Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ANÁLISE DA HOLANDA


A Holanda já chegou a duas finais de Copa do Mundo. Em 1974 e 1978, a Laranja foi vice-campeã perdendo para Alemanha e Argentina respectivamente. Em 1988, novamente comandada por Rinus Mitchel, os holandeses venceram a Eurocopa, no que é considerado o título mais marcante do futebol do país.

Mas o time de Bert van Marwjik pode fazer história se derrotar a Espanha no próximo domingo na final da Copa do Mundo.

A Holanda teve 100% de aproveitamento nas eliminatórias e agora já conseguiu seis vitórias em seis jogos na Copa. Este aproveitamento só pode ser comparado ao da Seleção Brasileira de 1970. Em 2002, o time de Luiz Felipe Scolari também venceu os sete jogos do Mundial e pode ter seu recorde alcançado, já que em 1970, a Copa tinha apenas seis partidas.

A Holanda não perde uma partida há um ano e dez meses e assim como a Espanha, merece respeito pelos últimos resultados obtidos. Por isso digo que não poderia ter decisão mais justa que essa para a Copa do Mundo. Se nenhuma das duas ainda ganhou um Mundial, a hora é essa.

Acho que a Espanha tem mais time, mas todos diziam que o Brasil tinha mais time e deu Holanda nas quartas de final. Sneijder e Robben podem fazer a diferença. Assim como os espanhóis, a Holanda toca muito bem a bola e mantém sempre o domínio territorial em campo. Acho que o ponto fraco é a defesa que é meio pesada, mas Stekelemburg faz uma boa Copa apesar daquela bola defensável contra o Uruguai na semifinal.

Para quem dizia que Espanha e Holanda amarelavam, está dada a resposta. No domingo saberemos qual será o oitavo a país a escrever seu nome na história das Copas do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário