Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

BOTAFOGO REAGE E EMPATA EM DIA DE ENGENHÃO LOTADO


Uma coisa inédita aconteceu hoje no empate do Botafogo contra o Avaí no enceramento da 29º rodada. O Engenhão estava lotado e muitos torcedores não conseguiram entrar no estádio, até que no meio do jogo, a diretoria do Botafogo decidiu abrir os portões. Um público superior a 35 mil pessoas no Engenhão deve ser algo inédito. Mas a torcida do Botafogo está de parabéns. O clube precisa do apoio dos torcedores, isto é uma resposta para a torcida tricolor que não tem comparecido aos jogos do Fluminense. A diretoria alvinegra fez promoção nos preços dos ingressos. A entrada custou apenas 10 reais.

O jogo começou de forma tensa para o Botafogo que partiu para o ataque com o seu trio ofensivo: Reinaldo, Jobson e André Lima, mas o time não chutava a gol e o Avaí na primeira chance que teve abriu o marcador com o zagueiro Emerson de cabeça. Antes do fim da primeira etapa, o atacante William aproveitou falha de Wellington e ampliou.

Os botafoguenses foram para o vestiário bem nervosos, mas Estevam Soares(que foi expulso por reclamação) fez uma alteração que mudaria o rumo do jogo. Victor Simões entrou no lugar do burocrático Léo Silva. Aos 15 minutos, o Pantera perdeu boa chance de cabeça, mas três minutos depois não teve perdão. O zagueiro Juninho dividiu a bola com o goleiro catarinense que sobrou limpar para Victor Simões encher o pé e estufar as redes.

Depois do primeiro gol, o Glorioso foi em busca do empate que veio aos 33 minutos. Eduardo Martini saiu mal do gol e Victor Simões anotou mais um para delírio da torcida. O time do Avaí reclamou bastante do lance pedindo falta (não vi nada no lance) no goleiro e o árbitro ainda expulsou o atacante William.

Com um jogador a mais o Botafogo não conseguiu chegar a virada e ainda teve o zagueiro Juninho expulso no fim do duelo. Pelo aspecto da partida, o resultado não pode ser lamentado. Os cariocas se afastaram um pouco mais da zona do mal e seguem em 16º lugar com 32 pontos ganhos.

O Mineirão recebeu 46 mil pessoas para o clássico entre Atlético e Cruzeiro. As duas equipes estavam desfalcadas de seus melhores jogadores (Diego Tardelli e Kléber), mas o Cruzeiro levou a melhor e venceu por 1x0 em um jogo que contou com grande atuação do goleiro Fábio. Na semana passada, eu falei que o Cruzeiro era o meu favorito.

O Galo estreava o paraguaio Benitez na zaga e contava com o retorno de Eder Luis, mas o técnico Celso Roth é muito medroso. Por que ele escala sempre o time com três volantes? Uma vitória hoje levaria o Atlético a vice liderança da competição.

O Cruzeiro chegou ao gol da vitória logo aos 11 minutos, após cruzamento de Thiago Ribeiro pela direita que encontrou Wellington Paulista livre, sem marcação alguma na área. O centroavante não perdeu a chance e marcou para o Cruzeiro. A melhor chance de ataque do Galo no primeiro tempo só aconteceu aos 46 minutos com Carlos Alberto que mandou uma bomba, mas Fábio fez uma defesa espetacular.

No intervalo, Adilson Batista foi obrigado a mexer no time. Gilberto que organizava o meio campo se contundiu e foi substituído por Elicarlos (mexida mal feita) e Celso Roth não abriu mão dos três volantes. Como pode um time depender só do Evandro na criação? Ricardinho deve estar muito mal fisicamente ou então é implicância do treinador.

No segundo tempo, o Atlético foi superior ao Cruzeiro. Aos nove, Fábio fez mais uma boa defesa após chute de Thiago Feltri pela esquerda. Aos 19 minutos, Roth mexeu. Saíram Rentería e Evandro e entraram Pedro Oldoni e Alessandro e nada de Ricardinho que só entrou quando faltavam 15 minutos para o fim da partida. Correa cobrou falta perigosa, mas estava difícil ultrapassar a barreira chamada Fábio.

No fim da partida, a torcida celeste comemorou o resultado positivo sobre o maior rival. O time de Adilson Batista tem a melhor campanha do returno do Brasileirão. Os cruzeirenses não perdem há quatro jogos e no próximo domingo receberá o Botafogo no Mineirão. O Cruzeiro chegou a 42 pontos e ainda sonha com uma vaga no G4. E este sonho é possível. Já o Atlético continua em quarto lugar e vai até o Morumbi jogar contra o São Paulo em um jogo de seis pontos.

A rodada que terminou hoje foi totalmente favorável ao Flamengo. Todos que estavam a sua frente perderam pontos e o Rubro Negro seguem cada vez mais próximo do G4.

Outros Resultados: Nautico 3x0 Palmeiras; Goiás 1x1 Sport e Santos 0x0 Vitória.

MAIS UMA VEZ A ALTITUDE...


A Seleção Brasileira não resistiu a Altitude de 3.600 metros e foi derrotada pela Bolívia por 2x1. Os brasileiros perderam uma invencibilidade que já durava 16 meses. A última derrota tinha sido para o Paraguai em junho do ano passado pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O resultado não fez com que o Brasil perdesse a liderança da competição que agora é dividida com o Paraguai que também chegou a 33 pontos, mas os brasileiros têm um saldo de gols melhor que os paraguaios.

A explicação para o resultado de hoje foi a mesma de sempre. A altitude. A seleção nunca conseguiu vencer a Bolívia jogando em La Paz pelas Eliminatórias, inclusive em 1993 e 2001, anos anteriores a conquistas de Copa, os brasileiros também perderam.

A Bolívia segue em penúltimo lugar, mas pode se vangloriar por não ter perdido para o Brasil nas Eliminatórias – no jogo do turno houve empate no Rio de Janeiro -, além de ter ganho da gente, os bolivianos venceram o Paraguai (4x2) e massacraram a Argentina (6x1). O que não entendo é porque somente as grandes seleções sentem a altitude. Por exemplo, a Venezuela jogou em La Paz e venceu por 1x0.

Na partida de hoje, os brasileiros não se encontraram em campo e se depender deste jogo garantir vaga na Copa, Diego Souza e Adriano devem estar muito preocupados. Mas tenho certeza que Dunga não usará o confronto como parâmetro. Aos 10 minutos, Olivares fez o primeiro de cabeça, em uma bola que até o inquestionável Júlio César falhou na saída de gol. Antes disso, o mesmo Olivares já tinha tido duas chances de marcar. Pouco depois, o Brasil teve uma chance com Diego Souza que chutou torto para fora e Adriano que tabelou com Nilmar, mas não alcançou o cruzamento. Já a Bolívia na segunda chance marcou o segundo gol. O ótimo atacante Marcelo Moreno cobrou falta com muita categoria e o goleiro brasileiro não teve forças ou ar nem para se mexer. Bolívia 2x0. Sempre gostei de Marcelo Moreno desde a época de Cruzeiro. Hoje, Moreno está na Europa (Werder Bremen – ALE), o atacante de 22 anos é muito bom de bola. Ele não joga no futebol boliviano e nem sente a altitude. Como explicar?

No final do primeiro tempo, Adriano sentiu o tornozelo e precisou deixar o campo e levar pontos no local. A torcida do Flamengo deve estar apreensiva com um possível desfalque do Imperador na reta final do Campeonato Brasileiro. No segundo tempo, Dunga colocou Alex e Diego Tardelli nos lugares de Diego Souza e Adriano, contundido. A mexida não alterou muito o panorama da partida, mas pelo menos o Brasil chegou a diminuir a vantagem. O capitão Maicon recebeu na linha de fundo e cruzou para Nilmar (que mais uma vez não decepcionou e ganhou a disputa interna com o Imperador) fazer de cabeça. O jogador do Villarreal já provou que merece estar entre os 23 que vão à África do Sul. Além de Nilmar quem também se destacou foi o lateral que jogou no meio Daniel Alves. Mais uma vez o atleta mostrou ser polivalente. Será difícil tirá-lo da equipe. Pena que o jogador recebeu o segundo cartão amarelo e está suspenso, juntamente com Josué (este não faz falta).

Na próxima quarta-feira, o Brasil encerra a participação em Campo Grande no Mato Grosso do Sul contra a Venezuela e tentará conquistar o simbólico título das Eliminatórias Sul-Americanas.

Na minha opinião, Dunga deveria dar mais uma chance para Diego Souza na quarta. O meia palmeirense está jogando muito. É o craque do Brasileirão e não pode ser mal aproveitado na seleção. No próximo jogo, teremos as voltas de Gilberto Silva, Kaká e Luis Fabiano. E vocês o que acharam da seleção?