Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ALGOZ DO VASCO


O tabu do Vasco não conseguir vencer o Figueirense continua. A última vitória cruzmaltina foi há três anos e de lá para cá, em sete jogos, quatro empates e três vitórias do Figueira. Ano passado, também em São Januário, o Figueirense venceu de goleada.

Como eu havia previsto no último post sobre a Série B, se o Vasco continuasse jogando mal, o Figueirense sairia do Rio de Janeiro com os três pontos. E não deu outra. Os catarinenses mandaram no jogo e o placar foi apenas 2x1, graças ao goleiro Fernando Prass (único jogador do Vasco que teve boa atuação) e a trapalhada do árbitro gaúcho Leandro Vuaden que inventou uma falta no segundo tempo que originou o gol vascaíno.

No primeiro tempo, o Figueira dominou inteiramente a partida e Schwenck fez de falta o primeiro gol. Este foi o quarto gol nos últimos três jogos que o atacante marcou. Nos acréscimos, o meia Fernandes mostrou raça e muita categoria ao brigar pela bola com Amaral, Nilton e Gian e depois acertar um lindo chute no ângulo, a bola ainda tocou no travessão antes de entrar. Na volta do intervalo, o Vasco foi para o tudo ou nada e Philippe Coutinho e Robinho entraram, mas não mudaram o panorama do jogo. Dorival Junior ainda fez outra alteração, colocando Rodrigo Pimpão no lugar de Fagner e foi chamado de burro pela torcida pela primeira vez na temporada.

O gol do Vasco saiu a dez minutos do fim com Nilton de cabeça, mas a equipe nem ameaçou a meta de Wilson em busca do empate e o Figueirense chegou a terceira vitória seguida, sendo a segunda fora de casa e entra de vez na briga pelo G4. Hoje, a equipe ocupa a quinta posição com 45 pontos e a diferença do Vasco para o vice- líder, Guarani caiu para três pontos (55 a 52). A equipe carioca terá dois jogos seguidos fora de casa, contra o Bragantino e a Ponte Preta.

Fiquem de olho no Figueirense. Aqui mesmo no Blog Futebol em Foco, no dia 11 de setembro, eu falei sobre os meus quatro favoritos ao acesso. Eram Vasco, Portuguesa, Ceará e Figueirense. Admito que errei no Guarani, acho que o Bugre já está garantido, mas o Atlético-GO tem sentindo a falta de camisa e não vem bem na competição. Vamos esperar.

No Estádio Pituaçu em Salvador, o Duque de Caxias foi heróico e derrotou o Bahia por 2x1, mesmo estando com um jogador a menos desde o início da segunda etapa. O lateral Paulo Rodrigues foi expulso aos cinco minutos. Antes, ainda no primeiro tempo, os baianos tiveram a chance de abrir o placar com Nadson de pênalti, mas o goleiro Vinicius pegou.

No segundo tempo, Leandro Cruz driblou o goleiro Fernando e fez o primeiro dos cariocas e Leandro Teixeira aumentou aos 25 minutos. No fim do jogo, o Bahia diminuiu com Wilson Junior. A torcida que compareceu ao estádio vaiou o gol dos donos da casa que estão em situação complicadíssima na competição. Após a partida, o técnico Sergio Guedes deixou o cargo a disposição da diretoria do Bahia. O próximo compromisso do Bahia será em Florianópolis contra o Figueirense.

Com a derrota, o Bahia passa a integrar a zona de rebaixamento com 31 pontos, já o Duque deu um grande salto e chegou a 14º posição com 33. Torço para a equipe de Caxias não ser rebaixada, apesar de achar o time muito fraco.

Outros Resultados: Portuguesa 2x0 Bragantino; Brasiliense 0x1 Paraná; Campinense 1x3 Ceará; ABC 2x1 Atlético – GO; Ponte Preta 4x0 América – RN; São Caetano 1x2 Guarani; Vila Nova 1x0 Juventude e Fortaleza 1x0 Ipatinga.

7 comentários:

  1. É notável e indiscutível a evolução do Vasco de 2008 para o Vasco de 2009. Ano passado, o Figueirense brincou dentro de São Januário e meteu 4. Esse ano, o jogo já foi mais duro, e o Figueira só fez 2. Tá melhorando o Vasco!! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ahhh... grande vitória do Duque de Caxias!! Torço pra conseguirem se manter na Série B pro ano que vem, vamos ver... e como tá mal o Bahia hein?

    Guarani na Série A, essa eu vou acertar!!

    ResponderExcluir
  3. NA TORCIDA PELO DUQUE DE CAXIAS! TEM VARIOS TIMES FRACOS FAZENDO BOAS CAMPANHAS: SÃO CAETANO, FIGUEIRENSE, PONTE PRETA, VASCO... ACHO QUE O CAXIAS CONSEGUE A PERMANENCIA NA SEGUNDONA ANO QUE VEM SIM!

    ResponderExcluir
  4. Quero que o Caxias se arrebente todo!!
    Clube que tem gente do Eurico no meio tem que se arrebentar!!

    ResponderExcluir
  5. Volto a repetir, esse time do Vasco é muito fraquinho

    ResponderExcluir
  6. Tb acho o time do Vasco fraco, mas ganhou do Flamengo, empatou com o Flu com um jogador a menos, goleou o Botafogo e não perdeu para o Corinthians, quando ainda foi garfado. OU seja, tudo isso demonstra que é melhor do que todos esses timecos da série A citados.
    Ps. Figueirense, Atlético-GO, Ceará e Vasco estariam facilmente na SulAmericana, se estivessem na série A.
    E CONTINUO NÃO VENDO NINGUÉM NA MINHA FRENTE.

    ResponderExcluir
  7. O vasco passa por um momento de desequilíbrio dentro do campeoneto. Jogadores como enrico e amaral, provavelmente não fiquem para a próxima temporada. O que importa é obter a classificação matemática o mais rápido possível e analisar quem tem condições de disputar a série A do próximo ano.Grande abraço Maurício.

    ResponderExcluir