Pesquisar este blog

domingo, 21 de março de 2010

OLARIA VENCE E O VASCO ENTRA EM CRISE


O Vasco novamente jogou muito mal e desta vez não teve jeito de não ser derrotado. O Olaria quebrou um tabu de 39 anos e venceu o cruzmaltino por 1 a 0 com gol do atacante Cacá esta noite em Volta Redonda .

Com o revés, o Vasco corre sérios riscos de ficar fora das semifinais da Taça Rio. Se o América vencer o Boavista amanhã em Edson Passos, o Vasco terminará a rodada na terceira posição no Grupo B. O técnico Vagner Mancini está com o emprego ameaçado, mas a intenção da diretoria é dar uma chance ao treinador, pelo menos até quarta-feira quando o time vai enfrentar o Americano, pior campanha do Campeonato Carioca, em São Januário.

O Vasco não fez uma partida tão diferente das primeiras da Taça Rio, mas o Olaria é superior a Bangu, Volta Redonda e outros e por isso, os vascaínos foram derrotados. O time da zona da Leopoldina foi melhor durante toda a partida. O Olaria empatou com a dupla Fla-Flu e só perdeu para o Botafogo entre os grandes da capital. Esta foi a primeira vitória de um time pequeno sobre um grande nesta edição da Carioca.

O Vasco começou atacando, principalmente pelo lado direito com Elder Granja, mas o Olaria segurou o ímpeto inicial e foi ao ataque. Aos 12 minutos, o rápido Aleílson, ex-Flamengo, fez boa jogada pela direita e cruzou para Cacá, livre de marcação, tocar na saída de Fernando Prass. O gol foi bobo e a zaga do Vasco mostrou o quanto é ingênua. Gustavo e Gian foram em cima de Aleílson e Cacá ficou sozinho na área para fazer o gol.

O Vasco não trocava mais do que três passes. Philippe Coutinho estava muito bem marcado e como ele é o único que sabe jogar, o Vasco ficou sem ação. O meia Jeferson deu um chute forte de fora da área e a bola passou raspando o gol de Henrique. Ainda na etapa inicial, Vágner Mancini mudou o esquema de jogo ao trocar Souza por Gustavo, mas de nada adiantou.

No intervalo, o comandante vascaíno fez mais uma alteração. Geovane Maranhão entrou no lugar do volante Paulinho e o Vasco que tinha começado o jogo com três zagueiros e dois volantes, passou a atuar com uma dupla de zaga (Fernando e Gian) e dois meias na criação (Jeferson e Coutinho). Mas parecia que o problema do Vasco não eram os jogadores titulares e sim o elenco que é fraco demais.

A última cartada foi a entrada de Dodô, que no aquecimento foi chamado de pipoqueiro pelos torcedores, no lugar de Jeferson, que se esforçava para levar o time ao ataque. Jeferson e Rafael Carioca, pelo menos lutaram em campo e não merecem as vaias da torcida, assim como Fernando Prass e Philippe Coutinho que salvam o time de estar numa situação bem pior na tabela. Dodô tocou menos de cinco vezes na bola e não deu nenhum chute a gol. Acho que o atacante está com os dias contados em São Januário. O clima entre o jogador e a torcida está se tornando insustentável.

O Olaria quase marca o segundo, mas Fernando Prass fez boa defesa, evitando mais um gol de Cacá. No fim do jogo, um lance polêmico que poderia ter aumentado a vantagem do time azul e branco. Assunção fez jogada pela esquerda e cruzou para Cacá marcar. A bola bateu em Fernando Prass e entrou. O árbitro Antônio Frederico de Carvalho chegou a assinalar o gol, mas a assistente Lílian da Silva Fernandes disse que o arqueiro vascaíno conseguiu tirar a bola antes que esta cruzasse a linha final. O técnico Dé Aranha ficou revoltado com a anulação e saiu de campo aos berros dizendo que era uma vergonha. O lance não ficou muito claro, mas também o Olaria nem precisou deste gol para vencer o Vasco e dar fim a um tabu de 39 anos.

Na última vez em que o Vasco fora derrotado pelo Olaria, o técnico da equipe vencedora de hoje, era atacante do cruzmaltino.

Muitas mudanças precisam ser feitas no Vasco, ou então, a torcida passará o restante do ano torcendo para o time não ser rebaixado de novo no Campeonato Brasileiro. Com este elenco, o descenso não é algo improvável.

Muitos jogadores não têm condições de vestir a camisa do Vasco. Elder Granja, Gustavo, Paulinho, Jumar, Magno, Robinho, Rodrigo Pimpão, Geovane Maranhão não podem jogar no Vasco. Dos reforços contratados para esta temporada, nenhum vingou. Dodô começou bem, mas o poder se acabou. Léo Gago não tem ficado nem no banco de reservas. Rafael Coelho me enganou e até agora não fez uma boa partida. Elder Granja é pior que Paulo Sérgio que estava em 2009. O único que vem crescendo durante as partidas é Rafael Carioca.

Não sei se a demissão de Mancini seja a melhor solução. Até porque quem assumiria? Dizem nos bastidores que o preferido seria Celso Roth. Acho Roth muito fraco. Tite também é um nome comentado. Acho que o Vasco tem de pensar como time grande. Se for para trocar de treinador, além de reformular o time, precisa pegar um técnico de ponta. A minha opinião é que o clube deveria correr atrás dos melhores e Muricy Ramalho está sem clube. É caro? Sim, muito, mas se quiser pensar em títulos, tem de gastar. Não dá para ficar com este time, senão o segundo semestre pode ser como o de 2008.

Outro Resultado: Friburguense 2 x 3 Bangu.

3 comentários:

  1. SÓ 2 COMENTÁRIOS..... 1º - SE NÃO GANHAR DO AMERICANO PODE FECHAR O BOTECO! O TIME DO AMERICANO É MUITO RUIM!
    2º - NÃO É A PRIMEIRA DERROTA DE UM GRANDE PARA UM PEQUENO, ESQUECEU QUE O BOTAFOGO GANHOU DE FLAMENGO E VASCO?

    ResponderExcluir
  2. ESTÁ NA HORA DE ELIMINAR O MANCINI NÉ....OUTRA COISA É MANDAR O PREPARADOR FISICO EMBORA....FOI O MSM QUE CAIU COM O SPORT PARA SEGUNDONA..ACORDA DINAMITE!!!

    ResponderExcluir
  3. Não acho o mancini culpado. pelo menos não é o único!

    Olhem as opções no mercado... Leão, Tite, Roth... Não acho nenhum deles melhor q o Mancini...

    O Vasco não vai ter cacife para trazer o Muricy!

    É melhor manter o Mancini...

    ResponderExcluir