Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

ATUAIS CAMPEÕES DO MUNDO VÃO VOLTAR PARA CASA. PENTA SÓ O BRASIL


A Itália, atual campeã do mundo, jogou a sobrevivência na Copa esta manhã contra a Eslováquia em Johannesburgo. Mas a derrota por 3 a 2, sacramentou a eliminação dos atuais campeões do mundo.

Foi um jogaço. Certamente, o mais emocionante do Mundial até aqui.

A novidade na escalação italiana foi a entrada de Di Natale entre os titulares no lugar de Gilardino. Di Natale foi o artilheiro do Cálcio com 29 gols atuando no Udinese. O volante Gattuso também ganhou a vaga no meio campo italiano.

Quem começou levando mais perigo foi a Eslováquia que entrou na rodada como lanterna do grupo com apenas um ponto em dois jogos disputados. A Eslováquia tinha mais posse de bola e chegava com mais facilidade ao ataque. O jogo era muito pegado e com muitas faltas cometidas de ambos os lados.

A Itália apresentava uma defesa insegura e um ataque pouco eficiente. Gilardino foi barrado, mas Iaquinta ainda estava entre os titulares. Será que Totti não tinha vaga nesta Seleção? Um jogador que gosto na Itália é o meia Pepe que corre o campo todo, arma e marca a saída de bola do adversário muito bem.

Por merecimento, a Eslováquia abriu o placar aos 25 minutos. De Rossi errou na saída de bola e Vittek recebeu na frente e chutou sem chances para Marchetti. O erro de De Rossi foi gritante. A preocupação começava a tomar conta dos italianos.

A Eslováquia fazia uma forte marcação e a Itália não conseguia organizar uma jogada perigosa. Aos 40, quase que a Itália empata graças a uma cabeçada do zagueiro Skrtel contra o próprio gol. Este foi o lance mais perigoso dos italianos no primeiro tempo. Muito pouco para quem jogava a sobrevivência no Mundial.

No segundo tempo, Pirlo foi a campo e estreou na Copa. Gattuso deixou o gramado para a entrada de Pirlo. Di Natale arriscou, mas o goleiro Mucha defendeu. Quagliarella também tentou, mas Skrtel salvou em cima da linha. Na hora do lance, até ficou a dúvida se o eslovaco não estava dentro do gol.

Mas a Eslováquia seguia perigosa. Até que aos 29 minutos, Vittek desviou cruzamento que vinha da direita e venceu o goleiro Marchetti. Vittek é o carrasco italiano. A Eslováquia fez uma partida muito boa e foi dona do jogo durante todo o tempo.

A Itália conseguiu diminuir numa boa triangulação entre seus atacantes. Quagliarella fez boa jogada pelo meio, Iaquinta devolveu de calcanhar e Quagliarella chutou para boa defesa de Mucha, mas Di Natale pegou o rebote e rolou para o fundo das redes. Era a esperança italiana. Ainda tínhamos sete minutos de jogo fora os acréscimos. Di Natale era quem mais arriscava jogadas de ataque. Quagliarella ainda marcou um gol, mas como estava impedido, o lance foi anulado pelo auxiliar.

O fim do jogo se tornou tenso. Eram os italianos em busca de um empate salvador e os eslovacos tentando se segurar para avançar para às oitavas de final. Só que os eslovacos ainda deram o golpe de misericórdia aos 43 com o terceiro gol marcado por Kopunek que tinha acabado de entrar. O lance nasceu de um arremesso lateral. Tomar gol de lateral em Copa do Mundo não dá.

O jogo ganhou em emoção e a Itália ainda marcou mais um aos 47 com Quagliarella, mas não dava tempo do milagre. Aos 50, Pepe perdeu a chance do empate e os italianos estão fora da Copa do Mundo.

A Eslováquia que fez uma boa eliminatória européia se classifica em segundo lugar no Grupo F. Foi merecido. Os eslovacos fizeram uma partidaça no Estádio Ellys Park.

As duas seleções que protagonizaram a final em 2006 estão fora na África do Sul. A Itália, que poderia igualar o Brasil em número de títulos mundiais, volta para casa mais cedo para frustração de seus apaixonados torcedores.

Outro Resultado: Nova Zelândia 0 x 0 Paraguai (classificado).

3 comentários:

  1. Celso Coelho - Manaus/AM24 de junho de 2010 às 14:09

    AZZURRI: SPAGHETTI SENZA SALSA

    Há muito que o espaguete da Azurra anda sem molho, sem tempero, sem nenhuma qualidade. E não é difícil entender os porquês.

    Basta responder a pergunta: Desta seleção eliminada pela Eslováquia, quantos e quais os jogadores são titulares da Internacionale de Milão? Nenhum.

    Como pode uma seleção não ter entre os seus convocados, nenhum jogador titular do clube, campeão do principal torneio de futebol do continente?

    Alias a Champions League é o campeonato de clubes mais importante do Mundo.

    Pode! E isto porque, entre os titulares da Campeã da Europa - 2010, não há nenhum italiano, todos são estrangeiros.

    Na verdade o que fica latente aqui, é que assim como a França sua vice na ultima copa, a Itália não renovou.

    E mais, sem um grande jogador, Marcello Lippi não tinha nada a acrescentar à Esquadra Azurra. Arrivederci Azzurri!

    ResponderExcluir
  2. A Inglaterra e Alemanha deram sorte ontem, mas não aconteceu o mesmo com a Itália, será que a AZURRA irá aparecer na próxima copa por aqui? Se não vierem, não farão falta, ainda mais com um futebol ridículo como esse apresentado nessa copa.

    ResponderExcluir
  3. Foi uma derrota mesmo...a tristeza foi grande mas merecemos sair da copa. O futebol italiano, nessa fase, nao produz nada de melhor. O tecnico Lippi nao foi o unico culpado de tudo: os jogadores tb decepcionaram muito...Agora vamos torcer pelo Brasil!

    ResponderExcluir