Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A SELEÇÃO DO BRASILEIRÃO


O Campeonato Brasileiro chega ao fim no próximo fim de semana com um campeão incontestável e as quatro melhores equipes garantiram merecidamente uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América. Vamos agora premiar os melhores da competição, através da seleção do campeonato segundo o Futebol em Foco. O vencedor foi o Fluminense, mas a maioria entre os indicados é do Atlético-MG.

Para o gol, acredito que não haja discussão. Diego Cavalieri foi, disparado, o melhor. Inclusive, quase o elegi como craque do campeonato. Nas laterais, fico com dois atletas pouco cotados antes da competição começar. Na direita, Marcos Rocha, que já tinha ido bem no ano passado com o América-MG, fica com meu voto. Do outro lado, não foi tão simples, mas voto em Anderson Pico, do Grêmio. A equipe carecia de alguém no setor e desde que entrou, o jogador deu conta do recado e não saiu mais do time titular. A dupla de zaga será formada pelos dois jogadores do Atlético-MG. Leonardo Silva e Réver foram tão bem que chegaram até na Seleção Brasileira. Inclusive, aposto em Réver como nome para a Copa do Mundo.

No meio campo, resolvi escalar quatro jogadores com dois cabeças de área e dois apoiadores. Jean e Paulinho foram os melhores volantes. O tricolor cansou de dar bons passes. Sabe sair jogando. Reviveu a boa fase que teve no São Paulo há anos atrás. Já Paulinho é titular absoluto da Seleção não é por acaso. Mesmo sendo jogador de defesa, foi quem mais marcou gols pelo Corinthians: já balançou as redes sete vezes. No setor de criação, apostei em dois veteranos que fizeram um belo Brasileiro: Juninho Pernambucano, do Vasco e Elano, do Grêmio. Ambos foram excelentes no primeiro turno e mantiveram uma boa média na segunda metade.

No ataque, voto em Ronaldinho Gaúcho, que reencontrou o prazer de jogar futebol atuando no Atlético-MG ao lado de Fred, artilheiro e craque do campeonato. O matador tricolor foi decisivo para o quarto título nacional do clube das Laranjeiras. Muitos podem estranhar a ausência de Neymar, mas o santista jogou menos da metade dos jogos e não acho justo colocá-lo em votação.

Para técnico, quero ressaltar mais um bom trabalho feito por Cuca. O treinador achou um jeito de fazer o Atlético-MG jogar bonito. Não foi campeão, porque o Fluminense tem mais elenco, mas a campanha do Galo foi fantástica e seria o vencedor de edições passadas com os pontos somados em 2012. O atleticano foi o melhor, mas deixo registrado o renascimento de Vanderlei Luxemburgo que fez do comum time gremista, um dos melhores da competição.

Para o prêmio de revelação do Campeonato Brasileiro foi fácil fazer a escolha. Bernard, do Atlético-MG, que até poderia ter entrado na seleção. O jovem não sentiu a pressão e foi um dos protagonistas da bbela campanha atleticana. Em certos momentos, superou Ronaldinho Gaúcho. Sobre o atleta de 20 anos, duas coisas são certas: A Seleção Brasileira é questão de tempo. Assim como a ida para o futebol europeu.

Seleção do Brasileiro – FUTEBOL EM FOCO
Diego Cavalieri (Fluminense); Marcos Rocha (Atlético-MG), Leonardo Silva (Atlético-MG), Réver (Atlético-MG) e Anderson Pico (Grêmio); Jean (Fluminense), Paulinho (Corinthians), Juninho (Vasco) e Elano (Grêmio); Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG) e Fred (Fluminense). Técnico: Cuca (Atlético-MG)
Craque: Fred (Fluminense)
Revelação: Bernard (Atlético-MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário