Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

QUEM SERÁ O DONO DA AMÉRICA?

Terá início nesta terça-feira, a 53ª edição da Taça Libertadores da América. Os representantes brasileiros são Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco. Nas duas últimas edições, o futebol brasileiro sagrou-se o vencedor com Internacional (2010) e Santos (2011).

É unanime que a Libertadores é o sonho de consumo de todos os clubes que a disputam. Dirigentes e torcedores enxergam no torneio como a prioridade na temporada. Acredito que a principal novidade neste ano seja a melhora dos concorrentes. Antes, apenas clubes argentinos e, de vez em quando, um uruguaio ou paraguaio é que amedrontavam os brasileiros. Hoje em dia, chilenos, equatorianos e mexicanos estão com força. Vide a Copa Sul-Americana do ano passado em que Universidad de Chile e LDU chegaram, com todos os méritos, na decisão.

O futebol argentino ainda é o maior vencedor na Taça Libertadores, com 22 canecos. O Brasil venceu por 15 vezes, inclusive em 2011 quando o Santos, de Neymar, bateu o Peñarol na final. Uruguaios saíram com o troféu em oito ocasiões. Paraguaios (3), colombianos (2), chilenos e equatorianos (1) também já subiram no lugar mais alto do pódio.

Sobre os clubes brasileiros, aposto que o mais forte, no papel, seja o elenco do Fluminense que, com a ajuda do patrocinador, investiu pesado no tão sonhado título inédito. Os tricolores, que bateram na trave em 2008, esperam conquistar a América desta vez. Os concorrentes na fase inicial serão Arsenal-ARG, Boca Juniors-ARG e Zamora-VEN. O time de Abel Braga vai fazer a partida de abertura da competição contra o Arsenal de Sarandí no Engenhão.

O Corinthians manteve a base que foi campeã brasileira e, por sorte, caiu em um grupo relativamente tranquilo ao lado de Cruz Azul- MEX, Deportivo Táchira-VEN e Nacional-PAR.

Já o Vasco está ema chave bem equilibrada. Não será fácil para o time que volta à Libertadores após 11 anos de ausência. No grupo estão Alianza Lima-PER, Libertad-PAR e Nacional de Montevidéu-URU.

O Santos buscará o bicampeonato consecutivo (feito realizado na década de 60 pelo time de Pelé e companhia). O Peixe vai pegar na primeira fase o Juan Aurich-PER, The Strongest-BOL e Internacional. Tem tudo para os dois brasileiros avançarem no Grupo 1. Ninguém é Juan Aurich e The Strongest perto de santistas e colorados que só chegaram à fase principal após passar pela Pré Libertadores, onde eliminaram o Once Caldas-COL.

Quem também precisou da fase classificatória foi o Flamengo que despachou o Real Potosí-BOL. Agora, o Rubro-Negro (já com Joel Santana no lugar de Vanderlei Luxemburgo no comando técnico) pegará uma chave bem disputada com Emelec-EQU, Lanús-ARG e Olimpia-PAR.

Tirando os brasileiros, destacaria a volta do Boca Juniors (ausente nas duas últimas edições) à competição. Nunca é fácil encarar o time “xeneize” na lendária La Bombonera. Outro time que merece e muito ser respeitado é a Universidad de Chile (La U) que surpreendeu o continente no final de 2011 e não por acaso, recebeu o apelido de “Barcelona das Américas” após o título da Copa Sul-Americana. Está certo que alguns jogadores deixaram o time chileno, mas a base era muito forte e segue como um dos melhores na América do Sul. A decepção é a LDU-EQU que não conseguiu vaga para jogar em 2012.

Veja abaixo todos os grupos da Taça Libertadores da América que conhecerá seu campeão no dia 4 de julho. Em negrito, os meus palpites para avançar para a segunda fase.

Grupo 1
Santos-BRA
Juan Aurich-PER
The Strongest- BOL
Internacional-BRA

Grupo 2
Olimpia-PAR
Emelec-EQU
Lanús-ARG
Flamengo-BRA

Grupo 3
Bolívar-BOL
Júnior-COL
Universidad Católica-CHI
Unión Española- CHI

Grupo 4
Boca Juniors –ARG
Zamora-VEN
Fluminense-BRA
Arsenal-ARG

Grupo 5
Nacional-URU
Alianza Lima-PER
Vasco-BRA
Libertad-PAR

Grupo 6
Corinthians –BRA
Deportivo Táchira-VEN
Nacional-PAR
Cruz Azul-MEX

Grupo 7
Vélez Sarsfield-ARG
Deportivo Quito-EQU
Defensor-URU
Chivas Guadalajara-MEX

Grupo 8
Universidad de Chile-CHI
Atlético Nacional-COL
Godoy Cruz-ARG
Peñarol-URU

Nenhum comentário:

Postar um comentário