Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

URUGUAI VENCE E JÁ ESTÁ NAS QUARTAS DE FINAL

O Uruguai venceu a Coreia do Sul por 2 a 1 na abertura da fase de mata-mata da Copa do Mundo na África do Sul em Porto Elizabeth. Agora, os sul-americanos estão nas quartas de final da Copa.

Os uruguaios entraram em campo como uma das únicas seleções que não foram vazadas (a outra é Portugal). A última vez em que os uruguaios chegaram as oitavas foi em 1990 e a Celeste era treinada por Oscar Tabarez assim como hoje.

A Coréia chegou primeiro ao ataque. Aos três minutos, Park bateu falta e a bola foi na trave de Muslera.

A resposta uruguaia foi mortal. Forlán recebeu na esquerda e cruzou, a zaga coreana dormiu no ponto e Luis Suarez escorou, no segundo pau, para o fundo das redes. O trio de ataque uruguaio formado por Forlán, Cavani e Suarez é muito bom. Os três se movimentam muito. A zaga é outro ponto forte da seleção sul-americana.

O jogo voltou a ficar equilibrado no restante do primeiro tempo. Estava muito difícil para os coreanos criarem. O Uruguai marcava muito bem. Park Ji Sung era o melhor jogador asiático (ele é titular do Manchester United-ING). O outro Park (camisa 10) também dava trabalho, mas os uruguaios levavam vantagem na maioria dos lances.

No segundo tempo, os coreanos foram para cima e por pouco não empataram o jogo no começo da etapa complementar. Depois de 15 minutos de muita pressão, o Uruguai conseguiu cadenciar o jogo, mas a Coréia do Sul seguia melhor. Muslera pegou uma cabeçada perigosa de Park Ji Sung. O Uruguai recuou perigosamente.

Depois de tanta insistência, os coreanos chegaram a igualdade. Após bola cruzada na área, Muslera saiu mal e Lee marcou de cabeça. Este foi o primeiro gol sofrido pelos uruguaios. Não entendi porque o time de Oscar Tabarez voltou tão recuado. Naquela altura do jogo, o empate era justo aos coreanos.

Depois de sofrer o gol, os sul-americanos avançaram e tiveram duas boas oportunidades desperdiçadas por Suarez. Tabarez colocou a promessa Lodeiro em campo para ver se melhorava a criação de jogadas. Volto a repetir: o Uruguai tinha mais time e não deveria ter recuado tanto.

O Uruguai voltou a tomar conta da partida e aos 35 minutos chegou ao segundo gol e que lindo gol. Luis Suarez recebeu no bico da área, limpou um marcador e mandou com categoria sem chances para Jung. Lindo gol de Suarez que marcou seu terceiro gol na Copa e se iguala aos artilheiros Higuaín, Vittek e Villa.

Aos 42, quase que a Coreia empata. Muslera defendeu e a bola escapou, mas Lugano salvou antes que ela cruzasse a linha do gol. Os minutos finais foram de sufoco da Coreia do Sul, mas não teve jeito e a Celeste Olímpica avança de fase e é a primeira seleção a chegar nas quartas de final e o adversário sairá do confronto de logo mais entre EUA e Gana.

Esse time do Uruguai pode chegar bem longe nesta Copa. Já tinha avisado que esta é uma das melhores gerações dos últimos tempos do futebol uruguaio e, merecidamente, estão entre os oito melhores da Copa do Mundo.

4 comentários:

  1. Celso Coelho - Manaus/AM26 de junho de 2010 às 13:04

    O longe será as semi-finas, quando encontrarão o Brasil. Até lá tudo é festa.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém vai parar a celeste? A cada rodada eles vão ganhando mais força e confiança, me atrevo a dizer que eles estarão entre as três melhores seleções desse mundial.

    ResponderExcluir
  3. Boa vitoria do Uruguai. Estao apresentando e bom e velho futebol de resultado e está dando certo. Até quando?

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo na Copa está apresentando futebol de resultado, se alguém me falar um futebol bonito e que esteja ganhando estarei enganado.

    Boa vitória do Uruguai, depois do gol que sofreu ela voltou a pressionar e mereceu. Mas foi um bom jogo.

    ResponderExcluir