Pesquisar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

URUGUAI É CAMPEÃO DA COPA AMÉRICA 2011

Nem Argentina e nem Brasil. Nada de Messi ou Neymar. A melhor seleção do continente é o Uruguai e o craque da Copa América foi o atacante Luis Suárez. A Celeste venceu o Paraguai por 3 a 0 em Buenos Aires e voltou a conquistar a Copa América depois de 16 anos. Título mais do que merecido conquista em solo argentino.

O jogo começou e logo no início, dava para perceber que a conquista seria mais fácil que o esperado. Aos dois minutos, Suárez batalhou pela bola. Lugano cabeceou e Justo Villar defendeu. Na sobra, o zagueiro Coates mandou para o gol, mas Ortigoza salvou com as mãos e o brasileiro Sálvio Fagundes Spínola não marcou o pênalti a favor do Uruguai.

Mas o Uruguai era muito melhor e aos nove minutos, "Luizito" fez uma linda jogada ao driblar Verón e chutar sem chances para Villar. Gol uruguaio.

O Paraguai assustou com Váldez, mas nada que desse medo. Suárez, com sua habitual velocidade, estava impossível e deu belo passe para Forlán que parou no arqueiro que foi eleito o melhor da posição. O autor do primeiro gol ainda teria mais uma oportunidade, mas o chute foi na rede pelo lado de fora.

O segundo dos uruguaios nasceu na insistência do ainda botafogunse Arévalo Rios que roubou uma bola na intermediária de ataque e passou para Forlán bater forte. Villar nem se mexeu no lance. Ali acabaria o jejum do melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. Forlán não marcava pela seleção há mais de um ano. O último gol fora na disputa pelo terceiro lugar contra a Holanda na África do Sul. Esse foi o único tento marcado por um camisa 10 na Copa América. E olha que tínhamos os badalados Lionel Messi e Paulo Henrique Ganso nos gramados argentinos.

Na etapa final, a primeira boa chance foi dos paraguaios com Váldez, mas Muslera resvalou na bola que ainda bateu no travessão antes de sair. Toda vez que chegava na frente, o Uruguai levava perigo. Suárez queria marcar mais um para se igualar ao peruano Paolo Guerrero que tinha cinco gols na competição e foi o goleador máximo. Villar pegou bom chute de Suárez.

No final do jogo, o Paraguai precisava se mandar em busca de um milagre e dava espaços e o bom time dirigido pelo ótimo Oscar Tabárez se aproveitou e fechou o caixão guarani. Aos 45, em contra-ataque mortal, em três toques, o Uruguai chegou na área de Villar. Álvaro Pereira ganhou e desceu em velocidade. A bola chegou até Suárez que ajeitou de peito para Forlán chutar cruzado e marcar o terceiro da Celeste.

A festa no Estádio Monumental de Nuñez e pelas ruas de Montevidéu estava garantida. Além do título, o Uruguai sagrou-se o maior campeão de Copa América. Este foi o 15º caneco. Um dado curioso também foi que o camisa 10 Forlán, que passou a ser o maior artilheiro da seleção com 31 gols marcados ao lado de Scarone, foi campeão da mesma competição que seu avô, Juan Corazzo venceu, como técnico em 1959 e seu pai, Pablo Forlán ganhou em 1967 jogando como lateral.







Parabéns ao povo uruguaio que esperou tanto tempo para comemorar uma conquista no futebol. Não era de hoje que percebíamos esta evolução. A Copa de 2010 e o renascimento do Peñarol na Libertadores já eram provas que a Celeste voltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário