concordo com esta escolha de Claude Puel.

O Lyon precisava vencer por dois gols de diferença, mas os franceses foram muito tímidos durante toda a partida. No primeiro tempo, Robben (grande craque do Bayern) teve boa chance, mas o gol só saiu aos 26 com Olic que recebeu na grande área, girou e ficou livre para bater Lloris e abrir o marcador. Pouco depois, Michel Bastos perdeu uma chance clara para empatar o jogo ao chutar com o pé esquerdo na cara do gol.

Na etapa final, Claude Puel colocou o atacante Gomis e tirou o lateral Sissokho. Com isso, Michel Bastos atuou na lateral (como Dunga gosta).

Mesmo necessitando marcar três gols, o Lyon não assustava e o Bayern é quem chegava perto. Aos 11, Robben recebeu livre e obrigou Lloris a trabalhar. Na batida de escanteio, Olic subiu livre e por pouco não fez o segundo. Os alemães estavam mais próximos do gol que o Lyon, que precisava desesperadamente do resultado.

O jogo acabou de vez para os franceses aos 14 minutos, quando o brasileiro Cris (como ele pode ser o capitão?) foi expulso depois de ironizar a atitude do árbitro suíço Massimo Busacca que não teve dúvidas e expulsou o defensor. Esse Cris, além de ser ruim de bola, é um irresponsável que pôs tudo a perder por uma infantilidade. Deveriam rescindir o contrato deste cidadão que não tem vaga em muitos times aqui no Brasil.

Depois da expulsão, o Bayern terminou o passeio.O artilheiro Olic recebeu bom lançamento de Altintop (jogou muito) e fez o segundo dos alemães. O Lyon não conseguia nem chutar ao gol de Butt. O último gol do massacre saiu aos 32 e novamente com Olic, mas desta vez de cabeça, e o croata chegou a sete gols na vice-artilharia da Champions League (Messi do Barcelona tem oito).

Parece que o Lyon sentiu o peso de estar entre os quatro melhores da Europa e para quem me acompanha aqui no Futebol em Foco, sabe o quanto é difícil eu falar isso, já que o Lyon é um dos clubes que mais gosto no Velho Mundo (ao lado do Barça).

O Bayern de Munique foi muito superior no confronto, tanto que o placar agregado foi 4 a 0 e olha que no jogo da volta, Ribéry não atuou, mas o time de Van Gaal tem Robben que vive excelente fase e esta é uma temporada dos sonhos para os torcedores do Bayern. O time alemão pode conquistar a Tríplice Coroa. A equipe lidera a Bundesliga ao lado do Schalke 04, está na final da Copa da Alemanha contra o Hertha Berlin e já garantiu vaga na decisão da Champions que será disputada no dia 22 de maio no Estádio Santiago Bernabéu em Madrid e o adversário sai do jogão de amanhã entre Barcelona e Internazionale.

TÉCNICO, O FLAMENGO FAZ EM CASA


Depois da recusa de Joel Santana, o Flamengo se viu a obrigado a recorrer à base para ter o nome do novo treinador do time. Rogério Lourenço, 39 anos, terá a missão de comandar o Mais Querido contra o Corinthians amanhã em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Rogério nunca treinou um time profissional, mas tem experiência na Seleção Brasileira Sub-20. Está certo que o Flamengo é uma responsabilidade muito maior que a Seleção de jovens.

Rogério jogou por seis anos com a camisa do Fla no fim dos anos 80 e início dos 90 e foi um xerifão na zaga rubro-negra. Talvez seja este pulso firme que o elenco precisa para ser enquadrado. E o treinador já vai promover uma novidade no tiume titular. O volante Rômulo entra no time na vaga de Toró.

Não é certo que Rogério será efetivado como treinador do Flamengo, mas um bom resultado no confronto diante dos paulistas pode facilitar neste processo.

O Flamengo estaria tentando um contato com Abel Braga que deve voltar do Oriente Médio no fim de maio, mas se for bem nesta árdua missão, Rogério Lourenço pode seguir os caminhos de técnicos vitoriosos, casos de Paulo César Carpeggiani, Carlinhos e mais recentemente Andrade que saíram do próprio clube e acabaram ganhado títulos relevantes para a história do Flamengo.

GOIÁS TEM NOVO TÉCNICO


O Goiás apresentou Emerson Leão para ser o técnico do time na disputa do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Leão chega para substituir Jorginho que foi mal no Esmeraldino e nem conseguiu classificar o time para as finais do Campeonato Goiano (fato que não ocorria desde 2004).

Leão foi apresentado pelo presidente do clube, Syd de Oliveira. O último trabalho do treinador foi no Sport no primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Esta será a primeira vez que Leão vai trabalhar em Goiás.

Os nomes mais cotados para assumir o alviverde eram Celso Roth e Cuca, mas Roth aguarda um convite da CBF para ser observador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e Cuca tinha forte resistência dos jogadores. O goleiro Harlei, um dos líderes do grupo, chegou a dizer que se Cuca fosse contratado, ele iria embora no dia seguinte.

Apesar dos últimos trabalhos de Leão não terem dado frutos, eu gosto dele como profissional. É exigente e coerente em suas decisões. Pode dar certo no Goiás, mas é como falei no post da demissão de Jorginho, não adianta só trocar o treinador. O elenco do Goiás apresenta muitas falhas.

Neste ano, o Goiás não tem um time tão competitivo como teve em temporadas anteriores. A diretoria precisa dar boas peças ao novo treinador. Leão é um bom técnico, mas não é mágico.