Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VAI ROLAR A BOLA NA ESPANHA E NA INGLATERRA

No próximo sábado, vai começar os dois principais campeonatos nacionais do futebol europeu. A Premier League e o Espanhol. Em minha opinião, a Inglaterra é mais equilibrado por ter maiores times com chances de conquista, mas na Espanha, estão os dois melhores times do mundo: Barcelona e Real Madrid. 
Celta e Málaga (surpresa da última temporada terminando em quarto lugar) abrem a Liga Espanhola que contrará com a vola do Deportivo La Coruña que estava na segunda divisão.

É claro que Barça e Real são os candidatíssimos ao caneco. O time merengue é o atual campeão e conseguiu impedir o sonhado tetra dos catalães, mas a briga entre Cristiano Ronaldo e Messi está de volta.

Correm por fora, o Valencia, agora comandado por Mauricio Pellegrino e que conta com os brasileiros Diego Alves no gol e Jonas no comando de ataque. Outro que briga para ser a terceira força é o Atlético de Madri, atual campeão da Liga Europa que manteve o goleador colombiano Falcao Garcia. Quem surpreendeu na última temporada também foi o Athletic Bilbao de Marcelo "El loco" Bilesa, mas a diretoria sofre para manter Llorente e Javi Martinez no plantel.

Outro fato curioso é que o Espanhol pode definir o melhor jogador do mundo. A eleição acontece na metade da temporada e os principais postulantes jogam por lá: Casillas, Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi, Iniesta e Xavi (Barcelona).

O Valencia, em 2004, foi o último time a desbancar a poderosa dupla Real-Barça. Será que teremos surpresas? Para ser campeão, eu não acredito. 

Na Inglaterra, temos, pelo menos, seis grandes times: Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham. O atual campeão foi o City após mais de meia década na fila. Por isso, os rivais investiram pesado para voltar ao primeiro lugar. A abertura será entre Arsenal e Sunderland.

O Manchester United fez a maior contratação da temporada européia com a chegada de Robin Van Persie (ex-Arsenal). No Chelsea, as apostas foram no brasileiro Oscar, no belga Hazard e no alemão Marin. Todos jovens promessas. O técnico italiano Roberto di Matteo foi efetivado no cargo. Nada mais justo após o inédito título de campeão europeu.

O City manteve a base e não teve nenhuma grande perda. Seguem por lá Yaya Touré, David Silva, Balotelli, Tevez e Agüero. Todos sob o comando de Roberto Mancini.

Quem volta após uma temporada na segunda divisão é o West Ham. Não acredito que Arsenal, Liverpool ou Tottenham briguem pelo título. Aposto no trio Chelsea - City e United lutando pelo caneco.

Vamos aguardar e ver quem vai mandar na Espanha e Inglaterra na temporada. O Futebol em Foco vai noticiar o que de melhor acontecer por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário