Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

QUEM VAI LEVAR A BOLA DE OURO DA FIFA?

A Fifa e a revista francesa "France Football" anunciaram a lista com os 23 jogadores que vão disputar o prêmio de melhor jogador do mundo. A relação final contará com apenas três nomes, que serão revelados no dia 29 de novembro, em São Paulo. A escolha do melhor jogador da temporada será no dia 7 de janeiro, na Suiça.

Neymar é o único brasileiro na listagem divulgada. Daniel Alves, do Barcelona e Thiago Silva, do Paris Saint Germain, não apareceram na relação diferentemente de anos anteriores.

O argentino Lionel Messi, vencedor nas últimas três edições, pode se tornar o recordista absoluto do prêmio. Nunca ninguém venceu quatro vezes. Ainda mais em seguida. Os principais adversários do "hermano" são os de sempre: Cristiano Ronaldo, do Real Madrid e a dupla do Barça: Andrés Iniesta e Xavi Hernandez. Acredito que poderemos ter alguma surpresa entre os finalistas como Radamel Falcao, do Atlético de Madri, Andrea Pirlo, da Juventus, Didier Drogba, do Shanghai Shenhua ou até mesmo o goleiro Iker Casillas, do Real Madri.

Não acredito que o brasileiro Neymar supere esses nomes citados acima. Em 2011, o craque santista ficou em décimo lugar. Talvez possa subir um pouco neste ano, mas acho que ainda não é um top-5 no futebol mundial.

Entre os técnicos, Pep Guardiola, mesmo tendo deixado o Barcelona, busca ser novamente o melhor treinador do mundo (assim como na edição passada). Mas acho que José Mourinho (Real Madrid), Roberto di Matteo (Chelsea) e Vicente del Bosque (Seleção da Espanha) serão os finalistas.

O país que mais cedeu atletas foi a Espanha com sete indicações. O clube que mais tem jogadores na relação é o Real Madrid com seis indicados ao prêmio de melhor do mundo. O poderoso Barcelona está com cinco.

Não sei se desta vez vai dar Messi. O Barcelona não ganhou campeonatos importantes. No Espanhol, deu Real Madrid e na Champions League, o Chelsea ficou com um título inédito. Acredito que Messi e CR7 estejam entre os finalistas e a terceira vaga é uma incógnita. Eu apostaria em Iniesta, melhor jogador da Eurocopa ganha pela Espanha na Polônia e na Ucrânia. E não me surpreenderia se Pirlo, comandante da Seleção da Itália e da Juventus (campeã italiana invicta) ficasse entre os três melhores.

Confira a lista dos 23 jogadores indicados:

Mario Balotelli (Itália / Manchester City)
Karim Benzema (França / Real Madrid)
Gianluigi Buffon (Itália / Juventus)
Sergio Agüero (Argentina/ Manchester City)
Sergio Busquets (Espanha / Barcelona)
Iker Casillas (Espanha / Real Madrid)
Didier Drogba (Costa do Marfim / Chelsea e Shanghai Shenhua)
Radamel Falcao García (Colômbia / Atlético de Madri)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia / Milan e Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta (Espanha / Barcelona)
Lionel Messi (Argentina / Barcelona)
Manuel Neuer (Alemanha / Bayern de Munique)
Neymar (Brasil / Santos)
Mesut Özil (Alemanha / Real Madrid)
Gerard Piqué (Espanha / Barcelona)
Andrea Pirlo (Itália / Juventus)
Sergio Ramos (Espanha / Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal / Real Madrid)
Wayne Rooney (Inglaterra / Manchester United)
Yaya Touré (Costa do Marfim / Manchester City)
Robin van Persie (Holanda / Arsenal e Manchester United)
Xabi Alonso (Espanha / Real Madrid)
Xavi Hernández (Espanha / Barcelona)


Um comentário: