Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CORINTHIANS É O CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2011

O Corinthians não venceu, mas também nem precisava. O empate sem gols diante do Palmeiras, no Pacaembu, garantiu o quinto título brasileiro ao time do Parque São Jorge.



Antes do início do jogo, uma bonita e justa homenagem para Sócrates, falecido na madrugada de domingo. Todos os jogadores e torcedores do Corinthians fizeram o gesto característico do ex-jogador que comerava gols com o braço erguido.


O Palmeiras não amoleceu e chegou, em alguns momentos, até a ser mais perigoso que o Timão. Maikon Leite mandou, de cabeça, uma bola na trave de Júlio César na segunda etapa.


Mais de 34 mil pessoas puderam comemorar a conquista e nem o gol do Vasco contra o Flamengo no Engenhão (ignorado pelo sistema de som do estádio) ameaçou o título corintiano. Talvez pelo nervosismo, o Corinthians errava muitos passes e o Palmeiras estava melhor em campo. Marcos Assunção levava perigos nas bolas paradas.


No final do primeiro tempo, os jogadores do Corinthians reclamaram de um pênalti em cima de Willian. O zagueiro Henrique tocou no atacante, mas o árbitro Wilson Luiz Seneme mandou o jogo seguir.


O segundo tempo mal tinha começado e o Palmeiras perdeu o chileno Valdívia, expulso por agredir Jorge Henrique. Sem o meia, a criação do Verdão ficou precária, mas o Corinthians nem parecia estar com um jogador a mais. No Rio de Janeiro, o Flamengo empatou o jogo contra o Vasco para delírio da Fiel. Desta vez, o placar eletrônico do Pacaembu funcionou.


O Corinthians não conseguia atacar. Alex, bem marcado por Márcio Araújo, não municiava o ataque. A cabeçada na trave assustou muito os corintianos. O Palmeiras chegou a marcar um gol com Henrique, mas o impedimento foi corretamente assinalado pelo trio de arbitragem.


A vantagem numérica do Corinthians terminou quando o zagueiro Wallace fez falta em Maikon Leite no meio campo e foi expulso. Mais uma confusão em campo. Jorge Henrique deu o famoso ''chute no vácuo'' e foi agredido pelo volante João Vitor que foi expulso pelo árbitro.


Antes de terminar o jogo no Pacaembu, o Corinthians já era campeão graças ao ermpate no Rio de Janeiro. A torcida explodia nas arquibancadas e bastou esperar o apito final de Wilson Seneme para os jogadores comemorarem com os torcedores no Pacaembu.


A campanha do Corinthians foi muito boa e o título, mais do que merecido. Em um campeonato tão equilibrado quanto o Brasileiro não é nada fácil liderar 27 das 38 rodadas disputadas. Em nenhum momento, o Corinthians ficou fora do G-5 na classificação. A equipe de Tite foi a que mais venceu na competição (21) e a que menos levou gols (36).


Não dá para apontar nenhum grande craque na campanha corintiana. Lá atrás, a zaga foi muito bem. Leandro Castán foi, em minha opinião, um dos melhores zagueiros da competição. Paulo André barrou o ex-capitão Chicão e entrou muito bem na defesa. O goleiro Júlio César foi bem regular. No meio, os volantes Ralf e Paulinho são os melhores do país e Liédson andou marcando gols importantes. Não chega a ser um super time, mas é bem treinado por Tite que conquistou o primeiro título brasileiro na carreira.


Parabéns ao Corinthians pela bela campanha e pelo título que foi justo. O futebol paulista volta a ser campeão brasileiro depois de dois anos em que o caneco ficou no Rio de Janeiro (com Flamengo em 2009 e Fluminense em 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário