Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O REI DO RIO


Há menos de um mês, Joel Santana assumiu o comando do Botafogo e na apresentação oficial, disse que faltava o convidado principal do Campeonato Carioca e ele estava certo, afinal de contas, Joel é o Rei do Rio.

O treinador já trabalhou nos quatro grandes clubes e foi campeão em todos eles. Em 1992 e 93, Natalino foi bicampeão carioca pelo Vasco. Em 95, era o treinador do Fluminense no famoso gol de barriga de Renato Gaúcho. No ano seguinte, foi campeão invicto pelo Flamengo e em 1997, era o treinador na conquista do Botafogo sobre o Vasco.

Mais as façanhas de Joel não se resumem apenas a Estaduais. No ano 2000, o treinador assumiu o Vasco na semifinal da Copa João Havelange e levou o Clube da Colina ao título nacional, após vencer o Cruzeiro no Mineirão e passar pelo São Caetano na decisão. No mesmo ano, veio a vitória épica contra o Palmeiras pela Copa Mercosul. Depois de perder por 3 a 0 no primeiro tempo, Joel conversou com os atletas no intervalo e o Vasco virou para cima do Porco em pleno Parque Antártica. Em 2007, salvou o Flamengo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O treinador pegou o clube na lanterna e levou o Rubro-Negro ao terceiro lugar, classificando a equipe para a Libertadores da América. Em 2008, mais um Carioca para o curriculum do treinador pelo Fla.

Ao todo, Joel Santana ganhou seis Campeonatos Cariocas, uma Mercosul e um Brasileiro. E com menos de um mês, já venceu a Taça Guanabara pelo Botafogo, clube que ele pegou desfacelado após a goleada de 6 a 0 para o Vasco na fase inicial.

Muitos dizem que Joel é motivador, bombeiro e fala a língua dos boleiros, mas uma coisa é certa, Joel é malandro e eu dizia isso quando ele foi contratado. Seria muito legar se Joel fosse a Copa do Mundo pela África do Sul, mas fica para a próxima. Não podemos menosprezar o curriculum de Joel Santana e não será novidade para ninguém se no fim do semestre, Natalino sair com mais uma conquista de Campeonato Carioca. É ou não é o Rei do Rio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário