Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

UM GIGANTE REBAIXADO

Um país que adora futebol está triste. O River Plate, maior campeão argentino com 34 títulos nacionais, apenas empatou em 1 a 1 com o Belgrano e foi rebaixado para a segunda divisão pela primeira vez na história. Clube com mais de 18 milhões de torcedores (quase metade da população argentina), escreveu neste domingo o capítulo mais vergonhoso de seus 110 anos de fundação. Nesta mesma data, há 15 anos, o River vencia o América de Cali-COL e sagrava-se bicampeão da Taça Libertadores da América.


Na primeira partida, disputada em Córdoba, o Belgrano venceu por 2 a 0 e jogará a divisão principal na Argentina. O River saiu na frente e deu esperanças aos mais de 60 mil torcedores que lotaram o Estádio Monumental de Nuñez. O gol foi marcado por Pavone. Antes disso, o Belgrano chegou a marcar um gol, mas o lance era ilegal e foi corretamente anulado pelo trio de arbitragem.


A torcida estava eufórica e apoiava muito o time, mas o nervosismo tomava conta da tradicional equipe. O River pressionava, mas o Belgrano conseguia segurar os “Millionarios”.


No segundo tempo, os visitantes passaram a atacar e como o River tem um sistema defensivo bem fraco, Farré deixou tudo igual. Ali começava o desespero. Os mandantes ainda tiveram um pênalti marcado a favor, mas Pavone, autor do gol, bateu forte no meio e Olave fez a defesa sem dar rebote.


A torcida já estava mais do que preocupada e não houve jeito. O desespero saiu das arquibancadas e chegou aos jogadores que erravam tudo. O elenco é jovem e não conseguiu evitar o vexame. Foi uma tragédia. Após o jogo, os torcedores promoveram quebra-quebra e a partida teve de ser encerrada um minuto antes. Muita violência nas arquibancadas. Tudo era tacado para dentro do gramado e o estádio terá de passar por um reforma emergencial, já que lá será a final da Copa América no final do mês.


O River Plate não merecia passar por isso. É uma das principais equipes do continente e porque não dizer do mundo. Até jogadores identificados com o Boca Juniors, casos de Maradona, Riquelme e Tevez não queriam a queda do rival.


Uma parte de Buenos Aires está de luto. Com certeza este dia ficará marcado na história do futebol argentino e este fato será lembrado com uma das maiores decepções do ano de 2011. Não podemos colocar a culpa no presidente Daniel Passarella. Não é de hoje que o River Plate está mal e cair no Campeonato Argentino é bem difícil. Por lá, o rebaixamento é definido através da média dos três últimos campeonatos. Não tem como dizer quer a queda foi injusta. É uma soma de fatores negativos e administrações pífias.


Com certeza, o River vai se recuperar, mas esta mancha nos torcedores, ninguém nunca vai apagar. Força River Plate! Dias melhores virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário