Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

UNIVERSIDAD DE CHILE É CAMPEÃ DA COPA SUL-AMERICANA 2011

Há muito tempo que não acompanho um campeonato onde o vencedor tenha sido tão justo como a Universidad de Chile na Copa Sul-Americana. O time chileno bateu, com facilidades, a LDU por 3 a 0 em Santiago e conquistou de forma inédita um título internacional. É o melhor time da história do futebol chileno e me arrisco a dizer que é o melhor da América do Sul atualmente. Superior até ao Santos que está na final do Mundial de Clubes.

Trata-se de um timaço comandado por Jorge Sampaioli e com jogadores de extremo talento. O atacante Vargas que marcou dois gols, já demonstrou ser um cracaço e deve ir para a Europa em breve (Chelsea, Internazionale e Milan estão de olho). Aranguíz, Castro, Canales e Díaz também têm vaga em qualquer equipe do Brasil.

O Estádio Nacional de Santiago estava completamente lotado e, logo aos dois minutos, Vargas abriu o marcador após rebatida da defesa equatoriana. Cinco minutos mais tarde, o goleiro Domínguez salvou em finalizações de Castro e Vargas. Que dupla!

A LDU arriscou, de fora da área, com Hidalgo, mas nada que assustasse o goleiro Jhonny Herrera. Por pouco, o time da casa não ampliou no final do primeiro tempo após rebatida de Domínguez, mas o lateral Mena mandou por cima. O goleiro da LDU estava assustado e saiu até jogando errando uma vez dando a bola nos pés do adversário que não soube aproveitar.

No segundo tempo, aos seis minutos, Canales recebeu na frente e perdeu chance clara. O que já era muito difícil para o time visitante ficou impossível após a expulsão do zagueiro Guagua que deu uma cotovelada em Lorenzetti e foi bem expulso pelo árbitro brasileiro Wilson Luiz Seneme.

O perigoso atacante Barcos teve a chance do empate, mas mandou à direita de Jhonny Herrera. E com um a mais, o time chileno fez o que quis.

O atacante Caneles ainda perderia mais uma oportunidade, mas após boa jogada de Vargas e rebote de Domínguez, Lorenzetti, o carrasco do Flamengo, não desperdiçou e fez o segundo para euforia total no Estádio Nacional.

Ainda cabia mais e o melhor ficou guardado para o final. Vargas recebeu na frente, avançou e deu um toque de quem sabe na bola para fazer um belo gol e dar números finais ao placar. Antes, o lateral- direito Matias Rodríguez foi expulso e os dois times ficaram com dez jogadores. Barcos tentou diminuir para a LDU, mas não conseguiu.

A campanha da Universidad de Chile é digna de registro. São 35 jogos de invencibilidade que dura desde julho. Na Copa Sul-Americana, em 12 jogos, foram dez vitórias e dois empates. Vargas, além de craque, foi o artilheiro do torneio com 11 gols marcados, o que dá uma média de quase um gol por partida. Joga muito e o time é excelente. Título mais do que merecido e, se mantiverem a base, são favoritos na Recopa contra o Santos e já vão entrar na próxima Taça Libertadores como o time a ser batido. Aposto que ninguém vai querer encarar os chilenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário