Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

OS ALVOS DO BOTAFOGO

Ainda com chances, mesmo que remotas, de conseguir uma vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América, o Botafogo pensa não só na última rodada contra o Fluminense em Volta Redonda, como na escolha do novo treinador para 2012. A diretoria, recém eleita para mais um triênio, já definiu os alvos prioritários.


Paulo Autuori, campeão brasileiro pelo Alvinegro, em 1995, e Mundial Interclubes pelo São Paulo dez anos mais tarde, é o nome que mais agrada, mas o treinador tem vínculo com a Seleção olímpica do Qatar e isto pode dificultar um acerto.


O plano B e não menos vencedor é Oswaldo de Oliveira que está há muito tempo no futebol japonês, mas já sinalizou com um possível retorno ao futebol brasileiro na próxima temporada. No Rio de Janeiro, o carioca já trabalhou no Vasco, Flamengo e Fluminense e praticamente levou o time do Cruz-maltino à conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa Mercosul de 2000. O treinador fora demitido na semifinal do Nacional e final da competição sul-americana. Por isso, quem levantou os troféus foi Joel Santana.


Oswaldo de Oliveira também teve uma excelente passagem pelo Corinthians, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1998 e 1999 (como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo) e, como treinador, conquistou o Mundial de Clubes da Fifa (2000) no Maracanã com uma vitória nos pênaltis sobre o Vasco.


As escolhas são muito boas. Resta saber se o Botafogo conseguirá concretizar um dos sonhos. São dois excelentes profissionais. Eu prefiro Paulo Autuori (que também ganhou a Libertadores-1997 com o Cruzeiro) se tivesse que optar por um nome. Outro que pode aparecer nesta relação botafoguense é o nome de Levir Culpi que está de volta do Japão e já fez um bom trabalho no Alvinegro na campanha do acesso para a primeira divisão em 2003.


Sobre as chances, ainda este ano, não estou nada otimista. Não acredito que o time da Estrela Solitária derrote o Fluminense e, caso isso aconteça, ainda teria que torcer por tropeços de Flamengo, Coritiba, Internacional, Figueirense e São Paulo. É melhor mesmo começar a planejar a próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário