Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de março de 2012

VEM AÍ A COPA DO BRASIL 2012


Começa nesta quarta-feira, a Copa do Brasil que chegará a 24ª edição neste ano. A competição não contará com os clubes brasileiros que estão na Taça Libertadores da América. Casos de Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco da Gama (atual vencedor do torneio). Em 2013, os times disputarão a Copa do Brasil, mesmo que estejam classificados para a Libertadores, mas entrarão nas oitavas de final do segundo torneio mais importante do futebol brasileiro.

O São Paulo que chegou a estar na Libertadores por sete anos seguidos, assim como no ano passado, terá de jogar a competição nacional. Outro que não costumava aparecer está de volta. É o Cruzeiro que esteve ausente das quatro últimas edições.

A Copa do Brasil segue sendo disputada por 64 clubes no mesmo regulamento e todos os estados brasileiros possuem representantes. Por isso é considerada a competição mais democrática do país.

Entre os maiores vencedores, Cruzeiro e Grêmio, cada um com quatro conquistas estarão em 2012. Dentre os grandes que buscam a conquista inédita estão Atlético-MG, Botafogo e São Paulo. Por Estado, o mais vitorioso é o futebol paulista com sete troféus (três do Corinthians e mais Palmeiras, Paulista, Santo André e Santos).

O futebol carioca, além do Botafogo, estará representado por Boavista e Madureira. O time da Região dos Lagos enfrenta o América-MG na primeira fase. O Tricolor Suburbano pega o Criciúma, enquanto o Alvinegro é super favorito contra o Treze.

Não vou ficar em cima do muro e, antes do início do torneio, darei o meu palpite sobre os principais favoritos. Apostaria no Grêmio como o time a ser batido, mas não descartaria o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari e nem o São Paulo de Emerson Leão. Felipão e São Paulo são copeiros toda vida. O Grêmio também adora o mata-mata e agora está sob o comando de Vanderlei Luxemburgo que precisa de um título importante para se reerguer no cenário nacional.

Com certeza, teremos surpresas. A Copa do Brasil tem essa característica. Quem não se lembra do Criciúma de Felipão (1991), Juventude (1999), Santo André (2004), Paulista de Jundiaí (2005) e Sport (2008)? Todas estas equipes venceram a competição sem ninguém esperar. Mas não aposto que um time de menor tradição fique com o caneco nesta temporada. Mas sempre tem um que chega longe. Aguardemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário