Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de junho de 2010

A COPA DA AMÉRICA DO SUL


A Copa do Mundo da África do Sul chega hoje a última rodada da primeira fase e não podemos deixar de destacar a boa campanha dos cincos países sul-americanos que desfilam em gramados africanos.

Até agora foram dez jogos com oito vitórias e dois empates. O Uruguai lidera o Grupo A. A Argentina é a ponteira no Grupo B. No Grupo F, ninguém está na frente do Paraguai. O Brasil é líder no Grupo G e o Chile está na ponta no Grupo H.

A partir de hoje, vamos começar a conhecer as seleções que vão para a segunda fase e é bem provável que os cinco sul-americanos avancem. No Bolão que participo, eu coloquei todos entre os 16 melhores e não é surpresa o bom desempenho dos nossos vizinhos.

Argentina, Brasil e Chile estão com 100% de aproveitamento. O Paraguai está na frente da atual campeã Itália e o Uruguai caiu no grupo mais equilibrado do Mundial e vem jogando um bom futebol.

Um dado curioso é que nenhuma seleção européia venceu uma Copa fora da Europa. Será que vai dar América do Sul mais uma vez?

Apesar de Chile, Paraguai e Uruguai terem boas equipes, não acredito que nenhuma delas vá mais longe que uma possível quartas de final. Se for para pensar em título, este papel cabe a Argentina e Brasil. E os dois rivais históricos, podem até chegar juntos na decisão da Copa do Mundo no dia 11 de julho. Já imaginaram como seria uma final de Copa envolvendo Brasil e Argentina? Com certeza seria a decisão mais acirrada de toda a História. Não existe rivalidade maior no futebol mundial do que entre brasileiros e argentinos e esta rivalidade, se for sadia, é a graça do futebol.

Definitivamente, podemos dizer que até aqui, esta é a Copa da América do Sul.

4 comentários:

  1. Celso Coelho - Manaus/AM22 de junho de 2010 às 17:08

    Diferentemente dos cinco sul-americanos que vão muito bem obrigado, os cinco europeus – Espanha, Inglaterra, Italia, Alemanha e França -, detentores dos cinco maiores centros do futebol mundial na atualidade, vão mal. Seus campeonatos são os mais organizados e os mais rentáveis. Mas tem um problema que é fundamental para as mas campanhas nesta Copa: os principais jogadores em atividades nesses países são estrangeiros, a maioria sul-americanos, principalmente brasileiros. Só como reforço ao o que estou dizendo: a Inter de Milão ganhou a UEFA CHAMPIONS LIGUE sem nenhum italiano como titular. Com certeza, o vexame ainda não acabou, pois a Copa continua. TALVEZ Espanha e/ou Alemanha passa. TALVEZ. O resto vai embora mais cedo. Dá-lhes, BRASIL, sil, sil…

    ResponderExcluir
  2. Na copa da África aonde imaginei ver uma melhor campanha das seleções africanas, quem estão com a bola toda são os sul americanos, me arrisco a dizer o continente americano em geral. Belas campanhas e deixando seleções com mais tradição em copas pra tráz. Já imaginaram uma final sul americana? (BRASIL x ARGENTINA)

    ResponderExcluir
  3. Excelente comentário do Celso Coelho. Disse tudo. Ele está certo. Os principais centros europeus só são bons pq convivem com muitos estrangeiros e o Campeão da Europa (Inter de Milão)_ não possui nenhum jogador "nacional".
    Mas acredito que Itália, Inglatereea e Espanha se classifiquem. Acho que o mais dificl será para os alemães.

    ResponderExcluir
  4. vcs na poderiam escrever o nome dos paises na imagem acima?

    ResponderExcluir